Açaí Delivery – Transforme o seu negócio com a entrega de Açaí em casa

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Um dos alimentos mais típicos do norte e nordeste do país se tornou sensação nacional  e preferência de muita gente. Com essa popularidade toda, as vendas de açaí viram no delivery uma forma de não parar, mesmo em época de pandemia.

O delivery é o modelo de negócio que vem salvando empresas de vários segmentos no Brasil e em todo o mundo. Em parceria com diversos aplicativos, atualmente é difícil quem ainda vê necessidade em sair de casa para comprar qualquer coisa.

A pandemia de coronavírus que assolou o mundo em 2020 só fez crescer a demanda pelas entregas em casa. Dessa forma, em especial os comércios de alimento, viram um novo mercado se abrir e muitos chegaram a modificar completamente sua forma de vender produtos, apostando apenas em modelos de entrega.

O açaí delivery levou os carrinhos de rua e as sorveterias para a casa das pessoas, e se você quer saber como montar um negócio desses, continue acompanhando o texto.

Planejamento do Açaí Delivery

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O primeiro passo para iniciar o seu açaí delivery é o planejamento. Independente se você já tem um estabelecimento de açaí e só quer acrescentar um serviço, ou se você está pensando em iniciar o negócio do zero apenas com delivery, essa etapa é primordial para mensurar gastos, investimentos em pessoal e provável demanda.

Além disso, é nesse momento que você irá definir as coisas mais básicas do negócio. No planejamento você deverá decidir coisas como horários de atendimento do negócio, o cardápio oferecido aos clientes, tamanhos e valores das mercadorias, entre outras coisas.

Por tanto, não deixe de colocar tudo no papel antes de iniciar as atividades de entregas. Se preferir, você pode criar um plano de negócio um pouco mais simplificado do que o de um estabelecimento físico.

Canais de atendimento do Açaí Delivery

Por se tratar de um negócio delivery, claramente que os canais de atendimento ao público são das partes mais importantes do negócio.

O que o empreendedor precisa pensar nesse momento é que tudo o que potencialize a capacidade de o cliente fazer negócio deve ser considerado. No caso, por vias de regra, quanto mais canais de contato são oferecidos ao cliente, maiores chances de ele se sentir confortável para fechar um pedido.

Dessa forma, o negociante pode fazer negócio por meio de atendimento via WhatsApp, redes sociais, telefone, além de aplicativos de entregas como o iFood, Rappi, entre outros.

Atendimento de pedidos

Pode ser que no início da oferta do seu serviço delivery, a demanda não seja muito grande. Nesse caso, é provável que, se trabalha sozinho, você consiga dar conta de receber e preparar os pedidos que serão entregues.

No entanto, se o seu negócio já tem certo reconhecimento e possivelmente a demanda for significativa, o ideal é ter uma pessoa apenas para fazer o atendimento aos clientes e organizar as entregas.

O mais importante ao oferecer um serviço delivery é atender o cliente com a maior agilidade possível. Além disso, é preciso estar disponível para esclarecer dúvidas, ou dar qualquer tipo de assistência que o consumidor precisar. Por isso, a necessidade de ter alguém apenas para responder esses consumidores.

Entregas Açaí Delivery

O empreendedor precisará escolher de que forma irá realizar as entregas em seu açaí delivery. Para isso será necessário fazer os cálculos e também considerar as peculiaridades do próprio negócio.

O primeiro modelo que pode ser escolhido pelo empreendedor é o de entregas próprias. No caso, ter um ou mais entregadores próprios. A vantagem desse modelo é um maior controle sobre as próprias entregas, segurança dos pedidos, além do atendimento ao cliente.

O outro modelo é de optar pelos entregadores dos próprios aplicativos de entrega. Nesse caso o empreendedor paga uma taxa extra ao aplicativo para utilizar os serviços de entregadores.

Cabe a cada negociante decidir o que é financeiramente mais viável para o negócio.

Embalagens para entregas

Algumas pessoas podem deixar passar, mas a embalagem na qual o produto será entregue é outro fator importante para o cliente e diz muito sobre a qualidade e zelo do negócio.

Embalagens que transportam comida além de seguras, precisam encantar o cliente e o passar a sensação de que o estabelecimento realmente se importa em agradá-lo.

O açaí costuma ser um alimento gelado, praticamente um sorvete, sendo assim, o empreendedor precisa ter o cuidado de investir em embalagens que preservem o resfriamento do alimento até que ele seja entregue ao cliente. Você pode dar uma olhada no artigo sobre embalagens para alimentos para saber mais sobre os materiais mais indicados para cada tipo de entrega.

Além de preservar o alimento como ele é, a embalagem também precisa passar a sensação de zelo por parte do estabelecimento. Sendo assim, é muito indicado que todo o material entregue ao consumidor seja personalizado de alguma forma. Seja com um panfleto do negócio, ou um cartão fidelidade, e claro, impressões da marca na embalagem.

Lembre-se que muito além de armazenar, as embalagens podem ser ótimas ferramentas de marketing para o seu negócio.

Divulgação do Delivery

Após ter elaborado todo o processo do delivery, chega a parte de divulgar o serviço aos clientes.

Hoje em dia, é essencial que todo negócio tenha perfil em ao menos uma rede social. Sendo assim, não deixe de marcar presença na internet, seja no Instagram ou Facebook, publicando fotos do seu açaí, promoções, o cardápio completo do negócio e claro, os canais de contato.

Outra coisa que ajuda muito na divulgação do negócio é ter um cadastro no Google Meu Negócio. Com ele o seu estabelecimento é marcado no mapa do Google e sempre aparecerá quando um cliente fizer uma pesquisa por açaí na sua região.

Fazer panfletagem em locais próximos ao negócio também é uma ideia que ainda hoje tem impacto positivo.

E claro, se for viável ao negócio, considerando as taxas, é muito interessante utilizar os aplicativos de entrega como iFood, Uber Eats ou 99. Isso porque esses aplicativos, além de servirem como mais um canal de atendimento, tem um alto potencial para a exposição de novos negócios.

No mais, sempre busque reconquistar clientes que já compraram com você antes, seja por meio de promoções ou de algum agrado na hora das entregas.

Veja também: Hortifruti Delivery: Venda mais com as entregas de frutas e verduras

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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