Startup “Transforma Franquias” oferece crescimento acelerado de franquias

A Transforma Franquias é uma startup brasileira que proporciona serviços estratégicos para franquias. A empresa oferece um planejamento comercial que inclui ações de posicionamento mercadológico, análise e formatação, e marketing e expansão.

O objetivo da startup é oferecer suporte para empreendimentos do mercado de franchising, auxiliando-os em processos que partem do desenho do modelo de negócio, e passam até mesmo por etapas como de planejamento e geração de documentos jurídicos.

A escolha pelo setor se justifica pela experiência do fundador da Transforma Franquias, o empresário Leonardo Rocha. Rocha trabalhou com grupos de franquias e observou no mercado um oportunidade de inovação. Dessa forma, a startup promete uma expertise do setor de franchising a partir de uma experiência de 10 anos de Know How na equipe.

Transforma Franquias

 

Rocha afirma que a startup chega ao mercado com uma função de aceleradora, usando o marketing digital como principal recursos para difundir a marca e captar investimentos. Nesse sentido, uma das estratégias da empresa é o marketing de atração com fluxos automatizados de relacionamento, o que possibilita leads melhores. Segundo o fundador, leads com identificação de interesse chegam a gerar taxas de conversão em termos de captação de mais de 80%.

Novidades para o mercado de franquias

O fundador da Transforma Franquias acredita que após o período de isolamento social, muitas empresas vão precisar reestruturar seus setores de vendas, financeiro e jurídico. E é justamente destes projetos que a startup está atrás. Afinal, Rocha comenta que uma das queixas que ele mais identifica no setor de franquias é sobre a falta de equipes capacitadas para fazer transformações.

Há muitas franqueadoras que se esforçam, mas não conseguem entregar o que o franqueado espera. Em tempos de crise, as dificuldades se agravam e abre-se o espaço para que especialistas atuem”, afirmou o fundador da startup.

A aposta de Rocha em relação a sua startup é alta. O empresário espera encerrar 2020 com faturamento de R$ 1 milhão. Para os próximos anos, Rocha projeta um crescimento para R$ 10 milhões em 2021, e um faturamento de R$ 90 milhões em taxa de franquias em cinco anos.

Por enquanto, os números do mercado de franquias no país mostram desgaste por conta da crise financeira. No segundo trimestre do ano, o setor teve queda de 35,7% no faturamento. Porém, a expectativa é que no segundo semestre inicie uma recuperação e o faturamento chegue a 80% até o fim do ano.

Opções de investimento para franquias no pós pandemia

Para o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, o investimento em franquias se tornou uma boa opção no Brasil após os efeitos da pandemia de Covid-19.

Em entrevista ao podcast da GeraçãoE, André afirmou que a pandemia fez muitas pessoas repensarem a forma como estão usando seu dinheiro. Para ele, rendimentos de capital no banco são muito baixos, problema que somado a crise de emprego pela qual o país está passando faz aumentar o interesse pelo mercado de franquias durante o período.

Um evento que demonstra o incentivo ao investimento no setor foi visto durante a recente “Semana do Brasil”. Entre as promoções que marcaram a iniciativa, estão uma série de ofertas para interessados em se tornarem franqueados de diferentes redes. Vale destacar que algumas das promoções citadas são válidas até o final de setembro.

Segundo o presidente da ABF, estima-se que em intervalos de 10 anos aproximadamente 75% dos negócios independentes fecham no Brasil. Enquanto isso, no setor de franquias esse número cai para apenas 10%.

Algumas opções de franquias no Brasil

Presente na mesma entrevista destacada no vídeo acima, a empreendedora Júlia Striving está entre as brasileiras que optaram pelo mercado de franquias. Em setembro, Júlia e sua mãe transformaram a loja de roupas que tinham em Novo Hamburgo (RS) em uma franquia Hering.

Com a mudança, a empresária destacou que é possível oferecer mais promoções para os clientes e permitir que eles possam comprar pelo site e receberem em casa ou mesmo buscarem na loja.

No Brasil, são encontradas franquias que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões e mais de 2,5 mil marcas. Uma delas é a Cacau Show, considerada a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Nesse link você pode conferir como fazer cadastro na Cacau Show, e conhecer algumas vantagens de ser um franqueado.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

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