Como encontrar bons fornecedores – Aumente seus lucros e venda mais

Encontrar bons fornecedores é um ponto primordial para a maioria dos negócios, porém essa pode não ser uma tarefa tão fácil quanto se espera.

Fornecedores de qualidade e confiáveis para serem encontrados exigem bastante pesquisa, afinal de contas, os empreendedores também precisam considerar fatores como tempo de entrega e valores.

Dessa forma, antes mesmo de iniciar as tramitações para abrir um negócio, é importante que o empreendedor já inicie a sua busca pelos fornecedores de matéria-prima de sua mercadoria. Com isso, todo o processo de abertura do negócio será facilitado e essa será uma questão a menos a ser resolvida.

encontrar-bons-fornecedores

Se você tem dúvidas de quais as melhores formas de encontrar bons fornecedores, leia esse texto até o final que nós daremos algumas dicas preciosas.

Faça uma pesquisa online

Essa dica pode parecer óbvia, no entanto, existe uma maneira mais correta de fazer uma pesquisa online por fornecedores do simplesmente pegar os primeiros nomes que aparecerem.

A melhor maneiras de saber se um fornecedor que você encontrou na internet é bom, é levando essa pesquisa para além do site do negociante.

Anote todos os nomes dos fornecedores que mais chamaram a sua atenção e em seguida, pesquisa o mesmo em site como o Reclame Aqui e no Facebook. No Reclame Aqui você deve avaliar qual a reputação dessa empresa e quais os principais motivos de reclamação das pessoas.

Já no Facebook ou outra rede social da empresa, você deve fazer uma boa pesquisa nos comentários para saber qual a opinião dos clientes da mesma.

Com essas duas pesquisas você já consegue ter uma boa noção em relação à confiabilidade desse fornecedor e a partir disso pode buscar um contato mais direto para saber outras coisas sobre a empresa.

Fornecedores locais podem ser uma boa ideia

Quando você encontra uma boa distribuidora local, na maioria das vezes isso significa que o tempo das entregas da sua mercadoria serão menores e possivelmente os preços mais em conta, já que o frete tende a ser mais barato.

Apesar disso, não quer dizer que só porque um fornecedor está mais próximo de você ele é bom. Dessa forma, nesses casos também é preciso realizar uma boa pesquisa dessa empresa antes de fechar negócio.

Para isso, busque saber em quais locais esse distribuidor faz entregas e qual a opinião desses locais em relação a ele.

Também use a internet da mesma forma que explicamos anteriormente para saber ainda mais sobre a reputação da empresa.

Analise as formas de pagamento e prazos de entrega

Além da qualidade dos produtos esse também é um ponto importantíssimo que precisa ser considerado ao escolher a empresa responsável pela sua matéria-prima.

Veja se as formas de pagamento e os prazos de entrega do fornecedor estão de acordo com as necessidades do seu negócio. Caso não estejam ou você busca uma forma de negociar, ou encontra outra empresa que esteja mais de acordo com o que você precisa.

Tenha certeza da capacidade de distribuição ao encontrar bons fornecedores

Uma das principais dúvidas que você deve sanar ao entrar em contato com as empresas é sobre a capacidade de distribuição que elas têm. Para que essa informação tenha relevância, você precisa ter uma boa média de quanto material irá precisar e em quanto tempo.

Dessa forma, garanta que o fornecedor contratado conseguirá suprir a necessidade de compras do seu negócio.

Nada pior do que estar com um insumo em falta e o fornecedor não ter para te oferecer. O negócio pode perder muito caso isso aconteça.

Participe de encontros e feiras do seu nicho de negócio para encontrar bons fornecedores

Essa é sem dúvidas a forma mais confiável e certeira de encontrar bons fornecedores para o seu negócio.

As feiras de negócios costumam reunir muitas empresas que trabalham no mesmo segmento, dessa forma, além de encontrar outros empreendedores do mesmo ramo com quem é possível trocar figurinhas, também é possível encontrar boas empresas para serem parceiras do seu empreendimento.

Dessa forma, fique por dentro da programação de feiras e eventos do seu mercado, você com certeza tem muito a ganhar participando em um desses.

Aliás, aqui no site nós já demos algumas dicas de feiras do comércio que acontecerão no ano que vem. Vale a pena dar uma olhada.

Veja também

Como montar uma floricultura: Ponto comercial, Investimentos e Lucros

Essas foram as nossas dicas para você encontrar bons fornecedores e ter todas as garantias necessárias ao abrir o seu negócio.

Para mais dicas de empreendedorismo, acompanhe as atualizações diárias do nosso site.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário