Redes sociais para o negócio – As 3 melhores para aumentar as vendas

A importância de criar uma identidade dentro de redes sociais para um negócio vai muito além de simplesmente aumentar as vendas. Essas ferramentas podem criar verdadeiros fã clubes de marcas a depender dos conteúdos, tom e estratégias utilizadas. Esses fãs são chamados de “brand lovers” e basicamente são aqueles clientes que se apaixonam tanto por uma empresa, que dificilmente consumiriam os produtos de uma marca concorrente.

É mais que uma realidade que hoje em dia a maioria das pessoas acaba procurando as marcas com as quais está pensando em fazer negócio primeiro nas redes sociais. Isso acontece porque essas redes oferecem uma visão muito clara de como a empresa realmente é, seja pelos conteúdos ou avaliações e comentários de gente que já fez negócio com ela. As redes sociais das marcas se tornaram mais uma ferramento de aumento de confiabilidade dos consumidores.

Com todas essas percepções juntas, o aumento de novos clientes e fechamento de vendas acaba sendo quase que uma consequência do bom trabalho feito nas redes sociais do negócio. Contudo, estratégia em mídias sociais exige um tempo considerável e algum investimento para serem bem aplicadas, dessa forma, se o negócio não conta com muitos recursos e nem com uma grande equipe, o melhor a se fazer é escolher uma ou duas redes para gerenciar.

A seguir veja a lista das redes sociais que vale a pena investir para dar um ‘up’ no seu negócio.

Facebook

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Vamos começar pela mais popular rede social do mundo. O Facebook oferece diversas possibilidades para negócios que precisam criar uma presença online.

Vantagens para a empresa

Suas fanpages permitem que as empresas divulguem seus conteúdos em formatos de imagem, vídeo e gif além de poderem estar interagindo constantemente com o público da página.

Além disso, a rede social também conta com o Facebook Ads para a criação de anúncios pagos. Essa ferramenta é a maior responsável pela captação e conversão dos chamados ‘leads’ (clientes potenciais) para o negócio. Ela permite criar publicidade com botões especiais que direcionam quem clica, para um site, WhatsApp ou outra forma de contato. Esses anúncios podem aparecer em vários locais dentro do Facebook, como na linha do tempo, Stories, vídeos vinculados na plataforma, barras laterais, etc.

No entanto, é sempre mais indicado usar os anúncios apenas no Feed e no Stories por terem maior visibilidade.

Outra vantagem do Facebook são as ferramentas de monitoramento de engajamento com as publicações da página, e comparação com concorrentes. Tudo muito útil em uma boa estratégia de marca.

Para que tipo de negócio o Facebook é mais indicado

Basicamente para todos os tipos. É muito difícil encontrar uma grande marca hoje que não tenha uma página no Facebook.

Mas, sendo uma pouco mais específico, ele é muito indicado para negócios que trabalham com:

  • Venda de imóveis;
  • Artesanatos;
  • Empresas que prestam serviços de comunicação;
  •  Negócios voltados para alimentos.

Instagram

O Instagram é uma rede mais jovem, também vinculada ao Facebook, porém que atende um público mais interessado em belas imagens.

Maiores vantagens do Instagram

Conhecido como a rede social das “fotos”, o Instagram permite um envolvimento ainda mais próximo dos clientes, seja pela intensa postagem de fotos e vídeo do dia a dia da empresa nos Stories, ou dos conteúdos rápidos no feed de notícias.

Nele, assim como no Facebook, é possível configurar uma conta empresarial com todos os dados pertinentes de um negócio.

Para empresas que dependem de um grande apelo visual para vender seus produtos, o Instagram pode se tornar o carro chefe da estratégia de aumento de vendas. Claro que, para isso é preciso ter imagens persuasivas, por tanto é necessário saber como fazer boas fotos de produtos e dessa forma ter ainda mais chances da estratégia dar certo.

O Instagram é muito parecido com o Facebook em relação às ferramentas de anúncios disponíveis. Na verdade, é praticamente a mesma coisa, tanto que ambas as redes utilizam a mesma plataforma do Facebook Ads. A maior diferença é que o Instagram não conta com um marketplace (onde os produtos anunciados ficam expostos) e também ele oferece menos opções de onde os anúncios aparecem. No caso, eles podem ser vinculados apenas no Feed ou nos Stories.

As ferramentas de monitoramento de público e engajamento também são menos desenvolvidas do que as do Facebook. Por tanto, pode ser preciso usar aplicativos complementares para ter acesso a todas as informações. Uma opção útil e relativamente barata é a mLabs que além do monitoramento, ainda permite que o usuário deixe conteúdos agendados para serem postados automaticamente.

Para que tipo de negócio o Instagram é mais indicado

Como já dissemos, essa é uma rede social com apelo visual muito grande o que beneficia negócios que tem essa ligação forte com a fotografia. Sendo assim os negócios que conseguem tirar mais proveito dessa rede social para os negócios são:

  • Empresas de turismo;
  • Maquiagem e cosméticos;
  • Moda;
  • Decoração e móveis;
  • Serviços de influenciadores digitais;
  • Profissionais das artes;
  • Autônomos em geral.

Linkedin

O Linkedin já tem alguns anos no mercado de redes sociais, mas foi só recentemente que ele começou a ser usado como parte de estratégias de comunicação e vendas das marcas.

Maiores vantagens do LinkedIn

O LinkedIn é a rede social ideal para as empresas que precisam demonstrar autonomia no segmento em que trabalham. Por tanto essa é uma rede social para iniciar contato com possíveis negociantes.

Com o modelo de “conexões” é muito fácil conseguir contato com gerentes e pessoas em cargo de decisão dentro de empresas o que facilita a prospecção de possíveis contratantes para negócios do ramo B₂B.

Outra vantagem do LinkedIn é a facilidade para anunciar vagas de emprego e conseguir pessoal realmente qualificado para compor o time da empresa.

No final das contas, o LinkedIn foi feito para as empresas que precisam demonstrar um profissionalismo acima da média e para quem depende de muitos contatos para que seu negócio deslanche.

Para que tipo de negócio o LinkedIn é mais indicado

Essa rede social é indicada para negócios que vendem para outros negócios, então:

  • Instituições de ensino;
  • Empresas fornecedoras de insumos;
  • Grandes papelarias;
  • Incorporadoras;
  • Prestadores de serviços empresariais;
  • Contabilistas;
  • Entre outros.

E então, você já faz uso de alguma dessas redes sociais no seu negócio? Qual a sua preferida?

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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