Como vender ovo: dicas para começar seu negócio de vendas

Vender ovo com o uso de um carro de som já é um negócio bastante comum em muitas cidades brasileiras. Assim como os carros de frutas, picolés, pamonha e tantos outros, essa foi mais uma maneira que os empreendedores encontraram para conseguir ganhar uma grana extra.

O ovo é um alimento rico e nutritivo que passou décadas como grande vilão da alimentação humana. Porém, estudos recentes revelaram que, na verdade, esse é um dos melhores alimentos para a saúde humana, e por tanto, sua popularidade foi restituída.

Segundo relatos dos vendedores de ovos ambulantes, atualmente, os maiores clientes desse tipo de negócios são pessoas preocupadas em manter uma alimentação mais saudável. Entre esses, os adeptos de exercícios físicos que tem o ovo como um dos principais componentes de sua alimentação diária.

como vender ovo

Pessoas que trabalham com produção de bolos e doces também acabam sendo beneficiadas pelos negócios de venda de ovos ambulante. Afinal de contas, um dos maiores diferenciais desse modelo é o preço comumente mais baixo se comparado as vendas realizadas em mercados e outros estabelecimentos fixos.

Se você está pensando em iniciar um negócio de venda de ovo ambulante, a seguir nós damos algumas dicas de como você pode começar.

O que é necessário para começar a vender ovo?

A maneira usual que os empreendedores do mercado de ovos usam para vender sua mercadoria é com o uso de um veículo para isso, o já tão conhecido “carro do ovo”. Dessa forma, o primeiro investimento que o empresário precisará fazer é na compra de um veículo.

Claro que, no início, é possível emprestar um carro de algum conhecido para começar suas atividades. No entanto, em algum momento será necessário que o empreendedor compre um veículo próprio para continuar seu negócio.

A segunda coisa necessária será a instalação de um sistema de som nesse veículo para anunciar quando o seu carro estiver em atividade.

Para iniciar um negócio de venda de ovo você também precisará encontrar bons fornecedores.

Por último, será necessário ter um capital de giro para começar a empreender e manter o negócio até que o mesmo realmente comece a render lucros.

Que tipo de veículo escolher para começar a vender ovo

Quando for investir em um carro para a venda de ovos existem algumas coisas que você deve levar em consideração.

Primeiro de tudo é que não é necessário investir em um veículo novo. Lembre-se que no início de um negócio o dinheiro de lucro pode demorar um pouco para chegar, dessa forma, não faz sentido investir tanto em um veículo para trabalhar. Outro motivo para não comprar um carro zero é justamente pela mercadoria que será transportada nele. Ovos são mercadorias extremamente frágeis que fazem bastante sujeira e deixam cheiro se caírem. Já pensou o seu carro novinho com marca de gemas e claras no carpete e cheiro de ovo no estofamento? Você com certeza não quer isso, certo?

Por tanto, caso já não tenha um veículo próprio e precise investir em um, opte por um modelo semi novo, obviamente com tudo funcionando, mas preferencialmente um modelo não muito caro.

O segundo ponto a se considerar ao escolher o seu veículo é a questão da economia. Lembre-se, vendedores ambulantes percorrem muitos quilômetros por dia, dessa forma, quanto mais econômico for o seu veículo, menos gastos com combustível.

Ah, e outra coisa importante, lembre-se que ao trabalhar com um veículo para vendas não é apenas o gasto com combustível que precisa ser considerado. Os valores de manutenção do veículo também devem ser colocados na sua planilha de gastos, ok!?

Onde encontrar fornecedores de ovos para revender?

Os fornecedores de ovos para revenda são os centros de distribuição de alimentos, como os CEASAS, e as granjas. Porém, antes de fechar negócio com quem tem o preço mais barato, é necessário avaliar algumas coisas.

O ovo, assim como a carne e o leite, pode ser um produto extremamente nocivo à saúde humana em casos de produção ou armazenamento incorreto. Por isso, ao escolher a granja que irá fornecer a sua mercadoria de revenda, certifique-se de que a empresa tem todas as liberações para efetuar negócio. O melhor é sempre optar por fornecedores que já tenham longa experiência no mercado, com uma boa quantidade de clientes satisfeitos e que mantenham um ótimo histórico.

Quando entrar em contato com esse fornecedor, peça para conhecer a granja e preste muita atenção em todos os processos realizados pela mesma. Em quais condições os animais vivem, como acontece a coleta e armazenamento dos ovos, se eles passam por algum processo antes de serem embalados, enfim. Fique de olho em tudo, e caso tenha dúvidas pergunte.

Lembre-se, você é responsável pela mercadoria que vende, por isso, todo o cuidado é pouco.

Como iniciar as suas vendas

Com o carro equipado com o sistema de som e os fornecedores escolhidos, é só começar a vender a sua mercadoria.

Para isso, não existe muito segredo. Basta organizar os ovos no carro de uma maneira segura com o menor risco possível deles caírem e começar a atrair a clientela através do sistema de som.

Como dito anteriormente, a maior sacada dos carros de ovos é o preço do produto, por isso, certifique-se de que os seus ovos estão realmente mais baratos do que os oferecidos nos estabelecimentos das regiões por onde você irá passar. Com isso você até pode perder um pouco no fator de valor de venda, porém acaba compensando no volume de mercadoria vendida.

Outra coisa que você deve ficar atento é em como irá atender os clientes do se negócio. Lembre-se que um ótimo atendimento é a maior ferramenta na hora de conquistar e fidelizar clientes, por tanto, invista nisso.

Quanto é possível faturar vendendo ovos?

O faturamento de um vendedor de ovos irá depender muito de quanto ele paga na caixa de ovos para o seu fornecedor. Contudo, estima-se que esse tipo de negócio possa gerar um lucro mensal entre R$2 mil e R$8 mil por mês.

Claro que tudo dependerá do volume de vendas e preço praticado pelo vendedor, no entanto, essa é a média.

Veja também

Como abrir um estacionamento – requisitos e dicas de como começar

Franquia Chocolates Brasil Cacau – Lucros, investimentos e como abrir

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário