WhatsApp Business ganha botão de compra que facilita acesso a produtos

Na última terça-feira (10) o WhatsApp Business ganhou uma atualização que há tempos era aguardada pelos negociantes que utilizam a plataforma como meio de vendas e comunicação com os clientes. Trata-se do botão de compras, que a partir de agora, irá permitir que os clientes saibam no mesmo momento se uma conta comercial oferece ou não catálogo de produtos no aplicativo.

Antes desse recurso, o cliente interessado precisava clicar no perfil da empresa, e só então sabia se havia ou não um catálogo disponível.

Além dessa informação prévia, com a nova funcionalidade, o cliente pode selecionar os produtos de seu interesse, e iniciar uma conversa com a empresa especificamente sobre o mesmo com apenas um clique.

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A funcionalidade já está disponível para uso em todos os países que utilizam o aplicativo. Segundo o WhatsApp, o maior objetivo do botão de compras é facilitar o acesso das pessoas aos produtos oferecidos por comerciantes. Com essa comodidade, a empresa esperar ajudar os negociantes a aumentarem suas vendas.

A localização do botão está onde antes ficava a função de chamada de voz, ao lado dos botões de contato e opções.

Empresa está empenhada em melhorar experiência dos usuários com o WhatsApp Business

No mundo todo, segundo um levantamento realizado pelo próprio WhatsApp, mais de 175 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp Business todos os dias.  Entre as funções estão a comunicação com empresas ou clientes, negociação de mercadorias, ou só acesso aos catálogos de vendas. Apenas no Brasil, esse número chega a 13 milhões.

É aqui no Brasil também que 85% dos consumidores alegam maiores chances de fazer negócio com empresas que utilizam aplicativos de mensagens, do que com as que não utilizam.

Esse insight é bastante importante para os negociantes que por um motivo ou outro ainda não se adaptaram ao uso desse tipo de plataforma.

Também segundo comunicou a outra empresa de Mark Zuckerberg, um dos maiores propósitos das recentes atualizações do WhatsApp Business é fazer com que as compras de final de ano possam ser realizadas de forma facilitada.

A melhora constante da experiência de compras dos usuários, somado a necessidade que ainda paira sobre a sociedade de realizar compras de maneira remota, certamente tendem a fazer da nova funcionalidade do WhatsApp um sucesso entre consumidores e negociantes.

Outras funções também foram incluídas nesse ano

Apesar desse ser a mais recente novidade do Business, durante o ano todo a plataforma passou por transformações. Todas elas com objetivo de ajudar empresários a divulgar mais facilmente seus produtos.

Em julho desse ano, por exemplo, a empresa anunciou que estava disponibilizando um QR Code personalizado para cada negócio dentro da plataforma. O código poderia ser impresso e disponibilizado nos materiais de divulgação dos negócios. Dessa forma, para iniciar contato online com a empresa, o cliente só precisaria apontar a câmera do celular para o dito código.

A função deu tão certo, que até mesmo lojas e comércios de grande porte, adotaram o uso do QR Code em seu cotidiano de negócios. Mais ainda, na época de pandemia que obrigou todos, a se lançarem nas plataformas online de negócios.

Além dessa função, no mesmo período o Whatsapp também anunciou outra sobre compartilhamento. Ela permite que os negócios da plataforma compartilhem seus catálogos de produtos em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e outros.

Essa função se estende para os clientes, que também ficam possibilitados de compartilhar o link do catálogo em suas próprias mídias.

Como se cadastrar no WhatsApp Business?

Para o empreendedor que ainda não tem uma página para o próprio negócio no WhatsApp Busines, o cadastro é realizado de forma fácil e em pouquíssimos minutos.

Para isso basta baixar o aplicativo do Whatsapp Business na Play Store ou App Store, registrar seu contato comercial e cadastrar o seu catálogo de produtos.

Além das funções já citadas nesse texto, a forma Business do WhatsApp ainda oferece uma série de vantagens ao negociante.

Entre as funções mais utilizadas estão a rede de transmissão. Ela permite compartilhar promoções e outras informações da empresa com vários usuários de uma única vez. Organização por etiquetas, para não perder de vista a qual categoria cada cliente ou parceiro pertence, além de muitas outras.

Para saber mais sobre todas as funções do aplicativo, leia o nosso artigo sobre Whatsapp para Negócios.

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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