Como vender bolo no pote – Dicas para começar

Como vender bolo no pote - Dicas para começar (Imagem: Carly Jayne/Unsplash)
Como vender bolo no pote - Dicas para começar (Imagem: Carly Jayne/Unsplash)

Está pensando em empreender com a venda de bolo no pote, mas não sabe nem por onde começar? Pois confira esta matéria do Revendedor e descubra uma série de dicas de como começar a vender bolo no pote!

As dicas vão desde a escolha e o tratamento dos produtos até a escolha dos locais de venda e do público alvo, passando por dicas de como divulgar sua marca e de inovar no negócio de bolo no pote. Confira!

Escolha e trate bem os produtos

A primeira e mais importante dica é: escolha bem e trate ainda melhor os produtos que você for usar para fazer seus bolos no pote. Afinal, estamos falando de um produto alimentício. Caso seja mal feito, com produtos de qualidade duvidosa e sem higiene nenhuma, há chance não só de ficar ruim de gosto, mas também de causar problemas de saúde em seus clientes.

Sendo gostoso de sabor e bem preparado, já é meio caminho andado para conseguir seus primeiros clientes fiéis. Por outro lado, uma experiência ruim que algum cliente tenha pode queimar a imagem do seu produto para diversos outros clientes em potencial.

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Capriche na apresentação

Não adianta nada fazer um bolo no pote gostoso de sabor, mas terrivelmente apresentado. A apresentação pode passar a impressão ao cliente de que o bolo não está tão bom assim.

Invista em embalagens personalizadas e seguras. Você pode até pensar que investir em uma boa embalagem é um gasto a mais, mas uma embalagem diferenciada pode ser fundamental para atrair novos clientes, divulgar sua marca e passar uma boa impressão.

Além disso, não é apenas a apresentação do bolo no pote que precisa ser boa: a sua apresentação também. Esteja sempre bem vestido, perfumado, com as unhas cortadas e limpas etc.

Exercite a abordagem dos clientes

Uma das principais dificuldades de quem está começando  a vender bolo no pote é a abordagem de novos clientes. Afinal, pode ser bem difícil no começo parar alguém na rua para oferecer o seu produto.

Nesse caso, não tem mistério: o segredo está na experiência. Com o tempo, você vai percebendo o que funciona e o que não funciona, qual a melhor maneira de abordar alguém na rua, quando não é uma boa hora para isso (quando a pessoa já estiver ocupada com alguma coisa, por exemplo), como fazer uma abordagem amigável etc. Você pode até mesmo pedir algumas dicas para vendedores mais experientes e recorrer a técnicas de vendas.

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Escolha bem os locais de venda

É imprescindível para o empreendedor que está começando a vender bolo no pote escolher bem os locais de venda. Explore e conheça sua região, descubra quais são os locais com maior fluxo de pessoas, mas não pessoas quaisquer: pessoas que podem vir a ser clientes em potencial.

Uma boa ideia pode ser a de começar a vender em ambientes com os quais você já está familiarizado e nos quais já conhece algumas pessoas. Como, por exemplo, no local de trabalho, na faculdade, no metrô etc. Colegas e familiares podem ser sempre os primeiros clientes de um novo negócio.

Invista em variações de sabores

Além de escolher bem o local, também é muito importante que o empreendedor invista em uma variação de sabores de bolo no pote. Afinal, dificilmente um único sabor vai agradar a todos os possíveis clientes.

Ainda assim, é preciso tomar cuidado para não exagerar na variedade. Inicie com poucos, mas diversificados sabores. Com o tempo, você vai descobrindo quais sabores funcionam mais, quais são as principais exigências do seu público, como você pode inovar para se destacar no ramo do bolo no pote etc.

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Divulgue sua marca

Divulgação é tudo na hora de vender. Você pode até ter o melhor bolo no pote da cidade: se as pessoas não descobrirem sua marca, de nada isso adiantará. Portanto, invista uma parte do seu tempo — e dos seus lucros — na divulgação de sua marca.

A divulgação de bolo no pote pode acontecer de diversas maneiras. Desde embalagens personalizadas até panfletos e folders. Além disso, invista em divulgação em redes sociais, criando perfis nas principais mídias do momento, como Instagram, Facebook e TikTok.

Caso o negócio vá para a frente, você pode até mesmo pensar em criar um site exclusivo para sua marca — ou até mesmo, mais futuramente, vender bolo no pote via delivery.

Ah, e clientes satisfeitos com o seu negócio também podem ser fundamentais na hora de divulgar o nome de sua marca. Afinal, se os bolos forem gostosos e bem apresentados, há grandes chances de o cliente recomendar seu bolo no pote para outras pessoas.

Especialize-se na área

Em qualquer negócio, é importante não ficar estagnado. O começo é sempre difícil, mas com o tempo as coisas vão ficando mais fáceis. Porém, quando as coisas melhoram, muitos empreendedores se acomodam e perdem a oportunidade de crescerem ainda mais.

Para evitar que isso aconteça, esteja sempre investindo em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Você pode tanto fazer cursos de culinária, aprendendo a fazer bolos no pote cada vez mais gostosos, quanto em cursos de venda, para melhorar suas habilidades na hora de abordar um cliente ou de divulgar sua marca.

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Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
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