Aprenda como plantar batata doce e ganhar dinheiro vendendo o legume e produtos derivados

Plantar batata doce para vendê-la, seja na forma in natura ou produtos derivados, é uma opção para empreender gastando pouco. O motivo disso é simples: o cultivo exige baixo investimento e há alta demanda durante todo o ano.

Não sabe como plantar batata doce? Então, confira este guia completo que preparamos, com detalhes sobre cultivo e venda do produto!

como plantar batata doce

Por que plantar batata doce para venda?

As vantagens do cultivo da batata doce são várias, começando pela cultura simplificada, que pode ser feita por produtores que tem pouca experiência no trabalho com a terra.

Publicidade

Além disso, seu ciclo é relativamente curto, variando de três a cinco meses, de acordo com a variedade e condição climática, o que possibilita faturar em um prazo menor.



Mas, não é só isso: a batata doce também tem boa procura o ano inteiro, seja pelo consumidor final, por feirantes e estabelecimentos de alimentos. Portanto, há uma oportunidade real de lucrar.

Como plantar batata doce?

O cultivo da batata doce é relativamente simples, mas é preciso ter cuidados especiais para garantir uma produção de qualidade e quantidade ideal. Confira o que fazer:

Ambiente para cultivo

O ambiente para cultivo perfeito é o de clima temperado a quente, sempre com temperaturas acima de 10ºC. Mas, o ideal é que o local tenha uma média de 20ºC por quatro meses para ter uma produção maior.

Publicidade


Publicidade


No que se refere à chuva, recomenda-se que a quantidade anual seja de 750 a 1.000 milímetros ou 500 a 600 milímetros durante o ciclo. Entretanto, atenção a um detalhe: a batata doce não gosta de solos encharcados!

Solo ideal

Além de não ser encharcado, o solo também precisa ter outras características, como ser franco-arenoso ou argiloso. De modo geral, os solos leves, bem estruturados e drenados, com aeração boa e fertilidade de média a alta produzem raízes uniformes e de melhor aparência.

Publicidade

Propagação

A propagação pode ser feita por meio de mudas, estacas, sementes, enraizamento de folhas, cultura de tecidos ou uso de ramas, cabendo ao produtor escolher a que lhe é mais vantajosa.

Publicidade

Mas, normalmente o uso de ramas é considerado a melhor opção técnica e economicamente, conseguindo uma melhor propagação da batata doce.

Recomenda-se retirar até duas peças por haste a partir das extremidades da lavoura com até três meses de plantio. O produtor também pode obter novas plantas tirando rama-semente ou estaca de uma cultura em desenvolvimento.

Se optar por esse último caso, armazene raízes tuberosas ou batatas em uma área ventilada por poucos dias antes da multiplicação / propagação.

Espaçamento

O ideal é que o espaçamento varie de 80 a 100 centímetros entre leiras, bem como de 25 a 40 centímetros entre plantas. Se o solo tiver fertilidade alta, é possível trabalhar com espaçamentos menores, com ramas plantadas em leiras de 20 a 40 centímetros.

Adubação

A fórmula ideal para adubação deve ser estabelecida somente após a análise do solo. Mas, geralmente se utiliza nutrientes minerais como o potássio, nitrogênio, fósforo, cálcio e magnésio, além da adubação orgânica.

Cuidados extras

O produtor também deve ter alguns cuidados extras com a plantação, como realizar a irrigação do plantio em época de seca. Para ter um melhor controle de doenças e pragas, adote medidas como o uso de mudas livres de vírus, bem como a rotação de culturas.

Produção e colheita

A batata doce tem cultura de ciclo curto e estará pronta para ser colhida entre 100 e 150 dias depois do início do plantio. Caso o cultivo seja em área pequena, dá para fazer a extração manual das raízes tuberosas.

Como vender batata doce

O produtor conta com diferentes alternativas para venda da batata doce, sendo a principal delas a comercialização para o consumidor final, como em sites especializados.

Publicidade

Também para vender o produto in natura para comércios de alimentos, feirantes, supermercados, restaurantes, bares e lanchonetes, que costumam ter uma demanda periódica da mercadoria.

Além disso, o produtor pode vender produtos derivados da batata doce, fabricando pratos como purê, chips, massas, tortas, bolos, entre outros, tendo um produto com valor agregado e maior possibilidade de lucro.

Publicidade

Uma dica especial: caso plante batata doce orgânica também dá para ter uma maior possibilidade de lucro, focando num segmento que trabalha com preços mais elevados.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário