Como vender pelo WhatsApp? Passo a Passo para começar no aplicativo

O WhatsApp é um poderoso aliado de quem deseja vender mais, atingindo resultados expressivos em médio e longo prazo. O grande problema é que nem todo mundo sabe como utilizar essa ferramenta para vender.

Esse é o seu caso? Então, confira as dicas que preparamos sobre como vender pelo WhatsApp e veja como maximizar os resultados de seu negócio por meio dessa ferramenta!

Por que vender pelo WhatsApp?

Mas, afinal, por que você deve investir na venda pelo WhatsApp? Simples: essa é uma plataforma com mais de 1 bilhão de usuários ativos, portanto, é um dos melhores canais para criar uma relação próxima com clientes e potenciais clientes, o que maximiza as chances de vendas e de lucro.

Dicas para vender pelo WhatsApp

Já sabe que vender pelo WhatsApp é benéfico e pode gerar impactos positivos no seu lucro, mas não sabe usar a ferramenta? Neste caso, veja as dicas que preparamos para solucionar esse problema de uma vez por todas:

Utilize o WhatsApp Business

Whatsapp Business

Como o próprio nome indica, o WhatsApp Business é uma versão da plataforma voltada para empresas, neste caso de quaisquer portes. E, acredite, utilizar essa versão é melhor porque não se mistura uma conta pessoal com uma de negócios, dando um tom mais profissional ao seu trabalho.

Além disso, o WhatsApp Business conta com o diferencial de disponibilizar métricas / informações essenciais sobre o relacionamento com clientes e potenciais clientes. É possível saber, por exemplo, o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, podendo identificar que tipo de informação mais atrai o consumidor.

Outra vantagem é a possibilidade de envio de mensagens automáticas e organização de contatos em diferentes listas para encaminhamento de informações, facilitando seu trabalho de divulgação de produtos.

Use o catálogo

Catálogo Whatsapp Business

Catálogo é um recurso disponibilizado dentro do WhatsApp Business. Nele, você pode publicar os produtos que vende e seus respectivos valores. Assim, o cliente consegue ter rápido acesso à informação, acelerando todo o processo de venda.

A função Catálogo pode ser acessada no menu de configurações da conta, basta acessá-la e fazer o upload da imagem do produto e seu preço. Se tiver um catálogo ou cardápio, também é possível utilizá-lo nesse campo.

Adote o recurso de transmissão

Transmissão Whatsapp

Enviar uma mensagem personalizada para cada um de seus contatos dá muito trabalho. Para otimizá-lo e economizar seu tempo, adote o recurso de transmissão, que permite encaminhar uma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo, que a recebem de forma individual, sem ser em grupo.

Esse cuidado ajuda a personalizar a ação, fazendo com que seu cliente se sinta especial, com uma mensagem pensada exatamente de acordo com seus desejos, o que possibilita estreitar o relacionamento, gerar compra e recompras.

Faça ações de marketing de conteúdo

Marketing e vendas pelo Whatsapp

Uma boa estratégia de venda no WhatsApp não é baseada somente na divulgação de produtos e da empresa, mas também de conteúdo relevante para o cliente ou potencial cliente.

É o chamado marketing de conteúdo, que tem como finalidade atrair e engajar seu público-alvo, fazendo com que tenha interesse na marca, em seus produtos e serviços, passando mais confiança ao consumidor.

Mas, o que seria um conteúdo relevante, especificamente? Pode ser um post em um blog, rede social ou vídeo dando dicas de uso ou conservação de um produto comercializado.

Além dos posts e vídeos, também existe a possibilidade de encaminhar fotos, infográficos e áudios de pequena duração com informações que agreguem valor ao consumidor e gerem maior confiança no trabalho da empresa.

Atraia mais contatos

Contatos do Whatsapp

Não basta se restringir aos contatos que já possui, é importante ampliar essa lista. Para isso, crie estratégias de divulgação de seu WhatsApp para novos clientes, como o oferecimento de uma recompensa.

É possível disponibilizar, por exemplo, um e-book com conteúdo relevante ou cupom de desconto em troca do contato do cliente e autorização de envio de mensagens pela plataforma.

Invista no atendimento

Atendimento via Whatsapp

De nada adianta realizar ações diferenciadas pelo WhatsApp e não dedicar um tempo de seu dia para o atendimento aos clientes, porque se ele não receber resposta para seu questionamento certamente comprará com a concorrência.

Portanto, invista tempo no atendimento, realizando-o diariamente e, de preferência, assim que possível. Quanto mais rápida for a comunicação, mais satisfeita a pessoa ficará.

Durante o atendimento, trate o cliente cordialmente, seja objetivo e use a linguagem de seu público-alvo. Caso trabalhe com um público jovem e descolado, é possível utilizar emojis e gifs na comunicação. Agora, se o caso reportado for mais sério, considere ligar ao cliente.

Avatar
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Deixe seu comentário