Facebook lança interface de negócios que integra Instagram e Messenger

O Facebook Business Suite foi anunciado ontem (17) e permite que as pequenas empresas gerenciem seus perfis no Facebook e Instagram em uma única plataforma.

Com o aplicativo, além das publicações, os pequenos negócios também poderão reunir todas as mensagens recebidas pelo Direct do Instagram e pelo Messenger.

Esse lançamento faz parte do plano anunciado em 2019 pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que prevê a integração de todas as ferramentas da empresa. Em breve, a ideia é unificar também o WhatsApp no mesmo aplicativo Business Suite.

Facebook anuncia integração com Instagram

O novo aplicativo representa uma evolução para as pequenas empresas que já fazem uso do Facebook e do Instagram em seus negócios. Isso porque essa integração das mensagens agilizará os processos de atendimento de clientes e fornecedores que usam dos aplicativos para manter contato com as empresas.

Com ele, não será mais necessário passar o dia entrando nos três aplicativos para saber quando novas mensagens, comentários e atualizações foram publicados. Bastará acessar a plataforma, que além de tudo, dispõe de notificações que avisam o usuário quando cada uma das publicações recebe interação.

Inicialmente o novo software tem como foco apenas o gerenciamento de micro e pequenos negócios. Contudo, de acordo com Zuckerberg, no ano que vem o aplicativo já terá suporte completo para atender grandes empresas.

O Facebook Business Suite começou a ser liberado na quinta-feira (17) para as pequenas empresas do Brasil e do Mundo, mas ainda não são todos os negócios que estão tendo acesso à plataforma. Isso é comum em atualizações de grande extensão como essa e pode levar alguns dias para que chegue até todos os interessados.

Para utilizá-lo é preciso vincular as contas do Instagram e do Facebook empresariais e em seguida baixar o aplicativo no smartphone ou acessá-lo pelo desktop.

Além da plataforma de integração, em maio o Facebook lançou a “Shops”

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O Facebook tem investido muito no desenvolvimento de novas ferramentas de integração focadas nas pequenas empresas.

Em maio desse ano, por exemplo, aconteceu o lançamento do Facebook Shops, uma plataforma que facilita a criação de lojas online com vinculação em todos os aplicativos da marca Facebook.

A “Shops” permite que os lojistas apresentem suas mercadorias em uma vitrine virtual dentro do Facebook e Instagram. Os clientes têm acesso aos produtos através das páginas empresariais das marcas, e podem realizar a compra dentro ou fora da plataforma da Shops.

Aplicativos como esse tiveram seu desenvolvimento acelerado por conta da pandemia. Segundo um relatório divulgado pelo Facebook antes do lançamento da ferramenta, durante a crise, 51% das empresas aumentou a sua interação online com os clientes. No mesmo levantamento foi relatado que as principais mudanças realizadas nos negócios foi a oferta de serviços online e pagamento virtual.

A partir desses dados, o Facebook decidiu lançar seus novos aplicativos como auxílio na transição desses negócios para o digital.

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Instagram se torna ferramenta indispensável no marketing de micro e pequenas empresas durante a pandemia

Outra ferramenta do Facebook que acabou caindo nas graças de negócios que ainda não a utilizavam, foi o Instagram.

Por conta de seu grande alcance, o aplicativo se tornou o campeão de anúncios feitos por micro e pequenas empresas durante a pandemia de corona vírus.

Apenas no primeiro semestre, a plataforma teve um crescimento de 5%, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram.

Esse crescimento pode ter a ver com a forma fácil e barata com a qual a divulgação de negócios acontece no aplicativo. Além disso, por causa da preferência do público do Instagram em consumir conteúdos rápidos, as marcas não precisam pensar em estratégias mirabolantes para conseguir alcance dentro do site.

Tudo isso contribui para que muitas marcas tenham encontrado no Instagram o seu carro chefe das estratégias de comunicação.

Aliás, no artigo Redes sociais para o negócio, é possível ter uma noção melhor de quais os tipos de negócio que conseguem tirar mais proveito das ferramentas do Instagram.

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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