Açougue Delivery – Transforme o seu negócio com a entrega de carnes

A pandemia de Covid 19 fez com que os negócios delivery se tornassem ainda mais relevantes e ampliou as possibilidades do mercado. Muitos segmentos tradicionais que vendiam apenas de forma presencial, passaram a apostar nas entregas a domicílio. Entre esses casos está o chamado Açougue Delivery que permite que as pessoas comprem carne a distância.

A montagem de um açougue delivery é indicado principalmente para aqueles empreendedores que já possuem um estabelecimento físico. Isso porque esse é o tipo de negócio que exige uma grande estrutura de arrefecimento das mercadorias, além de conhecimento técnico dos profissionais que trabalham com esse serviço.

Dessa forma, o delivery acaba sendo mais um serviço que gera valor a marca já existente.

Veja a seguir tudo o que é necessário para a montagem de um serviço de açougue delivery e se destaque entre os concorrentes da sua região.



Planejamento

açougue delivery

O primeiro passo para a montagem do açougue delivery é o planejamento de como será o serviço de entrega, além dos custos envolvidos nisso.

O ideal aqui para não deixar passar nada é, mesmo que você já tenha um estabelecimento e trabalhe com açougue, montar um plano de negócio simplificado. No caso, como você já tem os equipamentos, imóvel e outros pontos, o principal são os pontos de:

  • Possível contratação de mais funcionários;
  • Gastos com veículo(s) próprios para entrega;
  • Gastos com plataformas de atendimento ao cliente;
  • Custos no novo serviço.

Além desses pontos mais voltados ao financeiro, também é nessa etapa que o empreendedor deverá decidir como será a operação do seu delivery.




Publicidade


As demandas serão entregues durante o dia todo ou apenas sob encomenda? De que forma serão feitas as entregas? A divulgação será feita como? Entre outras coisas importantes

Em resumo, essa é a etapa para o empreendedor decidir questões primordiais para o funcionamento do negócio, e também os pormenores operacionais.

Canais de atendimento do seu Açougue Delivery

Os canais de atendimento são pontos importantes a serem pensados pelo empreendedor na hora de montar seu delivery.



Como açougue é um tipo de negócio onde os preços das mercadorias variam muito, além de as opções de compras também serem numerosas, o ideal aqui seria investir em uma plataforma própria, online para que os clientes montassem seus pedidos.

Apesar disso, investir de início em uma ferramenta cara como essa não é indicado. Isso porque o ideal é analisar a aceitação do negócio, a viabilidade e demanda de clientes, para só então calcular se vale a pena desenvolver uma plataforma com essa.

Sem essa opção, a princípio o empreendedor deve utilizar as ferramentas como os aplicativos de entrega, que permitem que o “menu de produtos” seja atualizado com frequência. Esse é o caso do iFood, Uber Eats e outros.

Lembrando que o empreendedor pode utilizar esses aplicativos como canais de atendimento, mesmo que a intenção seja fazer entregas por conta própria.

Outras opções que também devem ser aderidas são os pedidos pelo WhatsApp Business, redes sociais como o Facebook e também pelo telefone.

Organização dos pedidos

Para evitar confusões na hora de receber os pedidos para entrega, e também para responder aos clientes o mais rápido possível, o ideal é ter um funcionário que fique responsável apenas por essa parte. Dessa forma, o profissional gerencia os pedidos que chegam por todos os canais de atendimento disponíveis.

É aconselhável que esse mesmo funcionário também fique responsável pela organização da logística de entrega, no caso, separando os pedidos que devem ser entregues primeiro

Formato de entregas do seu açougue delivery

Normalmente em negócios delivery de alimentos, é possível que o empreendedor escolha se deseja ter sua própria equipe de entregas, ou se irá contratar os entregadores dos aplicativos.

No entanto, como as mercadorias de um açougue necessitam de armazenamento especial na hora da entrega, o empreendedor fica limitado a ter seu próprio sistema de entregas.

No caso, o empresário precisará ter ao menos um veículo para o transporte das mercadorias, e recipientes térmicos para que as carnes e demais produtos mantenham a temperatura correta até o momento da entrega.



Uma opção é o investimento em bolsas térmicas de tamanho grande.

Embalagens primárias para as mercadorias

Como se trata de produtos facilmente perecíveis, a embalagem primária dos alimentos também é importante.

Aqui o ideal, é que os produtos sejam separados por porções, preferencialmente em bandejas de isopor e muito bem selados com papel-filme. Além de a organização dessa forma ser mais fácil, as embalagens de isopor já agem como um primeiro isolante térmico nas carnes.

Lembrando que apenas essa primeira embalagem não é suficiente para garantir que os produtos não estraguem até a entrega. Por isso que os recipientes onde as mercadorias serão armazenadas no veículo de entrega também precisam ter proteção térmica.

Divulgação e Planos de assinatura

Depois de a operação do serviço delivery estar pronta, chegou a hora de divulgá-lo para os clientes.

Nesse caso, por se tratar de alimentos que variam de preço semanalmente, o ideal é apostar nas postagens em redes sociais, e entregar encartes nas residências próximas ao negócio com as promoções da semana. Não esqueça que o principal nessa estratégia é destacar a entrega delivery do estabelecimento com os canais de contato.

Montar linhas de transmissão no WhatsApp e enviar as promoções semanais aos clientes também é uma ótima forma de divulgar o serviço.

Agora falando de fidelização de clientes e aumento de vendas, é sempre importante fazer algumas promoções para conquistar o consumidor.

Uma dessas que pode dar ótimos resultados é o cartão-fidelidade, onde a cada “x” número de compras, o cliente ganha um brinde ou um grande desconto.

Por último, para garantir mais vendas de forma antecipada, o empreendedor pode aderir as assinaturas e pacotes semanais ou mensais no seu açougue.



Dessa forma, o empreendedor monta kits de mercadorias que podem suprir a necessidade semanal ou mensal do cliente. Esses kits podem ser entregues tudo de uma única vez, ou no caso do mensal, uma vez por semana sempre com carnes frescas.

Como você pode ver odelivery se tornou uma grande oportunidade para o setor de alimentação. Sendo assim, os negócios que aderirem a tendência certamente se destacarão daqueles que não acompanharem as evoluções do mercado.

Veja também: Marmitex Delivery; Transforme o seu negócio com a entrega de comida

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário