Como montar uma padaria – dicas para começar um negócio de sucesso

O segmento de alimentação é sempre uma boa oportunidade para iniciar no ramo dos negócios, e montar uma padaria se encaixa nisso. Os pães são parte fundamental da dieta cotidiana da maioria dos brasileiros e por ser um produto acessível, esse é um mercado pouco afetado pelas crises econômicas.

Nos últimos anos, algumas dietas da moda podem ter colocado o glúten como vilão, no entanto, nem mesmo isso fez com as vendas de pães e outros produtos a base de trigo perdessem a sua relevância. Na verdade, muitos empreendedores viram nessa nova tendência uma chance de lançar produtos novos como os pães e bolos que usam ingredientes considerados “mais saudáveis” em suas bases. Isso diversificou o mercado e conseguiu atingir novos nichos que antes consumiam menos esse tipo de produto.

Abrir uma padaria pode ser um negócio muito lucrativo, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados e colocar algumas ações em prática antes mesmo de as atividades serem iniciadas.

como montar uma padaria

Nesse artigo aqui nós explicamos em um passo a passo simples, como abrir qualquer tipo de negócio, mas se você gostaria de saber como montar uma padaria, acompanhe o texto até o final, por que temos algumas dicas específicas para você.

Pesquisa de Mercado

Antes de decidir onde abrir a sua padaria é essencial realizar uma pesquisa de mercado. Ela te dará a noção de como é o público daquele local, concorrentes entre outros fatores relevantes para o sucesso de um negócio.

Em relação ao público, é interessante saber quais os hábitos dos frequentadores e moradores daquele local. As pessoas costumam estar em casa ou no trabalho a maior parte do dia? Essas pessoas costumam fazer refeições fora ou preferem consumir os produtos comprados em casa? Em relação ao consumo de insumos de panificadoras, costumam comprar em padarias ou supermercados? Por quê?

Todas essas informações são extremamente relevantes para saber qual a melhor forma de atingir o seu público e quais serviços devem ser oferecidos pelo seu negócio.

Em relação aos seus concorrentes, você precisa saber quem são eles (não foque apenas em outras padarias, mas em todos os outros empreendimentos que oferecem produtos como o seu), o que oferecem, e quais os valores praticados. A partir daí é possível ter um panorama do que o seu negócio pode ter de diferencial para se sobressair a esses outros estabelecimentos.

Se tiver dúvidas de como realizar essa pesquisa de mercado, dê uma olhada no site do Sebrae.

Localização

O principal a se saber de como montar uma padaria é que a localização desse tipo de negócio é a coisa mais importante de todas.

As padarias e confeitarias precisam estar em ruas com ótima circulação de pessoas e veículos. Elas podem ser instaladas em bairros residenciais ou comerciais, mas lembre-se que o mais importante de tudo é estar localizado em locais bem “vistos”. Por tanto, nada de escolher um imóvel escondido em uma ruazinha paralela. Procure por avenidas e se conseguir um imóvel de esquina, melhor ainda.

Outra coisa a se atentar é em relação ao número de concorrentes nesse local onde você pretende abrir o seu negócio. Essa informação você conseguiu lá na primeira etapa e aqui você deverá usá-la para decidir qual o melhor local para se instalar.

Tenha sempre em mente de que se você abrir a padaria em um local onde esse tipo de negócio é escasso ou distante, as chances de sucesso são muito maiores do que abrir em locais onde esse tipo de serviço é muito comum.

Estrutura Física

A estrutura física do seu negócio irá depender dos serviços oferecidos por ele, no entanto, alguns materiais básicos devem ser adquiridos independente do porte da padaria. São eles:

  • Cilindro
  • Fornos
  • Formas de pães, bolos e outros produtos
  • Freezer
  • Batedeira industrial
  • Modeladores
  • Balcões e Mesas de preparo
  • Geladeiras
  • Amassadeiras
  • Balança
  • Entre outros

Além desses móveis e aparelhos, a estrutura física do imóvel deve conter espaço para a instalação de uma cozinha ampla, espaço para atendimento ao cliente, sanitários,  despensa e um escritório.

O mínimo indicado para a montagem de uma padaria de pequeno porte é um local com 150 metros.

Funcionários

Como o tópico anterior, a quantidade de funcionários irá depender do porte do seu negócio. Porém, para iniciar uma padaria de pequeno porte, serão necessários:

  • Um padeiro
  • Um confeiteiro
  • Auxiliar de Cozinha
  • Um atendente
  • Um profissional de serviços gerais

Com esses profissionais já é possível iniciar as atividades do seu negócio.

Investimento

Após ter feito todo o planejamento com os valores relacionados ao aluguel ou compra do imóvel, materiais de trabalho, funcionários e outras despesas, já é possível saber quanto de investimento será necessário para que o negócio comece a funcionar.

Cada caso é um caso, e esse valor pode variar muito, porém, estima-se que uma padaria de pequeno porte necessita de um investimento mínimo de R$70.000 e tem previsão de até dois anos para conseguir o retorno desse investimento.

Formalização

Após concluir que a abertura da sua padaria é viável, está na hora de formalizar o seu negócio. Para isso você deverá procurar os serviços de um contador que será o responsável por fazer todos os registros de abertura de negócio, além de buscar os outros documentos necessários para abrir uma padaria. Entre esses documentos estão:

  • Alvará de funcionamento
  • Laudo do Corpo de Bombeiros
  • Licença Sanitária
  • Entre outros.

Divulgação

Com o negócio montado é hora de investir na divulgação, para isso, aposte nos meios que mais podem ter impacto no local onde você está instalado.

Nos casos de bairros menores, a divulgação feita por meio impresso costumam dar um bom resultado. Carros de som para anunciar promoções e inauguração também são uma boa ideia.

Já em grandes centros, o ideal é apostar na panfletagem próxima ao local do negócio e publicidade paga nas mídias sociais.

As promoções também são muito bem-vindas em ambos os casos, afinal elas tem o poder de fidelizar clientes e também de fazer com que o negócio seja conhecido por outras pessoas.

Para boas ideias de promoções, dê uma olhada nesse texto com ideias de promoções para 2021: Para lucrar muito aumentando as vendas.

Veja Também

Principais vagas de emprego para a semana têm opções em home office

E então, entendeu todos os passos de como montar uma padaria de sucesso? Se você tem afinidade com alimentos, com certeza obterá muito sucesso trabalhando nesse ramo.

Agora, se você quer abrir um empreendimento, mas não se identificou muito com a padaria, dê uma olhada nesse artigo sobre como abrir uma academia, talvez esse negócio tenha mais a sua cara 😉

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário