Como vender sucos naturais e sucos detox – Dicas para iniciar

vender-sucos-naturais

Para quem está pensando em iniciar um negócio com investimento baixo, porém com alto teor de lucratividade, vender sucos naturais pode ser uma ótima alternativa.

Com a ascensão do mercado fitness, cada vez mais pessoas estão deixando de lado os refrigerantes e sucos industrializados para investir no consumo de sucos naturais e detox.

Esses produtos além de serem saudáveis, contam com o atrativo de oferecer sabores incríveis e potenciais estéticos como emagrecimento e produção de enzimas que podem deixar pele e cabelos mais bonitos.

A produção de sucos para revenda pode ser feita de maneira simples e existem várias formas de chegar até o consumidor final. O investimento é considerado baixo e qualquer pessoa consegue iniciar um negócio desses seguindo apenas algumas dicas.

como vender sucos naturais

Se essa ideia de revender sucos naturais te pareceu atraente e você quer saber como funciona um negócio desses, acompanhe as nossas dicas a seguir.

Garanta a qualidade da matéria-prima dos seus sucos

A matéria-prima dos sucos naturais são, obviamente, as frutas e outros alimentos naturais. Dessa forma, como fazer sucos envolve apenas a mistura desses insumos, água (ou leite) e gelo, o principal cuidado do empreendedor deve ser no momento de escolher as frutas que irá utilizar na produção de sua mercadoria.

Procure fornecedores certificados, que produzam ou ofereçam frutas de qualidade. Se quiser se sobressair ainda mais dos possíveis concorrentes, opte por comprar de fornecedores que produzem alimentos orgânicos.

Apesar de esse tipo ser um pouco mais caro, é possível compensar esse gasto a mais no momento de revender ao cliente final. Além de um preço maior o seu produto também consegue fazer um marketing mais atrativo ao utilizar esse tipo de frutas e verduras.

No caso de isso não ser interessante para você, sem problemas. Apenas tenha a certeza que as frutas e insumos que utilizar são de boa procedência.

Planeje antes de começar suas vendas

Um bom planejamento de negócio é essencial em qualquer segmento e com a venda de sucos naturais isso não é diferente.

Dessa forma, para não correr o risco de iniciar um negócio com pouca demanda na sua região, faça uma pesquisa de mercado para descobrir quem são seus clientes potenciais.

Você pode fazer isso monitorando o hábito de compras das pessoas da região onde mora, com pequenas pesquisas de rua ou enviadas pelas redes sociais. Acredite, as pessoas costumam ser bastante solicitadas quando perguntadas sobre um novo negócio, mais ainda se for um negócio que lhes interesse.

Outra coisa que você precisa fazer é pesquisar quem são os seus concorrentes e de que forma eles oferecem seus serviços. Saiba os valores praticados na sua região, novidades do mercado de venda de sucos e promoções mais praticadas.

Com essas informações em mão, fica mais fácil montar boas estratégias de vendas para o seu produto, além de saber se o seu negócio é não viável.

Como vender os seus sucos naturais

Como dissemos no início, existem várias maneiras de efetuar as vendas de sucos naturais.

Algumas opções mais comuns são:

  • Montar uma barraca em locais públicos;
  • Investir em um foodtruck;
  • Vender de forma ambulante.

Para vender em locais públicos é necessário conseguir um aval da prefeitura, porém essa é uma ótima opção, além do mais se o ponto escolhido for estratégico próximo a locais onde as pessoas fazem exercício.

Você pode optar por locais próximos a academias, escolas de dança ou de lutas. Ou ainda, pode se instalar em uma praça, onde além de pessoas se exercitando, existe grande incidência de crianças, que também são um grande público alvo para a venda de sucos naturais.

Agora, se a sua ideia é ser um vendedor ambulante, isso também é ótimo. Muitos negociantes conseguem conquistar clientes fiéis passando em locais para vender seus produtos. Muitas empresas permitem a entrada desses empreendedores, e os funcionários desse local acabam virando os melhores amigos e compradores desses vendedores.

Para isso, é necessário ser desinibido, afinal de contas nas primeiras visitas a esses locais pode ser que você não venda muita coisa, mas não desanime.

Para ser vendedor ambulante de sucos, o ideal é ter um carro a disposição para conseguir se locomover com mais agilidade, afinal de contas, garrafas pesam e é nelas que você deve colocar os sucos que irá vender. As mesmas precisam ser refrigeradas em isopor, coolers ou qualquer outro recipiente específico para armazenagem de produtos gelados.

Independente da forma que você decida iniciar o seu negócio, suas chances de venda serão grandes em qualquer uma delas.

Investimento para abrir um negócio de sucos naturais

Agora vamos falar do investimento necessário para que você abra o seu negócio de venda de sucos naturais.

Apesar de isso depender muito do porte do negócio que você pretende abrir, de inicio é possível começar no ramo com um investimento mínimo de R$2.000. Nesse orçamento estão calculados aparelhos como liquidificar ou centrifuga de frutas, mais um capital de giro para comprar os insumos necessários para a produção das mercadorias e manter o negócio até que ele comece a dar lucros.

Aliás, por falar em aparelhos para a produção de sucos, veja aqui opções das melhores centrífugas de suco para o seu negócio.

Claro que se a ideia for investir já de início em um foodtruck ou barraca, esse valor é maior e precisa ser muito bem pesquisado, pois, pode variar de região para região.

Aliás, nunca esqueça que todo o negócio precisa de um tempo hábil para começar a dar lucros e que isso não acontece da noite para o dia. Por tanto, nada de desistir no primeiro ou segundo mês, insista que o lucro vem.

Documentação necessária para vender sucos naturais

Apesar de estarmos falando de sucos, essa também é uma vertente do nicho de alimentação, sendo assim, é interessante que o empreendedor busque formalizar o seu negócio e ter todos os documentos necessários para efetuar a distribuição de seus produtos.

Para isso, é possível abrir um MEI. Abrir um MEI é bastante fácil e nós ensinamos um passo a passo aqui.

Após aberta a empresa, o empreendedor deve ir em busca da prefeitura para conseguir sua licença da Vigilância Sanitária e dessa forma, poder exercer o seu trabalho sem nenhuma preocupação ou dor de cabeça futura.

Veja também

Programa revendedor Cacau Show cresce e já conta com 65 mil MEIs

Essas foram as nossas dicas para você iniciar o seu negócio de vender sucos naturais e detox. Se quiser saber mais ideias de negócios, dê uma olhada no nosso texto sobre como vender ovo, e também no texto sobre como abrir uma creche.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar