Vender pelo WhatsApp em 2021 – Novidades do app para vender mais

Em 2020 até mesmo as grandes marcas se renderam ao WhatsApp como poderosa ferramenta de vendas. Com o sucesso, a empresa lançou vários novos recursos que vão auxiliar o empreendedor a vender mais pelo WhatsApp em 2021.

Segundo a pesquisa “Impacto econômico do WhatsApp no Brasil”, o aplicativo de mensagens instantâneas é o mais popular entre micro e pequenas empresas.

Ele é utilizado por 87% dos empreendedores para se comunicar com os clientes. 81% desses afirmam que suas empresas obtiveram crescimento após o início do uso do aplicativo, e 75% utilizam o app para vender a longas distâncias.

vender pelo whatsapp 2021

Em 2020, a ferramenta pertencente ao Facebook adicionou vários novos recursos com o objetivo de tornar essas vendas ainda mais completas. Com isso, os potenciais de contato, divulgação e esclarecimentos sobre produtos foram facilitados. Como consequências, o processo comercial entre vendedor e cliente ficou mais fácil e rápido, beneficiando o empresário.

A seguir você acompanha dicas para vender mais pelo WhatsApp em 2021 utilizando os recursos do aplicativo no modelo Business.

Utilizar o catálogo de produtos – Vender pelo WhatsApp em 2021

O catálogo de produtos é uma ferramenta disponibilizada já há algum tempo, porém nem todos os negociantes a utilizam.

Ele serve para que o empreendedor registre todos os itens que comercializa, e dessa forma, sempre que um interessado entra em contato com a empresa, pode visualizar seu estoque sem precisar perguntar ao vendedor.

Essa é uma ferramenta que agiliza muito o atendimento, visto que o cliente já sabe se a empresa fornece ou não aquilo que ele precisa.

Com o lançamento do botão de compras no ano passado, a utilização do catálogo ficou ainda mais fácil para o consumidor. Isso porque agora ele já sabe de cara se o negócio possui ou não essas informações registrada no perfil do aplicativo. Entenda mais sobre essa função no link.

QR Code nas divulgações impressas e online do negócio

Outra novidade adicionada ao WhatsApp Business no ano passado, foi a possibilidade de gerar um QR Code personalizado para o estabelecimento.

Muitas vezes pode não ser prático que o cliente tenha que adicionar o número de telefone do negócio para conseguir efetuar contato.

Dessa forma, com a inserção desse código nos materiais impressos do estabelecimento, ou mesmo em divulgações online, o cliente só precisa apontar a câmera do celular para ser direcionado ao perfil de atendimento do negócio no WhatsApp.

Para criar o QR Code, basta seguir um passo a passo simples:

  • Na página inicial do WhatsApp Business, clique nos três pontos, localizado no canto superior da tela;
  • Em seguida, selecione a opção “ferramentas comerciais” e no menu que irá se abrir, selecione a opção “link curto”;
  • Clique em “ver código QR” e pronto, irá aparecer na tela o código personalizado do seu negócio.
  • Para enviá-lo aos clientes ou mesmo salvá-lo para adicionar aos materiais da sua empresa, basta clicar no botão “compartilhar código”.

Links de pagamento – Vender no WhatsApp 2021

O recurso do WhatsApp Pay ainda não foi liberado no Brasil, porém não é por isso que você não pode enviar links de pagamento aos seus clientes.

Quando se está fechando um negócio com um cliente pelo WhatsApp, pode ser bastante frustrante pedir para que o cliente termine o processo de compra acessando o site da empresa ou mesmo alguma outra plataforma. Isso porque dessa forma, o consumidor terá todo o trabalhar de fazer a seleção de produtos, para só então realizar o pagamento. É possível até mesmo perder uma venda por isso.

O cliente deseja agilidade, e por isso uma das formas mais úteis de se fazer isso, é por meio do envio de um simples link de pagamento.

Atualmente existem várias maneiras de se gerar links desses e enviá-los aos clientes. Algumas máquinas de cartão e aplicativos como o PagSeguro já oferecem esse recurso. O PicPay também é uma opção para usuários da plataforma.

Busque o modelo que mais condiz com o negócio e não deixe de inserir esse recurso nas suas práticas de vendas digitais.

Seu contato salvo pelo cliente

O WhatsApp, assim como outras plataformas de mensagens, tem uma rígida política contra recebimento de spam. Dessa forma, no caso de seus clientes não terem seu contato salvo na agenda, pode ser que seus envios de divulgação por meio das listas de transmissão do aplicativo venham a ser bloqueados.

Para que isso não aconteça, é necessário incentivar o seu cliente a registrar o seu contato na agenda.

Você pode fazer isso solicitando ao cliente durante o término de um contato de vendas, por exemplo, usando como justificativa que seu negócio sempre está com promoções e que gostaria de enviá-las.

Ou ainda, por meio de alguma campanha promocional, onde o cliente precise cadastrar o número e enviar uma mensagem ao negócio para participar.

Linguagem informal no momento do atendimento

As pessoas estão acostumadas a utilizar o WhatsApp no seu dia a dia como um meio de comunicação prática e informal. Sendo assim, não faz sentido transformar esse aplicativo em um comunicador super formal e massante.

É claro que não é interessante o uso constante de gírias ou linguagens impróprias, a ideia aqui é utilizar a mesma linguagem com a qual se atenderia o consumidor pessoalmente.

Isso intimiza a negociação e faz com que o cliente tenha uma imagem mais amigável do negócio, o que pode ajudar muito no momento de fechar negócio.

Essas foram as dicas baseadas, principalmente, nos novos recursos do aplicativo. Para mais, veja o nosso artigo Vendas pelo Whatsapp Business para alavancar seu negócio onde listamos outras ideias que podem auxiliar muito o momento de vendas.

Veja também: WhatsApp lança função de carrinho de compras no App

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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