Como vender pelo WhatsApp? Passo a Passo para começar no aplicativo

O WhatsApp é um poderoso aliado de quem deseja vender mais, atingindo resultados expressivos em médio e longo prazo. O grande problema é que nem todo mundo sabe como utilizar essa ferramenta para vender.

Esse é o seu caso? Então, confira as dicas que preparamos sobre como vender pelo WhatsApp e veja como maximizar os resultados de seu negócio por meio dessa ferramenta!

Por que vender pelo WhatsApp?

Mas, afinal, por que você deve investir na venda pelo WhatsApp? Simples: essa é uma plataforma com mais de 1 bilhão de usuários ativos, portanto, é um dos melhores canais para criar uma relação próxima com clientes e potenciais clientes, o que maximiza as chances de vendas e de lucro.

Dicas para vender pelo WhatsApp

Já sabe que vender pelo WhatsApp é benéfico e pode gerar impactos positivos no seu lucro, mas não sabe usar a ferramenta? Neste caso, veja as dicas que preparamos para solucionar esse problema de uma vez por todas:

Utilize o WhatsApp Business

Whatsapp Business

Como o próprio nome indica, o WhatsApp Business é uma versão da plataforma voltada para empresas, neste caso de quaisquer portes. E, acredite, utilizar essa versão é melhor porque não se mistura uma conta pessoal com uma de negócios, dando um tom mais profissional ao seu trabalho.

Além disso, o WhatsApp Business conta com o diferencial de disponibilizar métricas / informações essenciais sobre o relacionamento com clientes e potenciais clientes. É possível saber, por exemplo, o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, podendo identificar que tipo de informação mais atrai o consumidor.

Outra vantagem é a possibilidade de envio de mensagens automáticas e organização de contatos em diferentes listas para encaminhamento de informações, facilitando seu trabalho de divulgação de produtos.

Use o catálogo

Catálogo Whatsapp Business

Catálogo é um recurso disponibilizado dentro do WhatsApp Business. Nele, você pode publicar os produtos que vende e seus respectivos valores. Assim, o cliente consegue ter rápido acesso à informação, acelerando todo o processo de venda.

A função Catálogo pode ser acessada no menu de configurações da conta, basta acessá-la e fazer o upload da imagem do produto e seu preço. Se tiver um catálogo ou cardápio, também é possível utilizá-lo nesse campo.

Adote o recurso de transmissão

Transmissão Whatsapp

Enviar uma mensagem personalizada para cada um de seus contatos dá muito trabalho. Para otimizá-lo e economizar seu tempo, adote o recurso de transmissão, que permite encaminhar uma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo, que a recebem de forma individual, sem ser em grupo.

Esse cuidado ajuda a personalizar a ação, fazendo com que seu cliente se sinta especial, com uma mensagem pensada exatamente de acordo com seus desejos, o que possibilita estreitar o relacionamento, gerar compra e recompras.

Faça ações de marketing de conteúdo

Marketing e vendas pelo Whatsapp

Uma boa estratégia de venda no WhatsApp não é baseada somente na divulgação de produtos e da empresa, mas também de conteúdo relevante para o cliente ou potencial cliente.

É o chamado marketing de conteúdo, que tem como finalidade atrair e engajar seu público-alvo, fazendo com que tenha interesse na marca, em seus produtos e serviços, passando mais confiança ao consumidor.

Mas, o que seria um conteúdo relevante, especificamente? Pode ser um post em um blog, rede social ou vídeo dando dicas de uso ou conservação de um produto comercializado.

Além dos posts e vídeos, também existe a possibilidade de encaminhar fotos, infográficos e áudios de pequena duração com informações que agreguem valor ao consumidor e gerem maior confiança no trabalho da empresa.

Atraia mais contatos

Contatos do Whatsapp

Não basta se restringir aos contatos que já possui, é importante ampliar essa lista. Para isso, crie estratégias de divulgação de seu WhatsApp para novos clientes, como o oferecimento de uma recompensa.

É possível disponibilizar, por exemplo, um e-book com conteúdo relevante ou cupom de desconto em troca do contato do cliente e autorização de envio de mensagens pela plataforma.

Invista no atendimento

Atendimento via Whatsapp

De nada adianta realizar ações diferenciadas pelo WhatsApp e não dedicar um tempo de seu dia para o atendimento aos clientes, porque se ele não receber resposta para seu questionamento certamente comprará com a concorrência.

Portanto, invista tempo no atendimento, realizando-o diariamente e, de preferência, assim que possível. Quanto mais rápida for a comunicação, mais satisfeita a pessoa ficará.

Durante o atendimento, trate o cliente cordialmente, seja objetivo e use a linguagem de seu público-alvo. Caso trabalhe com um público jovem e descolado, é possível utilizar emojis e gifs na comunicação. Agora, se o caso reportado for mais sério, considere ligar ao cliente.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário