WhatsApp Pay deve começar a funcionar em breve, diz presidente do BC

Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o sistema de pagamentos e transferências do WhatsApp deve ser autorizado “em breve”. Mas Campos Neto afirmou que a princípio o WhatsApp Pay funcionará apenas no formato P2P (person to person), que significa transferência de valores entre pessoas.

A declaração do presidente do BC aconteceu durante coletiva de imprensa sobre o Pix realizada na última segunda-feira (16), data que marcou o início das operação do novo sistema de pagamentos instantâneos do banco.

Ainda segundo o executivo, o Banco Central também mantém contato com a Google e demais big techs a respeito de propostas similares ao WhatsApp Pay.

whatsapp pay

Campos Neto declarou manter conversas constantes com o CEO do WhatsApp, para quem o processo conduzido no Brasil foi mais rápido do que em outros países. Segundo ele, o avanço tem sido considerável, e a preocupação do BC é que o sistema passe por todos os processos de aprovação. Mas logo o WhatsApp Pay poderá passar para o modelo P2M, que significa transferência entre pessoas e empresas.

O presidente do BC destacou que o Brasil é um mercado interessante para empresas que querem investir em sistemas de pagamento digitais como o WhatsApp Pay e o próprio Pix.

O Pix é um meio de pagamento, mas vão existir vários outros, é importante que a gente gere novos modelos de negócios. Quanto mais inclusivo o Pix for, mais o volume de pagamentos vai aumentar”, destacou o executivo.

O WhatsApp anunciou o inícios das operações do sistema no país em junho, mas o BC determinou a suspensão do seu uso na semana seguinte. A justificativa da autoridade monetária dizia respeito à necessidade de analisar questões de competição e privacidade.

Enquanto WhatsApp Pay espera, Instagram tem novidades

Na última quinta-feira (12), o Instagram liberou as novas abas “Reels” e “Shop” para os usuários da plataforma. Vale lembrar que assim como o WhatsApp, a rede social pertence ao Facebook.

O Instagram anunciou as novidades no seu blog oficial, destacando como as ferramentas podem ajudar criadores de conteúdo e empreendedores a crescerem. Além disso, a rede social também afirma que os próprios usuários podem ter uma experiência mais rica e completa com a iniciativa.

Segundo o Instagram, a atualização na plataforma representa a sua preocupação com o público-alvo da rede social, e com a manutenção da sua relevância em meio às mudanças constantes no meio social moderno.

Shop

A Instagram Shop é um recurso voltado às marcas e pequenos negócios que atuam na plataforma. Assim como o caso do WhatsApp Pay, o recurso propões conectar ainda mais os empreendedores com seu público presente na plataforma.

Com a aba Shop, os usuários do Instagram podem se inspirar com conteúdos e itens encontrados, e encontrar novas coleções de produtos e sugestões personalizadas de compras. Além disso, a aba também oferece uma curadoria especial proporcionada pelos editores do canal @shop.

O Instagram destaca que a novidade reforça o compromisso da rede com o público que apresenta tendências e movimenta a cultura e a comunicação da na plataforma mais intensamente.

A rede social também assume o compromisso de manter a simplicidade na interface da plataforma, e se atentar aos feedbacks dos usuários em relação a esta e futuras novidades.

Reels

O Reels foi lançado como teste em alguns países, incluindo o Brasil, em junho deste ano, e agora está disponível em mais de 50 países. De acordo com o Instagram, a ferramenta representa uma nova maneira de criar e descobrir vídeos curtos, de até 15 segundos, para compartilhar com o público da plataforma.

A nova aba desenvolvida para o Reels serve como uma espécie de palco para as marcas e criadores de conteúdo. A ideia é facilitar o compartilhamentos dos vídeos para oferecer chances maiores de alcançar seu público e fazer sucesso.

Para mais informações sobre como funciona o Reels, que é uma espécie de resposta ao TikTok, basta acessar a publicação do Instagram sobre a ferramenta. Lá a rede social explicar como criar e compartilhar vídeos com o Reels.

A atualização do Instagram com as abas Shop e Reels deve ser disponibilizada a usuários dos sistemas iOS e Android do mundo inteiro em breve.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

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