Vendas pelo Whatsapp Business para alavancar seu negócio

O Whatsapp faz parte das nossas vidas diariamente, e muito além de um aplicativo de mensagens, ele pode ser uma ferramenta poderosa na hora de aumentar as vendas do seu negócio. As vendas pelo Whatsapp já são uma realidade em muitas empresas e essa tarefa fica ainda mais fácil quando utilizado a extensão do aplicativo chamada de Whatsapp Business.

O Whatsapp Business permite gerenciar todas as suas tarefas comerciais, desde contatos de seus clientes até reuniões e etc. Além disso, é possível criar quase que uma homepage para a sua empresa dentro do aplicativo. Nela é possível colocar informações de e-mail, horário de funcionamento da empresa, endereço entre outras informações importantes.

A seguir veja todos os benefícios que esse aplicativo gratuito oferece para aumentar as suas vendas pelo whatsapp.

Recursos do Whatsapp Business

vendas-pelo-whatsapp-business

Respostas Automáticas para dinamizar a conversa com seus clientes

Você já teve que deixar um cliente esperando por uma resposta e acabou prejudicando uma venda por isso? Pois saiba que com o uso do Business esse tipo de problema não acontecerá mais. 

A ferramenta permite que você cadastre algumas respostas automáticas para que sempre que não puder responder alguém, essa pessoa ainda assim, receba um atendimento.

É possível cadastrar saudações, mensagens de ausência ou de alguma informação imprescindível para o seu cliente.

Isso é muito útil pois, mesmo não tendo uma dúvida sanada naquele momento,por exemplo, o cliente tem a certeza de que não está sofrendo um descaso por parte do negociante.

Levantamento de dados de tráfego

O aplicativo também permite que haja um gerenciamento dos dados de mensagens que foram entregues e lidas pelos usuários. A partir desses dados é possível mensurar o engajamento entre os clientes e a empresa. Dessa forma, traçar boas estratégias de comunicação acaba sendo uma tarefa um pouco mais fácil.

Mas atenção, esses dados só podem ser acessados a partir de um smartphone, não estando disponíveis no acesso feito através da versão desktop do aplicativo. Ou seja, não é possível acessar essas informações pelo computador.

Etiquetas para organizar os seus contatos

Para manter a organização dentro do aplicativo é possível categorizar os seus grupos e conversas. Dessa forma você sempre sabe quais clientes já foram atendidos ou em que fase de negociação você se encontra.

Lista de Transmissão para alcançar mais pessoas em menos tempo

Um das maiores vantagens do Business é sem dúvidas a possibilidade de criar as chamadas listas de transmissão. Com elas você pode enviar a mesma mensagem de texto, áudio, foto ou vídeo para uma grande quantidade de pessoas de uma só vez e cada indivíduo recebe a mensagem sem a indicação de que a mesma foi enviada para outros contatos.

Para utilizar esse recurso a plataforma exige que o contato tenha o número do seu negócio cadastrado no próprio telefone. Isso evita o recebimento de spam e aumenta a confiabilidade do aplicativo.

Catálogo de produtos e serviços

E já pensou em ter todos os seus produtos catalogados com foto, preço e descrição? Pois o aplicativo também oferece essa facilidade que facilita e dinamiza ainda mais o fechamento de negócios com os seus clientes.

Agora que você já conhece os principais recursos do aplicativo, nós temos algumas dicas que podem ajudar a aumentar as suas vendas pelo Whatsapp.

Divulgue que o seu negócio faz vendas pelo Whatsapp

Afinal não adianta nada ter essa ferramenta a disposição se quando o seu cliente for acessar o seu site, rede social ou mesmo tiver acesso à propaganda impressa do seu negócio, o seu número de whatsapp não estiver lá.

Por tanto, configure as suas páginas e materiais impressos para que todos eles direcionem o seu cliente a, se quiserem, fazer contato também através do Whatsapp.

Caso ainda não saiba o que vender pode ser uma boa ideia conferir os top 10 produtos em alta do e-commerce para o ano e usar o menu do site para entender melhor quais as marcas de revenda com melhores taxas de lucros. Estas, inclusive, são boas ideias de negócios para vender pelo whatsapp.

Use a lista de transmissão com bom senso

Bom senso é a palavra certa para toda e qualquer estratégia de vendas. Por tanto, nada de bombardear os seus contatos todos os dias com inúmeras propagandas do seu negócio. Use a lista de transmissão quando tiver coisas relevantes a oferecer aos seus clientes como uma promoção imperdível, descontos ou informações importantes.

Aliás essa segunda dica nos leva à terceira:

Tenha a autorização para enviar mensagens

Exatamente! Para evitar que os seus clientes se sintam chateados por receberem mensagens inconvenientes e acabem ficando com raiva do seu negócio certifique-se de ter a autorização para lhes enviar mensagens de promoções.

Dessa forma, você consegue filtrar melhor aquelas pessoas que estão realmente interessadas no seu produto e serviço e aquelas que podem ver a sua marca apenas como a “chata das propagandas”.

Veja Também:

Como você pode ver, o Whatsapp Business é uma baita ferramenta para complementar suas estratégias de marketing digital e aumentar as suas vendas. Então, não perca mais tempo e faça já um perfil para o seu negócio dentro do aplicativo.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário