Um dos negócios de alimentação mais lucrativos desde sempre, são as pizzarias. O amor pela pizza é mundial e muitas pessoas têm nesse prato sua comida preferida. Sendo assim, muitos empreendedores têm o sonho de abrir uma pizzaria, mas não sabem exatamente por onde começar.
Como qualquer negócio de comércio e consumo de alimentos, é necessário ter cuidado redobrado com os documentos exigidos no momento de abrir uma pizzaria. Tudo precisa estar de acordo com a vigilância sanitária, além de outras documentos exigidos pelo município em que o negócio será instalado.
Para além da documentação, também é necessário fazer um bom planejamento financeiro e de mercado.
A seguir nós te explicamos um passo a passo de como abrir uma pizzaria, além de te dar algumas dicas que poderão ajudar o negócio decolar mais rápido.
Tipos de pizzaria
A primeira coisa a ser decidida no momento em que se pensa em abrir uma pizzaria, é qual será o tipo de negócio. Existem alguns tipos de pizzaria que podem ser avaliados pelo empreendedor:
- Pizzaria Convencional Salão: Essa é a mais comum que oferece além das entregas a opção de o cliente consumir o alimento no local.
- Pizzaria Delivery: nessa opção, o negócio trabalha apenas com entregas e retirada. Acaba sendo financeiramente um negócio mais barato, pois não exige o aluguel de um imóvel com salão para receber clientes.
- Pizzaria Fast Food: Esse modelo não é tão comum no Brasil, mas pode dar muito certo. Ele funciona como uma lanchonete onde, ao invés de comprar uma pizza inteira, o cliente consome pedaços. Quem conhece o Pizza Hut, é basicamente o mesmo modelo.
- Pizzaria Rodízio: Os rodízios têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Nesse modelo o cliente paga uma “taxa” e pode consumir quantos pedaços de pizza quiser enquanto garçons passam nas mesas do estabelecimento oferecendo-os.
Público alvo para abrir uma pizzaria
A pesquisa de público alvo é um das etapas de montagem de um plano de negócio, documento muito importante na hora de montar uma empresa.
O público alvo é o que irá ditar várias decisões importantes que o empreendedor precisará tomar. Ele pode ser decidido após o negociante escolher com qual tipo de modelo de pizzaria irá querer trabalhar, ou antes, e dessa forma o público irá influenciar na escolha do modelo.
Por exemplo, digamos que você queira atender em um bairro com público de classe A e B com hábitos de consumo fora de casa e com alto teor de exigência. Provavelmente, você iria optar pela abertura de uma pizzaria tradicional ou de rodízio, e oferecer ingredientes mais requintados, talvez até importados. Do mesmo modo, os preços praticados pelo seu negócio também seriam mais elevados.
Nesse exemplo, foi o público quem ditou a sua escolha de modelo de negócio. Mas o contrário também é possível.
Além do modelo, também será o público que irá ditar a sua escolha por fornecedores, ambientação do seu negócio e a base de preços que devem ser praticados por você.
Em relação aos fornecedores, veja esse artigo de como encontrar bons fornecedores para saber como escolher os melhores para a sua empresa.
Pesquisa de concorrentes
Essa é outra etapa da montagem do Plano de Negócio. Pesquisar os seus concorrentes é importante para saber quem serão os seus competidores na região em que irá abrir sua pizzaria, quais os valores praticados por eles e quais serviços oferecem ao público.
Com esses dados é mais fácil montar estratégias para se diferenciar da concorrência e conseguir conquistar clientes.
Aliás, você sabe como a diferenciação é algo importante em um negócio? Se não entende muito sobre o termo, leia esse artigo onde damos dicas de como se sobressair à concorrência.
Ponto Comercial para abrir uma pizzaria
Após avaliados os dois tópicos anteriores, é o momento de escolher o melhor ponto comercial para instalar a sua pizzaria.
A escolha desse local irá depender do modelo de negócio que você decidiu abrir, porém, uma coisa comum entre todos eles é que o espaço onde será instalada a cozinha deve ser amplo.
Se a opção for por atendimento no local, também é primordial contar com um bom espaço de salão onde ficarão as mesas.
Outro ponto é que o imóvel precisa ter espaço para um estacionamento próprio, estar localizado em região com boa circulação de pessoas e o principal, ser de fácil acesso ao seu público alvo.
Equipamentos e funcionários para abrir uma pizzaria
Fazer pizzas exige alguns equipamentos primordiais que toda a pizzaria precisa ter. Além disso, em casos de atendimento no local, também será necessário investir em móveis para o salão.
Os equipamentos e móveis básicos para abrir uma pizzaria são:
- Forno industrial (a gás ou lenha)
- Fogão;
- Geladeira;
- Freezer;
- Masseira;
- Balança;
- Mesas e bancadas;
- Utensílio de cozinha;
- Panelas e Formas;
- Máquina fatiadora de Frios;
- Mochilas térmicas de entrega;
- Jogos de mesas e cadeiras;
- Balcão de atendimento;
- Caixa registradora;
- Máquinas de cartão;
- Entre outros.
Em relação aos funcionários, o número irá depender do tamanho e demanda do seu negócio. Mas o quadro básico é composto por:
- Pizzaiolo;
- Auxiliares de cozinha;
- Gerente;
- Atendentes para pedidos delivery;
- Garçons;
- Caixa;
- Profissional de limpeza geral;
- Entregadores (próprios ou de aplicativos como o iFood)
Documentação para pizzaria
A parte documental de qualquer negócio de comida é essencial para operar dentro da lei. Para obter todas as licenças, é necessário buscar a ajuda de um profissional contábil que irá, além de fazer a abertura legal da empresa, correr atrás de outras documentações necessárias para operação. Entre esses documentos podemos citar:
- Inscrição municipal;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de funcionamento;
- Alvará de licença do Corpo de Bombeiros;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Entre outros.
Investimento e Lucratividade de uma Pizzaria
O investimento mínimo necessário para abrir uma pizzaria é de R$25 mil, contudo esse valor é relativo ao tamanho e modelo do negócio e não está somado o Capital de Giro para manter o negócio enquanto o mesmo não dá lucros.
Em relação à lucratividade, segundo levantamento do Sebrae, é possível faturar até R$60 mil mensais com uma pizzaria, no entanto, assim como o investimento, esse valor é extremamente variável e depende de vários fatores.
Veja também: Como vender sanduíche natural? Dicas de embalagens e como começar