Como vender pelo Instagram – Dicas para começar seu negócio na internet

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Vender pelo Instagram é mais uma das formas de começar um negócio online e pode dar um ‘up’  nas vendas de qualquer negócio.

Desde a ascensão do Facebook, as redes sociais se tornaram muito mais que ferramentas de comunicação entre amigos, elas são ótimos meios também para os negócios.

Com esse pensamento, não foram poucas as atualizações lançadas no Facebook e outras redes esses últimos tempos, justamente para fazer com que os empreendedores também enxerguem as mídias sociais como ferramentas para o comércio.

A seguir você acompanha uma série de dicas para começar a vender pelo Instagram e alcançar ainda mais clientes.

Porque vender pelo Instagram?

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O Instagram é a quinta rede social mais popular do mundo, e por isso o número de usuários e acessos que recebe por dia chega a casa dos milhões.

Dessa forma, seria um erro pensar que toda essa popularidade não pode ser usada como estratégia de negócios, não é mesmo?

Diversos empreendimentos descobriram as grandes oportunidades que o Instagram oferece e estão investindo na divulgação e venda de seus produtos e serviços nessa rede.

Outra grande vantagem de vender pelo Instagram é que, se não quiser, você não precisa pagar absolutamente nada. Para os empreendedores que estão começando agora e não tem capital para investir na construção de um site profissional ou e-commerce, isso é ótimo.

Criando um perfil comercial para vender pelo Instagram

A primeira coisa a ser feita quando se inicia a construção de um perfil para negócios, é habilitar a função de conta comercial.

Esse tipo de conta é o mais indicado, pois consegue apresentar análises de métricas, bastante relevantes no momento de mensurar o seu público, o alcance das suas publicações e também o seu engajamento.

Para mudar de conta pessoal para comercial, basta acessar o menu de configurações do perfil do Instagram, e rolar a página até encontrar a opção “mudar para conta profissional”.

Configure a Bio do seu perfil profissional

A Bio do Instagram é onde você escreve um resumo sobre você ou seu negócio para que as pessoas saibam sobre o que se trata a sua conta.

Sendo assim, monte uma descrição curta sobre o que é o seu negócio, formas de entrar em contato e também coloque um link de site (caso você tenha) ou de um contato direto como o do WhatsApp Businnes.

Poste fotos de boa qualidade para vender pelo Instagram

O Instagram é uma rede social de fotos, e ao vender coisas pela internet esse é um fator primordial. As imagens são o único meio de os clientes conhecerem detalhes dos seus produtos, por isso capriche.

Nesse link aqui, a gente te ensina a fazer boas fotos de produto com a câmera do celular.

Escreva boas descrições dos produtos

Jamais publique a foto de um produto sem uma descrição detalhada.

Você deve especificar bem todas as informações relevantes sobre a mercadoria que está vendendo.

Além disso, é importante já deixar informado:

  • Valor da mercadoria (em casos que não seja necessário fazer orçamento);
  • Formas de pagamento aceitas por você;
  • Formas de contato para comprar a peça;
  • Modelos de entrega.

Use e abuse dos Stories ao vender pelo Instagram

Os stories podem ser uma parte importante da sua estratégia de vendas, pois são conteúdos rápidos e de fácil assimilação pelos clientes.

Dessa forma, sempre que tiver peças novas ou novidades no seu negócio, não deixe de fazer publicações nessa funcionalidade por meio de fotos, vídeos, gifs entre outros.

Não esqueça de usar hashtags

Muitas pessoas acreditam que as hashtags não servem para muita coisa, mas a verdade é que elas são importantíssimas nas estratégias de venda pelo Instagram.

Essas palavras chaves servem como localizadores para os conteúdos publicados na rede social. Dessa forma, ao colocá-las nos seus posts, sempre que alguém buscar por aquele assunto a sua publicação irá aparecer.

Então, faça uma busca de quais as hashtags mais utilizadas no seu segmento de negócio, e comece a aplicá-las nas suas postagens.

Divulgue seu perfil profissional na sua conta pessoal

Começar a ter seguidores na sua conta profissional é necessário para que você construa o seu público de possíveis clientes. Contudo, seguidores é algo que se constrói com o tempo e por isso é necessário dar uma forcinha para que esse processo seja agilizado.

Uma estratégia bastante usada é divulgar a sua conta profissional nas suas contas pessoais do próprio Instagram e também do Facebook e WhatsApp.

No Instagram você pode fazer uma publicação no seu feed de notícias e stories falando do seu negócio e marcando a sua página profissional.

No Facebook, a estratégia é parecida, mas você deve compartilhar o link de acesso ao seu perfil profissional, para que as pessoas sejam redirecionadas ao Instagram.

E no WhatsApp você pode criar uma mensagem com o link e distribuir para uma rede de transmissão, e também fazer uma publicação no Status com o @ do seu perfil profissional.

Tudo isso faz com que os seus conhecidos e amigos saibam que o seu negócio está ativo na mídia e sejam os seus primeiro seguidores.

Opte por formas de pagamento a distância ao vender pelo Instagram

O Instagram ainda não permite que sejam feitos pagamentos direto pela plataforma. Isso pode mudar assim que o WhatsApp Pay for liberado pelo Banco Central, o que faria com que os outros aplicativos pertencentes ao Facebook seguissem pelo mesmo caminho. Mas até lá, é necessário usar outros meios para receber.

O ideal é optar por ferramentas que permitem que os pagamentos sejam realizados a distância, mais ainda se a ideia for vender para todo o país.

Dessa forma, você pode fazer uso:

  • Aplicativos de pagamentos diretos como o Pic Pay e o Pag Seguro;
  • Pix;
  • Transferência bancária;
  • Link de pagamento de alguma outra plataforma financeira.

O importante é oferecer várias formas de pagamento ao seu cliente para que ele possa escolher a que é mais cômoda.

Dicas gerais para vender no Instagram

Além das dicas anteriores, existem alguns processos também que você deve se atentar para que a experiência do cliente seja completamente agradável ao fazer negócio por meio da sua conta do Instagram. Dessa forma:

No mais, invista em bons produtos e tenha sucesso no seu negócio de vender pelo Instagram.

Veja também: Redes sociais para o negócio: As 3 melhores para aumentar as vendas

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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