5 dicas para os negócios em 2021: aumento de produtividade e economia

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico e muito difícil para a maioria dos empresários, ele fez com que as empresas ganhassem capacidades de adaptações. Esse novo ano ainda continuará exigindo criatividade e muito equilíbrio emocional e financeiro dos empreendedores, e por isso listamos 5 dicas para auxiliar os negócios em 2021.

Apesar de avacinação contra o coronavírus já ter sido iniciada no país, e vários negociantes estarem empolgados com a volta a normalidade do mercado, a verdade é que isso não deve acontecer tão cedo. Infelizmente as previsões para a imunização da maioria da população não são animadoras, e deve levar ainda bastante tempo. Dessa forma, as finanças e economia não dever ter uma recuperação completa por enquanto, e os desafios continuarão.

Nesse cenário desfavorável, muitas das mudanças já realizadas tendem a permanecer mesmo após a pandemia. E para os negócios que ainda não instituíram em suas operações as novas tendências, será mais que necessário  colocá-las em prática esse ano.

dicas negócios 2021

Ações que permitam economia de recursos, maior produtividade e bem-estar emocional de colaboradores e empreendedores, serão essenciais para evitar colapsos nos negócios.

A seguir nós listamos dicas para boas práticas nos negócios em 2021.

1 – Integração de canais de vendas e atendimento

No ano passado falou-se muito da migração das empresas para os meios digitais. Essa é uma tendência que deve permanecer mesmo com a volta das operações presenciais.

Os clientes se adaptaram a comodidade e seguranças de realizar compras e tirar dúvidas por meios dos canais de atendimento como WhatsApp, e das lojas virtuais. Dessa forma, em 2021, será mais necessário ainda permanecer com esses canais abertos, e promover evolução para melhorar a experiência dos clientes.

Esse tipo de prática é chamada de omnichannel e é uma tendência que já se mostrava em crescente antes mesmo da pandemia. Com ela, as empresas proporcionam cada vez mais opções aos seus clientes de fechar negócio do modo mais conveniente ao consumidor.

2 – Atendimento humanizado e empático – dicas para os negócios 2021

Em um momento tão difícil para todos, as empresas que deixarem a formalidade e frieza corporativa de lado para oferecer atendimentos humanizados ao cliente, tem vantagens.

Esse é um dos momentos mais críticos pelo qual as pessoas estão passando, e por tanto cabe aos empresários, trabalhar a empatia em suas equipes. Se colocar no lugar do cliente e estar prontamente disposto a ajudar a resolver seus problemas, melhora demais a imagem da empresa.

Ao mesmo tempo promover ações que possam facilitar as formas de pagamento, por exemplo (sem colocar em cheque a saúde financeira da empresa, é claro) fará com que você fidelize clientes.

3 – Controle total das finanças – dicas para os negócios 2021

Com a crise financeira, se faz ainda mais necessário ter um total controle do caixa da empresa. Dessa forma, é necessário realizar uma análise de todos os setores e realizar os cortes necessários naquilo que não é primordial.

Além disso, a negociação de prazos com fornecedores e adaptações para formatos mais econômicos, como os meio digitais, também devem ser avaliados.

4 – Home Office

O Home Office se tornou que uma tendência e deve permanecer mesmo após tudo isso ter sido superado. Isso acontece poque esse é um modelo de trabalho que se mostrou extremamente benéfico tanto para profissionais quanto para as empresas.

Como dissemos no tópico anterior, é necessário adaptar o negócio a modelos mais econômicos, e o home office não deixa de entrar nesse fator. Isso porque, com trabalhadores de casa a empresa consegue uma maior economia com transporte, estrutura física do negócio, entre outras coisas pertinentes a seu funcionamento.

Além disso, muitos profissionais se sentem mais confortáveis dessa maneira, o que representa maior disposição e, por consequência, aumento da produtividade.

5 – Ações de promoção a saúde mental – Dicas para os negócios 2021

Já foi comprovado que as doenças que afetam o emocional das pessoas, são algumas das maiores responsáveis por afastamentos de profissionais de seus ambientes de trabalho.

Em um momento tão cheio de reviravoltas e apreensão com o futuro, os cuidados com esse fator entre funcionários e também o empresário se mostra essencial para evitar um colapso na empresa.

Funcionários que se encontram bem emocionalmente, produzem mais e são mais criativos. Dessa forma, é importante que as empresas promovam ações que incentivem os cuidados com a saúde mental nesse momento crítico.

Abrir a comunicação entre superiores e colaboradores, oferecer um ambiente saudável de trabalho, buscar aliviar sempre que possível as pressões das tarefas e buscar humanizar os processos da empresa, são apenas algumas atitudes que podem ser tomadas.

Promover o autoconhecimento entre os gestores e funcionários no geral, beneficia ambos os lados e permite que os processos sejam realizados sem maiores perdas financeiras e de mão-de-obra.

Essa foram algumas dicas para os negócios de 2021 que certamente irão ajudar a passar por esse momento crítico com mais leveza.

Veja também: 7 erros comuns de empresas para não cometer no seu negócio

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário