Fotos de produto : 5 dicas para tirar fotos com a câmera do seu celular

Só quem compra muito pela internet sabe da importância de ter boas fotos de produto expostas no anúncio, não é mesmo? Boas fotos trazem mais confiança na hora de fechar uma compra, além de também serem o maior atrativo de qualquer anúncio online.

Infelizmente, não são todos os comerciantes que têm acesso a materiais profissionais de captação de imagem, e por conta disso muitos acabam deixando de lado essa parte primordial de qualquer estratégia de venda online. Mas a boa notícia é que com algumas medidas simples é possível fazer fotos de produto dignas de catálogo, com a câmera do celular.

Ficou curioso? Então dá uma olhada na nossa lista com 5 dicas práticas para fazer as melhores fotos de produto da vida do seu negócio.

1. Iluminação é TUDO

iluminação para foto de produtos

Apesar de hoje em dia a maioria dos smartphones ter uma boa câmera, o fato é que eles jamais  poderão ser comparados a câmeras fotográficas profissionais. Sendo assim, todo e qualquer truque que ajude a melhorar a qualidade e nitidez das imagens deve ser utilizado.

É nessa parte que entra a importância da iluminação. Por si só ela já é primordial mesmo na captação de fotos profissionais, com imagens feitas com o celular então, essa importância dobra.

A dica principal é, sempre que possível usar a luz natural para fazer as fotos do seu produto. Dessa forma, procure tirar as fotos durante o dia, na claridade de uma janela, ou mesmo em um espaço do lado de fora da casa.

Luz artificial até pode ser usada, mas procure fazer bastantes testes para regular a intensidade e evitar que as fotos pixalizem ou estourem (fiquem claras de mais).

Ah, e evite o máximo possível fazer fotos a noite, câmera de celular, definitivamente não foi feita para ter qualidade depois que o sol vai embora.

2. Fundo neutro

Fundo neutro para fotos de produtos

Quando se faz foto de produtos todos os holofotes devem estar voltados para a estrela do show, por tanto, garanta que o fundo da sua foto não tenha distrações.

Fundos totalmente claros ou escuros trazem uma sensação de exclusividade para a mercadoria e não são difíceis de fazer. Basta usar um tecido branco ou preto atrás do seu produto que eles já darão o aspecto de foto feita um estúdio. E se quiser um efeito de “fundo infinito”, basta fixar um lado do tecido em uma parede e o outro no chão, formando uma curva como na foto abaixo:

3. Ângulos e Câmera

melhor ângulo para fotos de produtos

Agora que você já tem a iluminação e o fundo prontos, só resta começar a fazer as fotos. Para isso, explore todos os ângulos da mercadoria que você pretende vender e também da posição do seu celular. Faça fotos de cima, de baixo, de frente, enfim de todos os jeitos.

A única especificação dessa fase é tentar manter o enquadramento da imagem. Para facilitar isso, acione a opção de “linhas de grade” ou apenas “grade” nas configurações da câmera do seu celular. Com elas você pode usar técnicas como a da “regra dos terços”, por exemplo.

Outra dica é tentar manter uma distância não muito grande para tirar fotos, principalmente de produtos pequenos. Fotos de perto expõe mais detalhes e tornam a mercadoria mais atrativa. E tente não usar o zoom para isso, nos celulares ele tende há desestabilizar muito a câmera, além de diminuir a qualidade de captura.

E por falar em detalhes, tirar algumas fotos expondo-os também é uma ótima alternativa. Se você vende roupas, por exemplo, pode ser interessante fotografar a qualidade da costura, ou detalhes do tecido.

VEJA TAMBÉM: dicas para vender comidas que você faz em casa!

4. Invista em um tripé e em um adaptador para o seu celular

tripé para tirar fotos de produtos

Acredite, um tripé é o melhor amigo de quem pretende fazer boas fotos. Isso porque, além de dar mais estabilidade para as imagens, ele permite fazer fotos que às vezes só as mãos não dão conta.

Por exemplo, imagine fazer uma foto totalmente de cima sem sombras e sem precisar se equilibrar. É para esse tipo de coisa que um tripé serve.

Hoje é possível encontrá-los por diversos preços no mercado, por tanto esse não é um investimento muito caro.

Agora, se você for mesmo compra um tripé, não esqueça de também investir em um adaptador específico para poder prender o seu celular. Eles são pecinhas simples e super baratas que podem ser encontradas em qualquer site ou loja de eletrônicos.

5. Edite as suas fotos (sem usar filtros)

Editar foto no celular

Não importa se a é de celular ou não, toda foto de produto precisa ser editada para fazer cortes, ajustar iluminação, contraste ou qualquer outra coisa que deixe seu produto mais atrativo. Por tanto, aprenda a usar algumas ferramentas de edição de fotos, o que não falta é tutorial no YouTube ensinando esse tipo de coisa.

E então, curtiu as nossas dicas? Com certeza o uso de fotografias de boa qualidade irão elevar a relevância dos seus produtos na internet e te farão vender muito mais.

Agora que você já tem conhecimento de fotografia de produtos, que tal dar uma olhada também nos 6 aplicativos mais usados pelos empreendedores de sucesso e se tornar um expert em vendas pela internet?

Veja também:

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário