Como abrir uma academia? Dicas de como começar e requisitos

Está pensando em abrir uma academia, mas não sabe por onde começar? Nesse artigo a gente te explica todos os passos necessários para iniciar nesse negócio super popular.

Nós já publicamos por aqui um artigo sobre como abrir seu próprio negócio que explica todos os passos básicos para iniciar qualquer tipo de empreendimento. Porém, hoje as dicas são específicas para a abertura de uma academia.

O mercado fitness nunca esteve tão em alta quanto nos últimos anos. As pessoas têm se preocupado cada vez mais em realizar exercícios físicos, manter uma alimentação mais regrada e saudável e com isso melhorar o seu bem-estar físico e mental.

abrir uma academia

Com tudo isso, a abertura de academias explodiu em todo o país, e impressionantemente, mesmo com a grande quantidade de negócios desse tipo, essa ainda é uma das opções de empreendimentos mais lucrativas da atualidade.

Com o maior conhecimento do público em relação aos tipos de exercícios, as academias deixaram de ser apenas locais com vários aparelhos de musculação. Hoje em dia, elas se tornaram verdadeiros centros de condicionamento e bem-estar, oferecendo inúmeras práticas que conquistam desde os apaixonados por hipertrofia, até as pessoas que desejam atividades mais leves como o pilates e as atividades de dança, ou ainda os que gostam das lutas como o boxe e o judô.

Se você deseja abrir uma academia de sucesso, fique ligado nas dicas a seguir para iniciar o seu negócio com o pé direito.

Analise a região onde pretende abrir sua academia

O primeiro passo para iniciar um negócio que exige instalações físicas é realizar uma análise da região onde o estabelecimento pretende ser instalado.

Busque saber quais são os hábitos das pessoas que moram nesse local, se existem muitos concorrentes e o que oferecem. Além disso, já comece a buscar quais são os locais de maior movimento e se o acesso a eles é facilitado.

Analise o público alvo

Um bom empreendedor precisa enxergar as oportunidades onde os outros não veem nada. E a melhor forma de ampliar a visão do seu negócio e sabendo tudo sobre o seu público alvo.

Realize uma pesquisa para saber quem são os seus potenciais clientes, e lembre-se que apostar no “achismo” pode não ser uma boa ideia. Sendo assim, não acredite no estereótipo de perfil de quem frequenta academia. Pesquisa de público alvo pode ser um verdadeiro diamante quando realizada corretamente.

Por exemplo, digamos que o seu plano seja instalar o seu negócio em um bairro onde grande parte da população é de idosos, porém, como você não realizou uma pesquisa de público alvo, você não sabe disso. Se você permanecer com a visão limitada de que a sua academia só precisa ter os aparelhos convencionais de musculação e aeróbica, além de algumas lutas e aulas de dança (mais frequentados pelo público jovem) você pode perder uma grande oportunidade de conquistar um novo nicho de público. Em casos como esse, pensar em oferecer algumas atividades específicas voltadas ao público mais velho, como hidroginástica, aeróbica para a terceira-idade e aulas de dança de salão, podem ser o que darão o diferencial que fará o seu negócio deslanchar.

Por tanto, nada de pular essa etapa hein!

Monte um planejamento de como o seu negócio irá operar

Depois de encerradas as partes de análise de local e público alvo, você já tem dados o bastante para definir qual a melhor forma de operar o seu negócio. Por tanto, nesse momento você começará a definir os serviços que pretende oferecer na sua academia.

Algumas opções, além do básico de musculação e aeróbica são:

  • Aulas de Lutas;
  • Aulas de dança;
  • Spinning;
  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Atividades físicas voltadas para crianças e adolescentes;
  • Pilates;
  • Yoga;

A partir da definição desses serviços você começará a ter uma noção melhor da estrutura física, aparelhagem e profissionais que precisará ter no seu estabelecimento.

Estrutura Física para abrir uma academia

O ideal é que um prédio onde será instalada uma academia tenha no mínimo 250 metros, no entanto, dependendo dos seus objetivos, pode ser necessário investir em um local mais amplo.

