Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio

ideias de conteúdo

Nós já falamos aqui como é importante que as páginas empresariais nas redes sociais não foquem seus conteúdos apenas em propagandas sem graças da empresa. Mas, para quem não tem tanto conhecimento sobre marketing de conteúdo, pode ser muito difícil identificar o que afinal são boas ideias de conteúdo, não é mesmo?

Pois, hoje nós vamos te ajudar a esclarecer de uma vez por todas que tipo de assuntos são esses que ajudam a aumentar o engajamento dos seus clientes com a sua marca.

Primeiro de tudo, vamos entender o que é o tal do Marketing de Conteúdo para quem nunca ouviu falar nesse termo. Essa estratégia se baseia em criar conteúdos em redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing…enfim, em todas as ferramentas de comunicação que usamos na nossa empresa, porém esse conteúdo precisa ser relevante para o público que te acompanha. Dessa forma, as postagens realizadas seguindo esse modelo precisam ter um valor agregado para quem está lendo, precisa acrescentar algo na vida das pessoas.

ideias de conteúdo

Parece muito difícil? Pois, saiba que essa estratégia não é nenhum bicho de sete cabeças, e depois de pegar o jeito acaba até mesmo sendo divertido criar esse tipo de publicação. Claro que vai exigir um pouco mais de tempo do que simplesmente postar o novo panfleto do seu negócio ou uma foto sem legenda da fachada da sua loja. Porém, o retorno de engajamento, e clientes, que isso pode gerar, faz o trabalho valer a pena.

Para te ajudar a entender melhor e de quebra já ter ideias para começar a criação para o seu negócio, nós vamos te dar 10 ideias de conteúdo de sucesso para começar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Vamos lá!

Dicas

Esse é o tipo de conteúdo que mais costuma gerar marcações de pessoas e comentários em postagens. As pessoas estão sempre atrás de dicas para resolverem seus problemas, dessa forma, criar publicações desse tipo são sinônimo de sucesso.

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Fonte: Blog da Andrielly

Utilize o seguimento do seu negócio, e se pergunte de que forma a vida das pessoas poderia ser facilitada. Por exemplo, se você tem uma empresa de viagens, você pode criar um post com dias dos 5 melhores destinos nacionais para viajar na primavera. Ou se é uma revenda de carros, 5 dicas de como manter o estofamento do seu carro sempre novo. Entendeu a ideia!? 😉

Tutoriais

Os tutoriais são outro tipo de post que levam o público a loucura. Imagina só contar com o passo a passo de um especialista te ensinando a fazer algo que você sempre quis aprender. É sucesso na certa!

Esse tipo de ideias de conteúdo pode ser feito através de imagens, vídeos ou texto. Porém, em redes sociais sempre prefira conteúdos visuais.

Dessa forma, se você tem uma marca de decoração, porque não criar um tutorial ensinando as pessoas a organizar as prateleiras de casa?

Ou quem sabe você tenha uma loja de roupas, e possa ensinar um tutorial de como transformar uma roupa de trabalho em roupa de balada. E por aí vai. Use a criatividade, se coloque no lugar do seu público e pense o que você gostaria de aprender se estivesse no lugar deles.

Dia-a-dia do seu negócio

Pode parecer até meio bobo, mas a verdade é que as pessoas tendem a se apegar mais as marcas quando elas têm rostos e cotidianos normais. Dessa forma, fazer algumas publicações de Stories com o dia-a-dia do seu negócio, seu e da sua equipe irá te aproximar ainda mais dos seus clientes. Mostrar que a sua marca é constituída de pessoas, faz com que a empatia do público por ela cresça muito.

Por isso, bora postar fotos da sua produção de alimentos, se você trabalha com isso. Ou ainda, a vista do seu escritório em um fim de tarde chuvoso ou bonito.

Posts interativos nos Stories

Se você é um usuário do Instagram, já deve ter visto nos Stories aqueles botões de enquetes, quizzes e niveis. Pois, saiba que esses botões de interatividade podem e dever ser usados pela sua marca.

conteúdo de sucesso post interativo

Você pode pedir a opinião dos seus seguidores em relação a um novo produto a ser lançado, pedindo para que eles escolham entre um ou outro. Ou medir o nível de ansiedade das pessoas para alguma ação da sua empresa.

Essa é uma das maneiras mais fáceis e divertidas de interagir e conquistar o seu público.

Dica: para aprender a criar posts interativos super criativos, e ter mais ideias de conteúdo, pode ser uma boa ideia seguir a página da Netflix no Instagram 😉

Lives

Se tem uma coisa em alta em 2020 são as lives, mas não pense que são só os artistas que tiram proveito desses vídeos, não! A sua empresa pode conseguir muitos novos clientes utilizando mais essa ferramenta de comunicação.

As lives podem ser feitas por diversos canais na internet, seja Facebook, Instagram, Youtube e por aí vai. Escolha o canal onde você tem maior público e bora tirar um tempinho para conversar ao vivo com os seus seguidores.

Você pode criar lives para falar sobre um novo produto, ou para ensinar as pessoas a usarem uma mercadoria sua, ou apenas uma live para conversar e tirar dúvidas dos seus clientes.

Perguntas

Fonte: Facebook escola do Amor

Para induzir ainda mais os seus seguidores a interagirem com a sua marca, que tal fazer algumas publicações para esclarecimento de dúvidas? Simples e muito útil, esse tipo de post pode fazer com que aquela pessoa que sempre teve receio em fazer negócio com a sua empresa, finalmente se sinta confiante para se tornar um cliente.

Dicas de filmes, leitura e seriados relacionados ao seu nicho

Se você é o tipo de pessoa que realmente gosta do que faz e vivem buscando referências para agregar ao seu negócio, porque não dividir essas referências com os seus seguidores?

Tem um sebo de livros, indique os seus livros preferidos (de quebra anuncie quais deles estão disponíveis na sua loja). Seu negócio tem a ver com cosméticos e maquiagem? Então que tal indicar filmes e seriados sobre o assunto? Está lendo um livro que de alguma forma revolucionou o seu negócio? Pois indique esse também, para que mais pessoas possam se beneficiar desses ensinamentos.

Depoimentos

Esse é o tipo de publicação mais legal e eficiente na hora de aumentar a confiança das pessoas em fechar negócio com a sua marca.

Sempre que você sentir que um cliente realmente se sentiu satisfeito com o seu produto ou serviço, não se sinta acanhado em perguntar se essa pessoa poderia dar um depoimento de como foi a experiência dela.

Pode ser uma frase curta, ou vídeos curtinhos e simples. Você vai reparar que mais pessoas começaram a entrar em contato depois dessa ideia de conteúdo.

Memes

Não interessa qual seja o seu segmento, sempre é possível tirar proveito dos memes. Claro que eles devem ser usados de forma inteligente e sem agressividade, e jamais devem ser relacionados a assuntos polêmicos. Mas sim, no geral empresas que usam dos memes para fazer sua audiência rir, mostram que estão inteiradas das novidades além de passarem a imagem de bem humoradas.

Listas

As listas fazem sucesso nas redes sociais e podem ser incorporadas a qualquer segmento. Mas o principal aqui é pensar em assuntos que sejam interessantes para o seu público.

Então, se você tem uma empresa de artesanato, pode fazer uma lista com as 10 tendências de artesanato da próxima estação. Se é revendedora de lingeries, pode criar uma lista com as 10 principais dúvidas na hora de escolher um sutiã.

Pessoas adoram listas, e listas podem ser postadas no feed e stories por meio de imagens, vídeos, ou texto. Seja criativo, ou ainda pergunte aos seus seguidores, que tipo de listas eles gostariam de ver na sua página. Esse conteúdo vai render sucesso na certa!

E aí, curtiu as nossas ideias de conteúdo de sucesso? Se você é novo nesse mundo de lojas virtuais e redes sociais talvez se interesse em ler alguns outros artigos que postamos por aqui.

Se está pensando em criar um e-commerce, dê uma olhada nesse artigo com 4 segredos para um e-commerce de sucesso. Ou, se a sua ideia é vender nas mídias sociais, veja esse texto sobre as 3 melhores redes sociais para vender, dependendo do seu tipo de negócio.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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