9 erros nas redes sociais da sua empresa que afastam os seus clientes

Já é sabido que os negócios que pretendem decolar devem criar uma identidade na internet, em especial nas redes sociais. Apesar disso, infelizmente muitas empresas ainda não entendem a importância de gerir bem suas páginas e podem estar cometendo erros grotescos que estão afastando clientes.

Quem cria uma página para uma marca, muitas vezes acredita que basta publicar as propagandas da empresa de vez em quando que os seguidores e novos clientes irão aparecer como mágica. Mas a verdade é que gerenciamento de mídias sociais vai muito além disso, exige esforço e tempo para criar boas estratégias.

A seguir nós separamos os 9 erros que você pode estar cometendo na sua página online e ainda não se deu conta.

erros nas redes sociais

Fazer publicações monótonas apenas com propaganda da empresa

As redes sociais conquistam o público por conta dos conteúdos interessantes que são postados nelas. Nesse caso, se a sua página do Instagram, Facebook, etc, conta apenas com publicações chatas, como panfletos de produtos e outras coisas do tipo, pare agora. Tudo bem usar suas redes para anunciar seus produtos, mas ao menos faça isso de um jeito criativo, ok!?

Não trabalhar o marketing de conteúdo

O primeiro erro, nos leva automaticamente para o segundo que é o de não trabalhar o marketing de conteúdo. Essa vertente do marketing nada mais é do que criar conteúdos que tenham a ver com o seu negócio, mas que não fale especificamente dele, entendeu? Bom, vamos ver um exemplo:

Digamos que você tem um negócio de venda de móveis, um bom conteúdo que pode se relacionar ao seu nicho é “Como combinar móveis de cores diferentes” ou ainda “Dicas de como manter seu móvel de madeira sempre novo”.

Postagem de uma escola de teatro que criou um conteúdo que poderia ser relevante para alunos.

Esse tipo de conteúdo mantém o seu público interessado e sempre curioso para saber qual será a próxima dica.

Não atualizar sua página com frequência

Não, você não precisa publicar todos os dias se não tem tempo para isso. Porém, é interessante manter uma certa frequência de atualização nas suas redes para que seus seguidores e clientes lembrem da sua marca.

Fazer publicações sem “call to action”

O Call to Action é uma estratégia usada para conseguir engajamento em suas postagens. Ele nada mais é do que uma chamada para ação, incentivando os leitores a comentarem um post, compartilhar ou marcar amigos. Se bem aplicada, essa estratégia pode fazer com que as suas publicações ganhem muito mais relevância e novos seguidores que podem vir a se tornar clientes.

Postagem de Instagram com call to action pedindo para marcar pessoas.

Fazer uma rede social com foco apenas em seguidores

Ganhar seguidores nas redes sociais é muito importante, pois é através deles que seu negócio acaba se tornando mais conhecido. Contudo, esse não pode ser o foco principal de um negócio. Afinal de nada adianta ter 1000 seguidores no Instagram, se nenhum deles é ou se tornou seu cliente, ou mesmo se nenhum deles interage com a sua marca. Por tanto nada de cair na cilada de comprar seguidores, isso é uma baita perda de dinheiro e pode fazer com que a sua página seja bloqueada.

Ter um perfil em cada rede social

Isso só não é um erro se você conta com uma equipe para gerir as suas páginas, do contrário é totalmente desnecessário. Ainda mais se as publicações são sempre as mesmas em todas as redes. Dê preferência para a rede social onde você sabe que o seu público está, pode ser uma ou duas, e faça um bom trabalho nelas.

Não responder comentários

Isso é um pecado quase mortal para qualquer negócio que tem página.

Veja bem, a ideia de estar em uma dessas redes é justamente para se aproximar mais do seu público, então quando você deixa de responder os comentários e interagir com as pessoas, o propósito da estratégia desaparece. Por tanto, tire um tempo para responder os seus seguidores.

Não responder comentários negativos

Agora se você é do tipo que responde comentários, porém não responde quem está insatisfeito com o seu negócio, o pecado é mortal em dobro.

É claro que muitas vezes alguns comentários negativos são apenas haters que não merecem resposta, e nesses casos não vale a pena, mesmo, responder. Porém, quando o comentário diz respeito  aquelas situações que são tão difíceis que apenas uma resposta no Facebook ou Instagram além de não resolver ainda pode piorar a situação, é preciso tomar outra atitude.

Nesses casos, prefira sempre chamar a pessoa no particular para entender melhor qual o problema dela e tentar resolver a situação. Caso resolva, e o cliente se mostre satisfeito, não tenha medo de perguntar se ele poderia por favor escrever outro comentário avisando que a empresa resolveu o problema. Caso a situação não seja encerrada, você mesmo pode responder o comentário negativo, dizendo que já está em contato com a cliente para tentar resolver o problema.

O importante é sempre deixar claro que o seu negócio sempre faz o possível para que o cliente se sinta satisfeito e respeitado.

Usar linguagem muito formal nos posts

Mais uma vez a questão da proximidade com o cliente. Falar a mesma língua que os seus consumidores te aproxima mais deles. Muitas vezes, por causa disso as pessoas deixam de ver as marcas como organizações e acabam vendo-a como mais um amigo. Um exemplo incrível a ser seguido é dos tons usados nas redes sociais da Netflix e da Lola Cosmetics.

E então, você comete algum desses erros nas redes sociais do seu negócio? Bom se além desses você também quiser zerar os erros em atendimentos leia o nosso artigo sobre as 6 coisas que os clientes odeiam e talvez você também esteja fazendo.

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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