Embalagens para produtos: Dicas para fazer a sua e arrasar

embalagens para produtos

Ao realizar a venda de um produto, todos os pontos relacionados a ele, podem servir como fatores de atração para os clientes. As embalagens são um claro exemplo disso, afinal de contas, muito mais do que proteger a integridade das mercadorias, elas também podem servir para comunicar a identidade e valores de uma marca. É por isso que nesse texto, nós pretendemos te dar ideias valiosas de embalagens para melhorar os seus produtos.

Quem nunca fez uma compra no shopping ou internet e se percebeu admirado com a qualidade ou criatividade de alguma embalagem? Pois bem, essa perspectiva, muitas vezes, acaba sendo relacionada a qualidade do estabelecimento. Os embrulhos podem passar um ar de sofisticação, cuidado com o cliente, preocupação com a natureza e muitas outras percepções valiosas ao negócio.

A experiência do cliente deve ser positiva em todos os aspectos de uma venda, por isso nenhum ponto deve ser subestimado. Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes e qualquer coisa que diferencie uma marca da outra de forma positiva, pode ser um trunfo na estratégia de marketing.

embalagens para produtos

Aliás, nós já falamos sobre essa questão de diferenciação dos concorrentes aqui , e com certeza as embalagens de produtos também podem entrar como um fator importante dessa estratégia.

A seguir, nós te damos algumas ideias que ajudarão a fazer com que as embalagens para melhorar seus produtos sejam uma exímia ferramenta de comunicação e branding da marca.

Saiba bem a necessidade de cada produto

O primeiro tópico que precisa ser levado em consideração ao escolher a embalagem correta para um produto é qual a necessidade dessa mercadoria. Como o objetivo principal dos pacotes e manter a integridade do que vem dentro deles, é necessário entender muito bem o que se adapta melhor a composição da mercadoria.

Por exemplo, mercadorias consideradas frágeis, como as feitas de vidro, necessitam de uma embalagem onde essa fragilidade seja atenuada. Dessa forma elas poderiam ser feitas já com uma base interna que previna de impactos.

Conhecer e pensar bem na necessidade única de cada produto já é um avanço para criar embalagens que melhorem o seu produto.

Design é o ponto “x” da divulgação

Quando pensamos em uma bela embalagem de produto a primeira coisa que vem a mente é a questão do design, certo?

Pois sim, uma das coisas mais importante e o responsável por fazer a parte de divulgação da marca é o design. Ele deve ser bem pensado e passar aquilo que a empresa gostaria que os clientes tivessem em mente quando lembrarem dela.

Dessa forma, pensar bem na forma, cores e personalidade dessa embalagem podem fazer com que os clientes se sintam apaixonados pelo pacote que está recebendo.

Não esqueça da funcionalidade das embalagens para produtos

Outra coisa que precisa ser pensada na parte do design é a funcionalidade. Veja bem, de nada adianta um pacote ser maravilhoso visualmente, se a função dele não é atendida.

Imagine comprar um perfume, por exemplo, onde as formas do vidro são incríveis, porém cada vez que vai tirar a tampa é necessário fazê-lo com todo o cuidado para não derramar produto. Ou ainda, uma caixa fantástica onde você recebe uma mercadoria, no entanto, é preciso um tutorial para abri-la da forma correta sem rasgar nada.

Lembre-se sempre que o invólucro perfeito para uma mercadoria é àquela que atende tanto as questões estéticas quanto funcionais.

Pacotes ecologicamente corretos são uma ótima ideia de embalagens para produtos

Recentemente um estudo apresentou dados sobre como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as questões sustentáveis de tudo aquilo que consomem. Inclusive, muitas delas alegaram que costumam comprar mais de marcas que se preocupam em oferecer embalagens sustentáveis em suas mercadorias.

Por tanto, esse é mais um ponto a ser considerado na hora de pensar nas embalagens do seu produto. Procurar por fornecedores que trabalham com material sustentável é um diferencial e tanto e pode até mesmo fazer com novos públicos encontrem e criem apreço pela sua marca.

É verdade que em alguns casos esse tipo de material pode custar um pouco mais caro do que os convencionais, porém, dependendo da forma como isso for utilizado nas estratégias de comunicação e marketing da empresa, essa questão pode ser facilmente compensada. Vale a pena fazer uma experiência.

Use a embalagem de entrega para conversar com seu consumidor

Todo mundo se sente único ao receber materiais personalizados de uma empresa. Essa estratégia dá tão certo desde sempre que é praticamente uma marca registrada em empresas como a gigante Starbucks que sempre personaliza o nome de seus clientes nos copos de cafés pedidos por eles. O banco digital Nubank também tem usado essa estratégia para conquistar novos clientes, e apesar de ter gerado alguma polêmica por conta da obtenção de dados de não clientes, a ação não deixou de ter resultados positivos para a empresa.

Saiba que isso também pode ser aplicado na sua marca, mais ainda se você está começando agora no mercado. Receber uma embalagem onde o seu nome está presente com uma mensagem única feita para você é incrível e não muito difícil de ser aplicado. Por tanto, se houver tempo hábil para essa tarefa, sempre que receber um pedido e for entregar um produto, procure anexar na embalagem uma mensagem ao seu cliente.

Caso não haja tempo, imprima cartões com mensagens prontas e coloque apenas o nome de seu cliente em um espaço feito para isso.

Lembrando que essa é só uma das inúmeras ideias que podem ser aplicadas para “conversar” com o consumidor através de embalagens.

A dica principal aqui é: seja criativo. Você irá perceber que esse cuidado a mais com seus consumidores, terá um forte poder de fidelização de compra e criação de “brandlovers” que é tudo que uma empresa quer.

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Essas foram as nossas dicas de embalagens para melhorar seus produtos. Esperamos que ao aplica-las você perceba o aumento da satisfação dos seus clientes e a fidelidade a sua marca.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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