Dê preferência aos prédios que já contem com um bom número de salas separadas. Caso não seja possível, você poderá ter que investir em divisórias.

As áreas imprescindíveis para montagem de uma academia são:

  • Recepção;
  • Sala de avaliação física;
  • Espaço de musculação;
  • Espaço de Ginástica;
  • Sala de aquecimento;
  • Espaço para a administração;

No caso de oferecer outras atividades além das básicas, também é importante contar com:

  • Sala comum para as práticas de dança, lutas, pilates ou yoga;
  • Espaço especial para atividades aquáticas como natação e hidroginástica;

Outro ponto importante é a quantidade de banheiros e vestiários desses locais. O número precisa ser suficientemente grande, separado entre masculino e feminino, para atender todos os seus clientes de forma confortável e sem necessidade de espera.

Móveis e equipamentos de treino

Uma academia convencional só funciona se contar com vários equipamentos de boa qualidade e segurança. Essa pode ser a parte que exigirá maior investimento por parte do empreendedor, por isso é importante fazer uma extensa pesquisa por fornecedores que ofereçam o melhor custo benefício ao seu negócio.

Ao escolher fique muito atento se todos os aparelhos contam com certificação reconhecida de segurança, ok? Isso é realmente importante, então não deixe passar batido só porque o preço está “muito bom”.

Vamos aos principais móveis e aparelhos que toda academia precisa ter:

Móveis:

  • Balcão de recepção;
  • Armários de escritório e de vestiário;
  • Mesas e cadeiras de escritório;
  • Telefone;
  • Computadores;
  • Impressora;
  • Aparelhagem de som.

Aparelhos de treinamento

  • Esteiras;
  • Bicicletas ergométricas;
  • Pull Over;
  • Banco Supino;
  • Abdominal com Carga;
  • Cross trainers;
  • Peitoril Dorsal;
  • Leg Press;
  • Halteres;
  • Step;
  • Colchonetes;
  • Cordas;
  • Entre muitos outros.

Profissionais necessários para abrir uma academia

Não é obrigatório ser profissional de educação física para abrir uma academia, no entanto, é obrigatório contar com um profissional licenciado para iniciar as atividades.

Dessa forma, o quadro básico de funcionários de uma academia são:

  • Professores de educação físico com registro no Conselho Regional de Educação Física;
  • Profissionais de Serviços Gerais;
  • Recepcionista;
  • Profissionais da área administrativa;

Investimento para iniciar o seu negócio

Como cada negócio é um negócio, não dá para estimar exatamente qual o investimento total necessário para abrir a sua academia, porém, o consenso é que o investimento mínimo gira em torno de R$160 mil.

Para saber exatamente qual será o montante necessário para colocar seu negócio em prática, o ideal e ter todos os gastos com aluguel, estrutura física, funcionários, despesas fixas e variáveis listados em uma planilha.

Formalize sua empresa

Após ter certeza que a abertura da sua empresa é viável, está na hora de formalizar. Para isso, procure os serviços de um contador, que além da abertura da empresa, também irá auxiliar na obtenção de documentos necessários para que o seu negócio seja totalmente legalizado e possa operar sem problemas com os órgãos oficiais.

Invista em Marketing e Publicidade

Quando o seu negócio finalmente estiver pronto, é hora de começar a pensar no marketing e publicidade para conseguir muitos clientes.

Para isso, invista em páginas nas redes sociais, promoções de inauguração, panfletagem e até mesmo carros de som na semana de abertura no seu negócio.

Lembre-se, os clientes precisam saber que você existe e isso só é possível através de muita divulgação.

Veja também

Produtos naturais para revenda: melhores fornecedores do mercado

Essas foram as nossas dicas e passo a passo para você abrir a sua academia.

Mas, caso esse não seja o seu perfil ideal de negócio, talvez você tenha interesse em saber como abrir uma casa de repouso. E se quiser outras opções de negócios para abrir, continue navegando aqui no site do Revendedor.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário