Marmitex Delivery – Transforme o seu negócio com a entrega de comida

O negócio de marmitex delivery é um dos mais promissores do mercado, existe há bastante tempo, porém nunca foi tão buscado quanto agora.

A tendência do trabalho home office, e mesmo dos aplicativos de entregas, fez com que as pessoas conhecessem o conforto que é receber seus alimentos de forma rápida sem precisar sair de casa. Com isso, oferecer os serviços de marmitex delivery se tornou muito lucrativo para estabelecimentos e também para profissionais autônomos.

Nós já falamos aqui no site sobre dicas gerais de como fazer marmitas e também de como vender marmitas fitness, mas no artigo de hoje iremos focar especificamente em como montar um serviço delivery de marmitex. Sendo assim, nos próximos tópicos você vai encontrar dicas de coisas imprescindíveis para que um negócio de entrega de comida seja bem-sucedido. Vamos lá!

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Planejamento

marmitex delivery

Antes de iniciar os serviços de entregas, é importante que o empreendedor realize um planejamento de que forma irá operar o negócio.

Com isso, caso já possua um estabelecimento, porém ainda não trabalhe com entregas, será necessário montar uma operação que não interfira no seu atendimento presencial, por exemplo.

Também é nessa etapa que quem está começando irá decidir qual tipo de cardápio irá vender. Por exemplo, será um cardápio executivo onde a cada dia da semana é servido um prato (segunda purê de batatas, terça carne de panela, e assim por diante)? Ou você irá dar várias opções ao cliente como em um estabelecimento a la carte?

Também é aqui que você irá decidir se trabalhará com pedidos e entregas sob demanda diária, ou somente com encomendas. Além disso, os horários de atendimento também precisam ser escolhidos, entre vários outros detalhes que fazem a diferença.

Canais de atendimento de um Marmitex Delivery

Nós falamos aqui sobre como ter apenas um canal de atendimento no delivery é um erro que não deve ser cometido. Sendo assim, planeje desde o início todos os canais por onde o seu negócio aceitará pedidos de clientes.

O ideal é sempre combinar os meios digitais com outros mais tradicionais. Dessa forma, você pode oferecer atendimento utilizando ferramentas como o WhatsApp, as redes sociais e os aplicativos de entrega, combinados com o atendimento telefônico.

Depois que o seu negócio já estiver consolidado, se preferir e houver condições para, você pode apostar em uma plataforma própria de pedidos. Mas lembre-se, isso não é uma alternativa financeiramente viável no início do negócio.

O mais importante aqui é dar várias opções para que o cliente escolha a mais confortável para ele, e feche negócio com você.

Atendimento dos pedidos

No delivery uma das coisas mais importantes é atender os clientes com rapidez e agilidade, do contrário a pessoa encontra o seu concorrente. Sendo assim, não é nem um pouco viável demorar para responder mensagens ou solicitações.

Para evitar que essas falhas aconteçam, o ideal é ter uma pessoa que trabalhe exclusivamente com o atendimento ao cliente do delivery. Esse funcionário ficará responsável, além de anotar e repassar os pedidos para a cozinhas, por organizar a logística de entregas.

A princípio pode até ser que você sozinho dê conta de fazer tanto a produção das mercadorias quantos os atendimentos. Contudo, com o crescimento de demanda, acredite, será necessário ter essa pessoa. Por tanto, já vá cogitando a ideia desde o início.

Formas de entrega de um Marmitex Delivery

Chegamos ao principal ponto de qualquer serviço delivery: as entregas.

Ao pensar nas entregas que serão realizadas, o empreendedor precisa prezar pela segurança da mercadoria e principalmente, pela agilidade. Afinal de contas, ninguém gosta de esperar demais para receber comida quando se está com fome.

O negociante precisará decidir de que forma as suas entregas sarão realizadas, e isso poderá variar conforme o modelo de delivery montado por ele.

Por exemplo, os negócios que trabalham sob demanda diária, recebendo pedidos toda hora, precisam ter entregadores a postos sempre. Já os que trabalham com delivery sob encomenda, conseguem planejar melhor suas entregas e isso pode ser feito até mesmo com um único veículo.

Na primeira opção o empreendedor deve decidir se trabalhará com frota própria de entregadores, ou por meio dos entregadores de aplicativos. Para ter uma noção melhor de como funciona cada modelo, e o que pode ser mais viável para o seu negócio, leia o nosso artigo “Aplicativos de entrega ou Delivery próprio: qual vale mais a pena?”

Agora, se o seu negócio operar na segunda opção, as coisas são mais simples, e as entregas até podem ser feitas por você mesmo. Nesse caso você só precisará de um veículo próprio, ou fazer a contratação de um único entregador.

Embalagens para entregas

As embalagens apresentadas ao cliente na hora da entrega são mais importantes do que parecem.

Embalagens para transporte de alimentos, além de seguras também devem servir como uma ferramenta de marketing para o seu estabelecimento. Dessa forma, é bastante indicado utilizar materiais personalizados com a sua marca.

De início, caso não seja possível investir muito nesse fator, o empreendedor pode adotar algumas estratégias que ainda assim façam com que o cliente lembre do seu negócio.

Mandar um recadinho personalizado agradecendo a preferência pelo estabelecimento fixado na embalagem, por exemplo, já é um grande diferencial. Mandar também um panfleto do seu estabelecimento com outras opções de pratos ou serviços, também fará com que o cliente não esqueça de você.

Lembre-se, com tantos concorrentes no mercado, vale tudo para tentar fazer com que o cliente volte.

Publicidade e estratégias para o seu Marmitex Delivery

Depois de tudo pronto para o funcionamento do seu delivery, está na hora de pensar na divulgação e nas estratégias que você pode usar para conseguir mais vendas.

Em relação à divulgação, a primeira coisa a ser feita é criar páginas para o negócio nas redes sociais, e compartilhá-las com seus amigos e conhecidos. É muito importante que entre as primeiras publicações nessas páginas, esteja o seu cardápio com os valores e também os horários de operação e contatos.

Depois dessas publicações (preferencialmente fixadas no início da página no Facebook e nos destaques de stories do Instagram), é necessário alimentar esses perfis com publicações relevantes para os seus clientes.

Além das redes sociais, é muito interessante que o empreendedor faça seu cadastro no Google Meu Negócio, para sempre aparecer no buscador quando alguém de sua região buscar por serviços de delivery.

Panfletagem é sempre uma boa em negócios delivery, por tanto invista nisso também.

Estratégias

Entre as estratégias para vender mais e conquistar a fidelidade dos clientes, existem algumas que o empreendedor pode adotar:

  • Cartão fidelidade:  o cartão fidelidade é um tipo de promoção que incentiva o cliente a pedir mais vezes no seu negócio. Com ele, a cada tantos pedidos o cliente ganha um pedido gratuito, ou com grande desconto, ou mesmo um brinde do estabelecimento.
  • Pacote de marmitas semanais: especialmente para os negócios que trabalham com encomendas, criar pacotes semanais de marmitas para os clientes é uma ótima ideia. Isso porque o empreendedor garante mais vendas de forma antecipada e fideliza um cliente mais facilmente.
  • Combos: os combos são apresentam um maior custo-benefício ao cliente, por isso fazem muito sucesso. Ainda que o empresário acabe oferecendo um desconto no pedido, a frequência e quantidade de produtos vendidos é maior, o que acaba compensando.

Como você pode ver, montar um Marmitex Delivery exige planejamento e dedicação. No entanto, por conta da demanda por esse serviço e pela qualidade que você poderá oferecer aos clientes, as chances desse negócio decolar são muito grandes.

Veja também: Açaí Delivery: Transforme o seu negócio com a entrega de Açaí em casa

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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