Home Office: 6 dicas para tornar a sua rotina de trabalho em casa saudável

O home office se tornou a realidade de várias pessoas pelo mundo durante a pandemia de Covid-19, e ao que tudo indica essa é uma tendência que veio para ficar.

Com a mudança “forçada”, muitas empresas descobriram que manter seus colaboradores em trabalho home office pode gerar grande economia para o negócio. E em relação aos trabalhadores, esse tipo de produção pode ser mais confortável para muitas pessoas que veem seu rendimento crescer consideravelmente trabalhando de casa.

Apesar desses benefícios, é preciso ter alguns cuidados para que a rotina de trabalho não se torne prejudicial à saúde física e mental de quem escolhe produzir dessa forma.

Horários, instrumentos de trabalho e alimentação, são algumas das coisas que merecem atenção para que trabalhar em casa não acabe sendo estressante ou menos produtivo do que em uma repartição empresarial.

dicas para homeoffice saudável

1. Tenha um espaço próprio para trabalho

Isso ajuda muito a manter o foco na produtividade, além de prevenir as famigeradas dores nas costas com o passar do tempo.

É claro que trabalhar na cama ou no sofá aparenta ser muito mais atrativo, mas a verdade é que as possibilidades de distração nesses lugares são maiores. A vontade de tirar um cochilo então, nem se fala. Então, reserve um espacinho na sua casa com mesa e cadeira confortáveis para poder realizar seu trabalho sem cair nas tentações do dia-a-dia.

2. Faça uma programação com as tarefas do dia

Mantendo as tarefas do dia organizadas, é possível até mesmo terminar o trabalho mais cedo. Esse hábito faz com que você economize tempo não pensando “o que eu tenho para fazer agora?” e aumenta a sua produtividade, pois você sabe exatamente de tudo que irá precisar para realizar a tarefa do dia sem interrupções.

Por tanto, tenha uma agenda física ou eletrônica, ou se você é mais visual, cole Post-Its na mesa do escritório e vá eliminando a cada tarefa feita.

3. Se dê uma recompensa ao final de cada atividade

home-office-recompensa

Para quem tem muitos problemas com a tal da “procrastinação” esse pode ser um método que vai ajudar a aumentar a produtividade. Sendo assim, a cada tarefa concluída, se permita fazer uma pausa de alguns minutos para uma atividade que você gosta. Você pode brincar com o seu Pet ou assistir um vídeo curto no YouTube, por exemplo.

Mas fique de olho no tempo, hein! Nada de fazer pausas por mais de 10 minutos, isso pode minar o seu horário de trabalho no final do dia.

4. Tenha um horário certo para iniciar, pausar e encerrar o dia de trabalho

Com as facilidade e distrações que a casa da gente oferece, é muito fácil se perder no tempo e acabar passando muito do horário habitual de término de atividades. Por tanto, se atente ao relógio e tenha horários corretos para começar a trabalhar, comer e encerrar o dia.

Muitas pessoas que não se habituam ao home office tem justamente esse problema de manter uma rotina marcada fora de um ambiente corporativo. Mas isso é só questão de manter uma disciplina por alguns dias. Depois que acostuma, o cérebro produz mais e mais rápido e o profissional consegue usufruir de todo o conforto de trabalhar em casa.

📸 Veja: Fotos de produto – 5 dicas para fazê-las com a câmera do seu celular

5. Faça alongamento a cada 2 horas

Ficar sentado, digitando, muitas vezes por mais de oito horas por dia, pode causar sérios problemas a saúde física. Dores nas costas, nos braços e nas pernas são comuns para quem leva uma rotina de escritório ferrenha. Então, para evitar isso e problemas mais sérios mais tarde, crie o hábito de fazer alguns alongamentos a cada duas horas de trabalho.

Relaxe o pescoço, braços e mãos, e faça pequenas caminhadas para esticar as pernas. Até mesmo no sono da noite é possível perceber a diferença que esse cuidado durante o dia traz ao corpo.

6. Coloque uma música legal, Podcasts ou sons de concentração para motivar ainda mais o seu trabalho

Fazer home office pode trazer a sensação de solidão, então para contornar isso, coloque alguma coisa bacana para ouvir enquanto trabalha.

Uma música animada ou os tão famosos Podcasts trazem a sensação de mais gente no recinto e diminuem muito a falta que colegas de trabalho podem fazer. Ainda, para trabalhos que exigem concentração total, uma playlist com sons para se concentrar podem ser uma boa pedida.

No mais, mantenha uma alimentação saudável e evite as cobranças desnecessárias do dia-a-dia. Tudo isso junto fará com que a sua experiência durante o home office seja incrível e perfeitamente saudável.

Veja Também

 

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário