5 dicas para se diferenciar da concorrência e destacar o seu negócio

diferenciar da concorrência

Um termo constante quando falamos de implantação de um novo empreendimento ou estabelecimento é relacionado a diferenciação. O quão importante esse fator é, ainda mais quando se vende produtos ou serviços muito semelhantes aos da concorrência. Apesar de se ouvir falar muito nisso, são poucos os casos onde se explica exatamente como fazer, por isso que hoje você vai descobrir algumas dicas para diferenciar o seu negócio da concorrência e vender muito mais.

Bom, como a maioria das etapas de montagem e gerenciamento de uma empresa, nada pode ser feito no escuro. Dessa forma, você só conseguirá saber o que e como aplicar aquilo que poderá destacar o seu negócio dos demais, realizando uma ampla análise. De início isso pode parecer trabalhoso, e é mesmo. Porém, é possível colher frutos valiosos quando essas etapas são bem aplicadas.

Se mesmo lendo tudo isso, você ainda não entendeu muito bem o que é para fazer, se acalme. A seguir nós te daremos 5 dicas de como se diferenciar da concorrência e ganhar o coração dos consumidores.

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Análise de concorrentes

É impossível saber como se destacar se você não souber primeiro qual o modus operandi da concorrência, correto?

Dessa forma, a primeira dica é analisar todos os seus concorrentes em todos os fatores disponíveis para conhecimento. Você precisará colher informações de:

  • Serviços oferecidos;
  • Qualidade de produto ou serviço;
  • Perspectiva que os clientes têm desse concorrente;
  • Valores praticados;
  • Se há algum benefício extra oferecido aos clientes;
  • Qualidade da estrutura física de estabelecimentos;
  • Qualidade de atendimento;
  • Fornecedores;
  • E outras coisas mais que podem ser relevantes.

Após esse levantamento, você já perceberá uma certa facilidade em pensar em coisa que poderiam ser feitas melhores no seu negócio para ter destaque.

Tem dúvidas de como analisar seus concorrentes? Veja essas dicas no Portal do Sebrae.

Conheça o seu cliente a fundo

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas parando para analisar, você realmente conhece o perfil e necessidades reais do seu cliente?

Um negócio só existe porque o cliente existe e não há maneira melhor de saber como se destacar, do que conhecendo o perfil do seu consumidor por inteiro.

Por tanto, além das coisas óbvias  o mais importante a se conhecer é: o que o seu cliente precisa, porém ainda não encontrou em nenhum outro local?

Achou uma informação complicada de se obter? Pois é mesmo! Para conseguir ter uma noção melhor e certeira dessa resposta, a melhor maneira é conversando com o seu consumidor. Pense em quantas coisas conseguimos descobrir em uma simples conversa amigável com alguém. Pois bem, com o seu cliente não é diferente.

Converse de verdade com as pessoas que compram com você, não apenas por meio de pesquisas (que são sim muito relevantes), mas de igual para igual. Além de conseguir informações valiosas, de quebra você faz com que o consumidor tenha uma visão mais humana do seu negócio, o que é sempre um atrativo a mais.

Ofereça mais do que o esperado

Nada é mais eficiente na fidelização de um cliente do que surpreende-lo positivamente. Sendo assim, não importa qual o produto ou serviço oferecido por você, procure sempre oferecer algo a mais. Seja uma facilitação no crédito desse cliente, ou quem sabe um brinde inesperado, ou até mesmo uma resolução de problema que o cliente sabe que não seria responsabilidade sua, porém, você faz questão de resolver.

Acredite, pode até dar um pouco mais de trabalho, porém a quantidade de cliente que terá uma imagem positiva do seu negócio fará com que isso valha a pena.

Saiba quais são os pontos fracos do seu negócio

Você fez a análise de concorrentes e de clientes, e você é dono da sua empresa e a conhece melhor do que qualquer um.

Sendo assim, agora é hora de fazer um levantamento de todos os seus pontos fracos. E mais importante ainda, você precisará montar uma estratégia para corrigir isso.

Sabemos que não é nem um pouco fácil admitir que sim, nosso negócio não é perfeito e que muitos erros que acontecem no gerenciamento dele são culpa nossa. Porém, essa é a hora de concertar isso.

Por tanto, se o seu maior problema for à questão do atendimento, talvez seja hora de investir em um bom curso para que você e seus funcionários saibam melhor como lidar com as pessoas.

Seu ponto fraco pode ser a qualidade ou preço dos produtos. Para resolvê-lo será necessário negociar ou até mesmo trocar os seus fornecedores.

Esses são só alguns exemplos comuns de problemas que podem afetar um negócio, mas só você poderá analisar melhor todos aqueles que estão te impedindo de prestar um serviço melhor ao seu cliente.

Trabalhe o marketing da sua empresa

Marketing, publicidade, divulgação. Existe um motivo para que as empresas de maior sucesso e destaque tenham um setor que trabalha apenas com isso.

Sem uma divulgação eficiente, criativa e bem feita dificilmente um negócio consegue se diferenciar da concorrência. Mas não pense que apenas fazer alguns panfletos ou postar em uma rede social uma vez por semana irá fazer milagre pelo seu negócio.

A maior ideia do marketing nesses casos de diferencial da concorrência é trabalhar o que os marketeiros chamam de “branding”, ou seja, a impressão que uma marca causa em seus consumidores.

Por isso que toda a estratégia de comunicação da empresa deve ser voltada não apenas para divulgar seus serviços e produtos, mas sim para conquistar e aproximar os seus clientes da empresa.

Se quiser saber mais sobre alguns conteúdos que podem ajudar nessa tarefa, dê uma lida no nosso artigo sobre Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio.

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Bom, essas foram as nossas 5 dicas para diferenciar o seu negócio da concorrência. Agora basta colocar cada uma delas em prática e ver o destaque que a sua empresa irá conseguir depois disso.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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