Como economizar ganhando pouco – Dicas que funcionam!

Quer saber como economizar dinheiro ganhando pouco por mês? Pois confira aqui algumas dicas que funcionam e que vão te ajudar a poupar!

Como economizar ganhando pouco - Dicas que funcionam! (Imagem: Nattanan Kanchanaprat/Pixabay)

Os brasileiros nunca estiveram tão interessados e engajados em economizar dinheiro. Porém, pessoas que têm um salário baixo sempre ficam com uma dúvida em particular: como economizar dinheiro ganhando pouco? É possível?

A resposta é: sim, não só é possível como há alguns macetes que você pode começar a aplicar em sua vida hoje mesmo e que certamente vão ser convertidos em dinheiro poupado.

Nesta matéria do Revendedor.com.br, você vai descobrir algumas dicas de como economizar dinheiro ganhando pouco! Confira!

Analise sua situação financeira

Publicidade

Pare um pouco, faça um levantamento dos seus gastos e ganhos e estude: o que você pode cortar e o que não pode cortar? Não tem como mexer em gastos essenciais, como de luz, água, comida, gás etc. Porém, alguns gastos são completamente desnecessários e podem ser facilmente cortados.



Analisando sua situação financeira, você certamente conseguirá identificar alguns gastos que podem ser eliminados a fim de se economizar um pouco mais no final do mês. Porém, é importante que estes cortes não afetem a qualidade de vida de você e de sua família — nem que te privem de situações de lazer e entretenimento, pois são fundamentais para manter a cabeça no lugar.

Para estar sempre por dentro da sua situação financeira atual, é importantíssimo que você faça um controle mensal ou semanal de suas despesas e ganhos.

Guarde ganhos imprevistos

Se em determinado mês você recebeu um ganho extra, que não estava previsto, em vez de aproveitar para ir às compras, guarde-o em sua poupança ou o invista. Afinal, este é um valor a mais, que não fará falta na hora de pagar as contas do mês, e é uma boa oportunidade para investir e aumentar seus rendimentos.

Publicidade


Publicidade


A primeira ação de pessoas que ganham um dinheiro que não estava previsto no orçamento, mas que não possuem o hábito de economizar, é correr comprar alguma coisa. Um videogame, um celular novo, uma televisão, um carro etc. Para pessoas que desejam economizar, a regra é clara: ganhos imprevistos devem ser acrescentados às economias e usados apenas em situações de emergência.

Atenção triplicada com o cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das principais ameaças a pessoas que ganham pouco. Todo crédito é um empréstimo que se faz, e que deve ser pagado em dia. Do contrário, caso o indivíduo opte por pagar apenas o valor mínimo ou por parcelar a fatura do cartão de crédito, ele estará pagando muito mais do que deveria — e há grandes chances de se endividar futuramente, graças aos juros rotativos e juros de parcelamento.

Publicidade

Portanto, evite ao máximo contrair dívida relacionadas ao cartão de crédito, pois os juros são bastante agressivos. Para isso, sempre pague a fatura em dia e gaste apenas aquilo que tiver condição de pagar — já deixando uma margem para eventuais imprevistos.

Publicidade

Confira também:
Como negociar a anuidade do cartão de crédito com o banco

Gaste apenas o que conseguir pagar

O final do item anterior nos leva a esta outra dica: sempre gaste apenas aquilo que conseguir pagar em dia. Afinal, o futuro é sempre incerto, e não sabemos quando um gasto adicional poderá surgir ou algum imprevisto poderá fazer com que você perca alguma das fontes de renda.

Além disso, planeje seus gastos de maneira a deixar sempre uma parte deles livre para ser guardada ou investida. Ou seja, não gaste tudo o que ganha: gaste sempre um pouco menos do que pode gastar. Sem deixar faltar nada em casa, obviamente.

Veja também:
Vale a pena parcelar o cartão de crédito?

Faça listas de compra

Uma dica para controlar a impulsão na hora de fazer as compras é desenvolver o hábito de fazer listas de compra antes de ir ao mercado. Com isso, você conseguirá planejar o que você vai comprar com base no quanto você tem disponível para gastar.

Quando estiver fazendo as compras, se atenha apenas à lista. Não se deixe levar pelo impulso de pegar um docinho a mais ou um engradado de cerveja que está com um bom desconto.

Além disso, faça sempre pesquisas prévias para saber onde você pode fazer suas compras economizando mais. Nesse caso, a internet é sempre uma boa aliada.

Procure fontes de renda extras

Para aumentar os rendimentos mensais, esteja sempre aberto a oportunidades que te ofereçam fontes de renda extra. Como, por exemplo, revender produtos de marcas famosas em seu local de trabalho, de estudo ou para o seu círculo social, empreender com bolo no pote, fazer artesanatos etc.

Publicidade

Entretanto, como já comentamos anteriormente, ganhos adicionais devem ser sempre aproveitados para investimentos e poupanças, nunca para gastos a mais.

Defina metas

Não adianta querer economizar 80% do salário todo mês e levar uma vida de necessidades e privações. Em vez disso, estabeleça metas realistas e compatíveis com o seu orçamento e com seus gatos essenciais.

Publicidade

Para você que está iniciando a economizar, é bom começar devagar: tente guardar, por exemplo, 10% do seu salário todo mês. Parece pouco, mas é muito melhor do que nada.

Com o tempo, conforme for diminuindo os gastos, cortando os excessos, aumentando os rendimentos e os investimentos e gerindo o dinheiro com maior consciência, você será capaz de começar a guardar um pouco mais a cada mês.

Crie o hábito de economizar

Por fim, para que todas as dicas que demos acima funcionem, é importantíssimo que você cultive e mantenha o hábito de economizar. Se você se propôs a guardar 10% do salário por mês, respeite esta meta religiosamente. Coloque na sua cabeça que você TEM de guardar este valor todo mês, como se fosse uma cobrança pessoal que você faz de você mesmo e que deve ser quitada na data certa.

Além disso, o dinheiro que você guarda na poupança ou que aplica em investimentos deve ser mantido onde está. Você pode até retirar um pouco para situações de emergência, mas nunca para gastar deliberadamente com coisas desnecessárias.

Gostou dessas dicas de como economizar ganhando pouco? Pois aproveite e leia também:
Como economizar nas contas da empresa: dicas para sair do aperto!

Deixe seu comentário