Como abrir uma Confeitaria – Produtos, localização e lucros

Abrir uma confeitaria pode ser um negócio lucrativo e prazeroso para pessoas que se identificam com o ramo de negócios de alimentação.

Esse tipo de estabelecimento atende diversos públicos e pode ser montado com diversos focos. Tudo irá depender da vontade do empreendedor e, talvez, de enxergar oportunidades.

Confeitarias são negócios com alta demanda o ano todo, afinal de contas, além de alimentos que podem ser consumidos no dia-a-dia, elas também costumam trabalhar com produções especiais para atender eventos e festas. Isso faz com que esse segmento seja bastante lucrativo.

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Apesar da popularidade, esse é um negócio que exige bastante atenção nas etapas de montagem. Afinal de contas, justamente por contar com alta demanda, a concorrência é grande e todos os aspectos dele devem ser pensados para se destacar e conquistar mais clientes.

A seguir nós te damos algumas dicas de como abrir uma confeitaria de sucesso na sua região

Tipos de Confeitaria

O primeiro passo para montar um negócio como esse é decidir qual será o foco do estabelecimento. A seguir, nós te damos três exemplos bastante comuns para quem gerencia confeitarias

Confeitaria comum

A mais popular de todas é a confeitaria que comercializa bolos, tortas, doces além de outros produtos para o público de massa.

São normalmente instaladas em pontos comerciais de rua ou em praças de alimentação, e atendem seus clientes como a maioria dos comércios alimentícios de rua.

Esse é o modelo mais comum e, sem dúvidas, um dos mais lucrativos quando aberto em bons pontos de venda.

Confeitaria de Bolos

Esse modelo é especializado na produção de bolos, tanto para consumo comum, quanto para atender festas e eventos.

Normalmente esse tipo de negócio trabalha com um catálogo amplo de produtos que pode ir desde bolos caseiros e mais simples, até produtos recheados e de sabores exóticos.

Para o empreendedor que já pensou em investir em franquias, a Sôdie Doces é uma confeitaria de franquia especializada em bolos.

Confeitaria para eventos

Esse tipo de negócio trabalha exclusivamente com a produção para festas e eventos como é o caso de casamentos, formaturas e festas institucionais.

Nesse nicho, o negócio oferece a produção de diversos alimentos como bolos, tortas, doces de festa e os chamados “doces finos”.

Costumam oferecer serviços especiais de degustação para a escolha de seus clientes.

Dos modelos de confeitaria, esse é um dos mais lucrativos.

Esses são apenas três modelos, porém existem diversos que podem se encaixar no segmento de confeitaria.

Localização para abrir uma confeitaria

A escolha da localização de um negócio terá ligação direta com o sucesso das vendas, por isso merece cuidado e bastante pesquisa.

Primeiro de tudo, para escolher a melhor localização para o seu negócio é necessário já ter escolhido qual o tipo de confeitaria você deseja abrir. Isso porque, escolhido o tipo você já terá uma boa noção de quem será o seu público alvo.

Para saber melhor sobre como pesquisar seu público alvo, além dos concorrentes, veja esse conteúdo do Portal do Sebrae.

Dessa forma, a melhor localização para cada conceito de negócio depende muito. Por exemplo, para as confeitarias que realizam atendimento comum em massa, o melhor ponto de venda sempre estará localizado em uma região com grande circulação de pessoas e onde elas consigam visualizar o seu negócio facilmente.

Agora, se você pretende atender o nicho específico de eventos, o melhor é montar a sua loja próxima a outras que também trabalham com artigos para esse nicho. Bons exemplos são lojas de vestido de festa e buffets. Nesse modelo também segue a lógica de montar o negócio em um local com ótima visibilidade.

Produtos essenciais para abrir uma confeitaria

Esse ponto também irá depender do tipo de negócio que você pretende abrir. Por exemplo, no caso das confeitarias especializadas em produtos únicos, como é o caso da de bolos, obviamente que os produtos obrigatórios serão bolos de diversos sabores. A lógica é a mesma em estabelecimentos especializados em cupcakes, cheesecakes ou brigadeiros.

Já nas confeitarias comuns, não podem faltar, bolos, tortas e doces populares como brigadeiros, pudins, bombas de chocolate entre outros.

Além dos produtos base do negócio, toda confeitaria também precisa ter café fresco para oferecer aos clientes, assim como leite, sucos e refrigerantes. Se puder oferecer bebidas como chocolate quente e capuccino, melhor ainda.

Estrutura física para abrir uma confeitaria

Um imóvel para montar uma confeitaria precisa ter 4 cômodos básicos: cozinha ampla, salão de atendimento aos clientes, despensa e banheiros.

O ideal é que em especial a cozinha, tenha bastante espaço, pois produzir doces e bolos exige uma série de ferramentas além de bastante espaço para locomoção e organização.

Os instrumentos básicos que uma confeitaria precisa ter são:

  • Batedeiras;
  • Liquidificador;
  • Formas de diversos formatos e tamanhos;
  • Geladeiras e Freezers
  • Balcões;
  • Recipientes plásticos para armazenamento
  • Utensílios de Cozinha
  • Armários
  • Entre muitos outros.

Equipe de trabalho para abrir uma confeitaria

O tamanho da sua equipe de trabalho irá depender do porte do seu negócio e demanda de atendimento. Mas basicamente serão necessários:

  • Confeiteiro
  • Auxiliar de cozinha
  • Atendentes
  • Profissional de serviços gerais
  • Gerente
  • Auxiliar administrativo

Investimento e Lucro de uma confeitaria

O valor de investimento em uma confeitaria irá depender de diversos fatores como aluguel ou compra do imóvel, compra dos móveis e equipamentos, tamanho da equipe, e insumos.

Por tanto, não é possível mensurar exatamente quanto é necessário para abrir a sua confeitaria.

No entanto, estima-se geralmente que para montar um negócio pequeno seja necessário um montante a partir de R$40 mil.

Segundo dados do Sebrae, uma confeitaria de pequeno a médio porte consegue faturar entre R$5.000 e R$25.000. Tudo depende do ponto de vendas e demanda do negócio.

Divulgação

Antes e após abrir o seu negócio, ele irá precisar de muita divulgação para que os clientes saibam que você está disponível.

O modo como você irá aplicar estratégias de marketing dependerá do foco do seu negócio. Por exemplo, se a sua confeitaria será especializada na produção para eventos, uma boa forma de encontrar clientes é fazendo parcerias com outros negócios que também trabalhe com isso.

Você pode imprimir alguns panfletos e cartões e pedir para o seu parceiro distribuir no comércio dele, e claro, em troca faz a mesma coisa.

E claro, independente do modelo de negócio, é muito importante que a empresa tenha um site e presença nas redes sociais.

Veja aqui algumas ideias de conteúdos de sucesso para usar nas redes sociais da sua empresa.

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Essas foram as nossas dicas para você abrir uma confeitaria de sucesso. Para outras ideias de negócio, leia esse texto sobre como abrir uma casa de repouso e esse sobre como abrir uma academia.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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