Vending Machine: como funciona? Saiba como ter uma em sua loja

Você já comprou um refrigerante como Cola-Cola ou Pepsi numa máquina? As máquinas de vendas, mais conhecidas por vending machines são um símbolo da década de 1950 e ajudam a representar a revolução tecnológica da época. Hoje, elas voltaram a ser uma tendência no comércio, mas com um potencial ainda maior de personalização.

A Vending Machine é uma máquina capaz de vender produtos de forma automatizada. Ou seja, não será preciso ter um atendente para explicar detalhes ou realizar o pagamento, pois o próprio sistema já é construído para que o consumidor possa passar por todas as etapas de venda.

Você já deve estar visualizando como isso pode ajudar no seu negócio, não é mesmo? Para te dar boas ideias de como implementar as vending machines contamos com a ajuda da CEO da Lab 220,  Taty Stahl,  que compartilhou um pouco da experiência que possui no setor com a nossa equipe.

Criação das Vending Machines

Como a vending machine pode melhorar os seus lucros?

Existem várias situações em que a Vending Machine pode ser uma resposta eficiente para lojas físicas. Entre elas:

Vender produtos sem custo de aluguel

O aluguel de um ponto comercial e a manutenção do mesmo é um dos custos que mais pesa na bolsa dos empresários. Entretanto, com uma máquina de vendas bem localizada é possível reduzir significativamente este custo, já que com ela pode-se fazer as vendas ocupando pouco espaço e por um custo mais baixo.

Investir na compra de uma vending machine é também uma ideia para quem quer vender um produto que já está pronto, mas ainda não tem um ponto de venda. Além disso, quem faz a distribuição de produtos para o comércio, consegue vender diminuindo o tempo e custo de deslocamento ao obter a sua própria máquina de vendas.

Diminuir a fila de atendimento em seu estabelecimento

Se o seu estabelecimento costuma sofrer com longas filas e demora no atendimento, adquirir uma vending machine é uma alternativa para economizar o tempo dos clientes e da  sua equipe.

Afinal, alguns dos compradores que se dirigiriam ao caixa poderão finalizar a compra sozinhos, usando-se do serviço automatizado. Esta estratégia funciona muito bem em supermercados como uma alternativa ao caixa-rápido, por exemplo.

Vale lembrar que filas menores e um atendimento rápido ajudam a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, o desempenho do seu negócio.

Vender mesmo nos dias em que a loja está fechada

As vending machines tem a vantagem de que podem ser instaladas em lugares estratégicos, inclusive fora da loja. Com isso, não é mais preciso estar com a loja aberta para conseguir vender seus produtos. As vendas poderão ser feitas nos fins de semana e até fora de horário comercial, já que todo o processo é automatizado e fica disponível para os clientes.

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) muitas empresas que investiram em vending machines tiveram este benefício reforçado durante o período. A máquina da Desinchá que vende produtos naturais, por exemplo, deu conta de suprir vendas que a loja física localizada numa rua principal de São Paulo não pôde fazer por conta da decisão de fechamento do comércio.

Ampliar a capacidade de venda

A vending machine pode vender de tudo, inclusive produtos e brindes que chamem a atenção dos clientes. Desse modo, a sua máquina pode ser usada como uma vitrine, instigando os clientes a comprar mais produtos – tudo isso, sem precisar de um convite formal ou de um atendente para demonstração.

Vender mais é sinônimo de mais lucro, portanto, uma ideia para integrar a estratégia de marketing e vendas da sua empresa.

Vending Machine - Como funciona?

5 Ideias de Vending Machines para o seu negócio

Para quem se interessou pela ideia de ter uma máquina de vendas, vale saber que são várias as opções prontas disponíveis para a venda – como as máquinas de brinquedos, refrigerantes, cervejas e até as famosas bolinhas pula-pula.

Para quem quer algo mais elaborado é possível investir na construção de uma vending machine personalizada, serviço que é prestado por várias empresas brasileiras, tal como a  Lab 220,  QAB, Power Vending, The Hot Machine, entre outros.

  • Máquina de brindes: para vender chaveiros, pequenos artigos, bijuterias, entre outros. Um exemplo é a Smile Machine da Malwee, na qual o cliente só precisa sorrir para ganhar um brinde;
    Smile Vending Machine Malwee
  • Máquina de bebidas: venda de cervejas, cafés, sucos, entre outros. Um exemplo são as tradicionais máquinas de cafés usadas em postos de gasolina. Caso esta seja a sua escolha pode ser interessante conferir a lista dos melhores fornecedores de cervejas. Vending Machine de bebidas
  • Máquinas interativas: para pedir uma avaliação ou facilitar o engajamento em eventos e lojas. Um exemplo é a ação feita na Campus Party, onde a máquina exigia os tweets dos usuários e liberava brindes para quem contribuísse com a discussão;
    Toyota Vending Machine interativa
  • Máquina de comidas: para venda de lanches, salgadinhos, doces, entre outros. Um exemplo são as máquinas usadas em aeroportos e rodoviárias. Caso se interesse pelo assunto confira também nossas dicas de como vender comidas caseiras. 
    Vending Machine de comidas
  • Máquina de roupas: para venda de camisetas, meias, calcinhas, entre outros. Um exemplo é a máquina da Renner instalada na estação de metrô São Bento, em São Paulo.
    Vending Machine Renner

Essas são somente algumas de milhares de ideias de vending machines que se pode pensar para um negócio. Para ter mais ideias confira nosso guia de máquinas lucrativas. 

Qual é o melhor lugar para instalar uma Vending Machine?

Lugares movimentados são considerados os mais estratégicos para a instalação. Conforme aconselha Taty Stahl, CEO da Lab 220:

As Vending Machines têm potencial de ampliar as vendas de marcas e produtos de diferentes segmentos. Podem ser instaladas dentro de uma loja, mas também funcionam muito bem como canais de venda complementares, por exemplo, dentro de um supermercado ou de uma estação de metrô.

Além disso, também se considera lugares oportunos aqueles próximos a locais em que é preciso esperar. Como exemplo estão repartições públicas, shoppings ou hospitais.

Quanto custa fazer uma vending machine personalizada? 

Para quem quer fazer uma vending machine personalizada é difícil estimar o custo, pois tudo dependerá das funcionalidades que terá e especificações que precisará para atender a expectativa.

Como abastecer a minha Vending Machine?

O sistema de abastecimento das máquinas pode ser feito pela própria equipe, desde que seja treinada de acordo com a empresa desenvolvedora. Também é possível optar pela compra do abastecimento.

Na maior parte dos casos, as máquinas contam com um sistema de telemetria que controla o estoque em tempo real e pode ser acompanhado à distância pelo computador ou celular.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário