Como abrir MEI em 7 passos simples e formalizar o seu negócio

O MEI é um modelo de registro jurídico que permite que autônomos de vários seguimentos e pequenos negócios com até um funcionário se formalizem de forma prática. Apesar de ser um processo bastante simples, muitas pessoas têm dúvidas de como abrir um MEI.

O processo é inteiramente feito pela Internet e não demanda muito tempo. Para iniciá-lo é importante estar com os seguintes  documentos em mãos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Título de Eleitor
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).

Agora que você já sabe quais documentos precisa, acompanhe o nosso passo a passo de como abrir MEI de forma simples. A abertura de pequenos negócios ou a terceirização da mão de obra, fenômeno que ficou conhecido como “pejotização do trabalho”, continua a crescer e devido às facilidades de abertura o número de MEIS criados em 2020 foi ainda maior do que em 2019. 

Como criar o seu MEI passo a passo e formalizar seu negócio

Acompanhe o passo a passo para formalizar o seu negócio, não será preciso nem sair de casa!

Criando o Registro.gov

Antes de criar o seu registro como MEI você precisa ter uma conta no portal do governo. Então, vamos lá!

1 – A primeira coisa a ser feita é acessar o Portal do Empreendedor e clicar no botão “Formalize-se”.  Na página seguinte clique em “crie sua conta gov.br”.

Como criar um MEI

2 Agora você deve escolher uma das opções de cadastro disponíveis. Sugerimos o uso do CPF por ser o mais simples. Na sequência inicie o seu cadastro preenchendo os campos que pedem seu CPF e Nome Completo. Em seguida marque a caixinha sobre termos de uso  e em seguida a opção “não sou um robô”.

3 – Na segunda página você deve validar os seus dados preenchendo todas as informações solicitadas e clicar em continuar. Em seguida um código de verificação será enviado para o seu e-mail ou SMS. Acesse esse código e em seguida cadastre sua senha de acesso no Portal.

Cadastrando o MEI

Agora que você já tem uma conta é hora de finalmente cadastrar o seu MEI.

4 – Para isso você deve seguir o mesmo caminho do cadastro anterior e clicar em “formalize-se”. A diferença é que agora você deve digitar o seu CPF e Senha no campo lateral da tela.

Como fazer cadastro MEI

5 – Em seguida você deve confirmação sua informação de contato enviando um código para o seu e-mail ou SMS. Acesse esse código no e-mail ou celular, preencha-o no campo do portal e na tela seguinte clique em “autorizar”.

Como abrir um MEI

6 – As páginas seguintes irão solicitar dados como o número do seu Título de Eleitor, número do Imposto de Renda, RG e outros dados pessoais. Preencha esses campos e clique em continuar.

7 – Agora é hora de começar a cadastrar a sua empresa. Para isso você deve preencher o nome Fantasia e também o Capital Social da mesma.

Nome Fantasia é o nome da marca da sua empresa e Capital Social, o valor que foi necessário para começar a investir nela. Caso você não tenha feito nenhum investimento, pode colocar qualquer valor nesse campo.

Em seguida escolha a ocupação principal do seu negócio e se quiser pode escolher algumas outras atividades secundárias. Por último marque de que forma a sua empresa irá atuar, se será em estabelecimento fixo, internet, etc.

8 Próximo passo é cadastrar o seu endereço comercial. Caso trabalhe pela internet ou não tenha um espaço próprio, use seu endereço residencial.

9- Por último marque os campos de Declaração de Desimpedimento e clique em “continuar”. Se tudo foi preenchido corretamente, você receberá o seu número de CNPJ em poucos minutos em seu e-mail.

VEJA TAMBÉM: Redes dão descontos para novos franqueados na Semana do Brasil

Como fazer emissão de nota fiscal pelo MEI?

Após concluir o seu cadastro e já estar com seu negócio formalizado você poderá fornecer notas fiscais para os seus clientes Pessoas Jurídicas. Mas para isso é necessário habilitar essa função junto a prefeitura da sua cidade.

Assim que a autorização é emitida pela Prefeitura o empreendedor está apto a imprimir um talão de notas fiscais físicas e para emiti-las eletronicamente. Para saber mais sobre emissão de notas fiscais pelo MEI, acesse o Blog do Sebrae.

Lembrando que a lei não prevê obrigação de fornecimento de notas fiscais em vendas para pessoas físicas.

VEJA TAMBÉM: Como saber quando é a hora certa de contratar?

Informações importantes para quem vai abrir uma empresa

Antes de abrir o seu cadastro de Microempreendedor Individual esteja por dentro de todas as exigências feitas pelo cadastro. Uma das principais informações que você deve ter é se a sua atividade se encaixa dentro desse modelo de negócio. Para isso acesse a aba de Atividades Permitidas no Portal do Empreendedor.

Outra coisa importante é saber todos os seus direito e deveres como Microempreendedor Individual e ficar atento a todas as regras.

Agora que você já sabe como abrir MEI e tendo todas as informações corretas, com toda a certeza,  você não terá dor de cabeça ao formalizar o seu negócio. Ah, e fique atento as novidades sobre o MEI nos portais de notícia. Essa semana mesmo nós publicamos uma matéria que fala sobre a recente isenção de alvará de funcionamento para MEI.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário