O que dá mais dinheiro na agricultura familiar no Brasil? Conheça!

A agricultura familiar é responsável por 70% do abastecimento de alimentos do mercado interno. Curiosamente, existem culturas de têm maior lucratividade e possibilitam que famílias conquistem uma melhor renda mensal.

Aqui, listamos o que dá mais dinheiro na agricultura familiar no Brasil! Confira e saiba o que você pode plantar para aumentar seus ganhos!

o que plantar na agricultura familiar

O que é agricultura familiar?

A princípio, é importante esclarecer o que é agricultura familiar. Trata-se do cultivo em propriedades produtivas que não têm mais do que quatro módulos fiscais.

Publicidade

Cada módulo fiscal tem entre 5 e 100 hectares, portanto, a propriedade produtiva não possui mais do que 400 hectares na agricultura familiar. Logo, nesse segmento estão agricultores de pequeno e médio porte.



A agricultura familiar se caracteriza pelo menor uso de agrotóxicos, geração de empregos, menor acúmulo de renda e propriedade (ao contrário do sistema de latifúndio) e melhor conexão com vendedores locais.

Agricultura familiar: o que dá mais dinheiro?

Como a agricultura familiar é responsável por abastecer o mercado interno, normalmente culturas de alimentos mais consumidos durante todo o ano são as que dão mais dinheiro.

Mas, não é só isso: alimentos com valor agregado também dão bastante dinheiro se o produtor conseguir oferecer produtos de alta qualidade para o mercado. Abaixo, apresentamos o que plantar em agricultura familiar para ter boa lucratividade:

Publicidade


Publicidade


Batata

A batata tem mercado garantido o ano inteiro, fazendo parte da refeição do brasileiro regularmente. Além da venda para feirantes e supermercados, o agricultor também pode comercializá-la para restaurantes e lanchonetes, ampliando a possibilidade de venda.

Um dos diferenciais de plantar batata é seu ciclo de produção curto, com variação de três a cinco meses, de acordo com as características de solo e temperatura da região.

Publicidade

Na prática, isso significa que a família pode ter um retorno de investimento em curto prazo, uma vez que a produção da batata não demora anos para ser finalizada como acontece com algumas frutas.

Publicidade

Tomate

O tomate é outro alimento que possibilita ter uma boa lucratividade, porque se trata de um produto com alta demanda o ano inteiro. Pode ser comercializado para feirantes, supermercados, hortifrúti, restaurantes e lanchonetes.

Além disso, há a possibilidade de plantar e vender tomate para indústrias, para fabricação de produtos derivados. Entre eles, destaque para o ketchup e molhos de tomate.

O agricultor que decidir pelo plantio de tomate deve se atentar a um ponto essencial: o tomateiro é uma planta mais suscetível a pragas, portanto, é preciso realizar um acompanhamento contínuo do cultivar e adotar medidas preventivas.

Alface

Plantar alface é uma alternativa para o produtor que deseja ter um rápido retorno de seu investimento, uma vez que a colheita pode ser feita entre 50 e 130 dias depois do plantio.

Há uma grande variedade de alface, podendo variar seu portfólio de produtos. Caso invista nessa opção, recomenda-se a utilização de mudas saudáveis, irrigação com frequência, porém sem encharcar o solo, e adubação para alcançar um alto teor de matéria orgânica.

Cebola

A cebola é muito utilizada no dia a dia para preparação e tempero de pratos. Por isso, tem alta demanda o ano inteiro, possibilitando boas vendas ao agricultor familiar.

O cultivo da cebola é simples e feito com o uso racional de insumos, o que acaba reduzindo o custo total de plantio. Logo, é uma excelente alternativa para quem trabalha com orçamentos reduzidos, tendo uma boa chance de ganhar dinheiro.

Para plantar cebola é preciso ter um terreno que receba uma boa luminosidade durante todo o dia, o que ajudará no correto desenvolvimento da planta. O solo deve ser mantido úmido e a temperatura do local deve ser entre 20ºC e 25ºC.

Publicidade

Banana

A banana é uma das frutas mais consumidas do país, apresentando boa possibilidade de venda e lucratividade para o agricultor familiar. Sua comercialização pode ser feita para feirantes e supermercados, bem como para restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos.

Para plantá-la, recomenda-se ter solo seja fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica, bem como sem encharcamento. A temperatura ideal da região deve ser de 20ºC a 24ºC.

Publicidade

Laranja

A laranja é outra fruta muito consumida pelos brasileiros, com possibilidade de venda o ano todo. Há diversas variedades de laranja, permitindo que o agricultor tenha safras durante o ano inteiro.

A fruta prefere ambientes quentes e solo fértil. Durante o cultivo, o produtor deve realizar podas e limpezas, o que contribuirá para ter uma boa safra.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário