Como abrir uma casa de repouso: Investimento, serviços, estrutura e mais

Uma das maiores preocupações na vida de todos nós, é o envelhecimento e como ficaremos depois de idosos, não é mesmo? Um fato comum que acompanha o idoso é a necessidade de cuidados especiais e atenção para realizar tarefas que já não são mais possíveis serem feitas sozinho. É nesses casos que uma casa de repouso pode ser uma saída prática e confortável.

Com a necessidade cada vez maior que as pessoas têm de manter um trabalho, são muitas as famílias que não conseguem cuidar de forma apropriada de seus membros mais velhos. Quando isso acontece, uma das primeiras alternativas que surgem são as casas de repouso. Nesses locais os velhinhos recebem a atenção que precisam, tratamentos médicos, quando necessários, podem conviver com outras pessoas da mesma faixa etária e dessa forma, evitar a solidão tão comum dessa idade.

Para os empreendedores que estão pensando em abrir um negócio e têm afinidade com trabalhos de auxílio ao próximo, abrir uma casa de repouso para idosos pode ser uma ótima oportunidade.

casa de repouso

A seguir nós te explicarmos tudo o que você precisa saber para abrir um negócio como esse.

Tipos de casas de repouso para idosos

Esses lares podem oferecer três tipos de permanência aos clientes: creche para idosos, hospedagem temporária, moradia.

Creche para idosos

Esse modelo funciona exatamente como uma creche, onde o responsável pelo idoso o leva até a casa de repouso todos os dias e o busca após algumas horas.

Essa opção tem ganhado muita força entre as pessoas que trabalham ou realizam alguma atividade durante o dia, mas não abrem mão da presença do familiar idoso em casa.

Hospedagem Temporária

As casas de repouso também podem servir como “hospedaria” para idosos que precisam ficar longe de suas casas e familiares por um período curto.

Essa opção é muito escolhida quando os membros da família precisam fazer uma viagem e por algum motivo o idoso não vai junto. Para não correr o risco da pessoa não receber os cuidados apropriados, acaba-se optando por hospedá-lo em uma casa de repouso.

Moradia

Essa é a mais comum função de um lar de idosos, onde esses locais acabam se tornando o “lar” permanente dos mais velhos.

Nesse modelo o idoso recebe cuidados durante todo o tempo.

Serviços oferecidos em uma casa de repouso

O maior objetivo de um Lar de Idosos é aumentar a qualidade de vida dessas pessoas, dessa forma, os principais serviços oferecidos nesses locais são relacionados a saúde e lazer.

Os serviços de cuidados especializados costumam acontecer durante 24h por dia e devem ser exercidos por enfermeiros ou cuidadores especializados no tratamento a idosos. Os cuidados básicos oferecidos são:

  • Medicação nos horários indicados por médicos;
  • Auxílio no banho e higiene geral dos clientes;
  • Higienização constante do local onde o idoso costuma ficar;
  • Alimentação apropriada;
  • Auxílio nas idas ao banheiro ou troca de fraudas (caso necessário);
  • Auxílio na locomoção (caso necessário);

Outros serviços frequentemente oferecidos são os de fisioterapia, atividades físicas com profissionais da área, consultas com nutricionistas, terapia em grupo e outras atividades ou consultas relacionadas a saúde.

As atividades de lazer oferecidas costumam acontecer sobre a supervisão de um cuidador ou de um recreador especializado.

Essas práticas costumam acontecer em grupo e são feitas por meio de oficinas (pintura, canto, dança, artesanato), espaço para jogos de tabuleiro, palestras, apresentações culturais, etc.

Localização e estrutura física da casa de repouso

A localização onde um Lar de Idosos será instalado é muito importante e é preciso ficar atento a alguns detalhes no momento de escolher o imóvel. Ele precisa ser:

  • Afastado de vias barulhentas e com muito trânsito;
  • Afastado de locais com alto índice de criminalidade;
  • Longe de locais muito movimentados como centros comerciais, restaurantes e casas de festa barulhentos ou com grande circulação de pessoas;
  • Preferencialmente em bairros residenciais e tranquilos;
  • Se for possível, próximo de hospitais ou unidades de emergência.

Um lar de idosos precisa ser um local com bastante espaço e muitos cômodos para que todos os clientes sejam acolhidos de forma confortável.

É importante que todos os cômodos sejam bem iluminados, preferencialmente com luz natural, e ventilados.

Os quartos onde os idosos serão instalados podem ser individuais ou compartilhados, porém, no caso de compartilhamento, devem ser bem amplos para que cada pessoa possa manter seu próprio espaço.

O imóvel deve ter ao menos uma sala grande onde possam ser criados espaços para as atividades recreativas e descanso.

Também é importante que hajam bastantes banheiros, para que a higienização desses locais ocorra de forma mais eficiente.

Ao menos um cômodo deve servir como escritório administrativo e outro como consultório médico para as consultas que ocorrem frequentemente nesse tipo de local.

Outra coisa muito importante e que indicamos dar preferência na hora de escolher um imóvel para transformar em Lar de Idosos, são as áreas verdes. Dê preferência para prédios que tenham um amplo espaço ao ar livre onde seja possível realizar atividades em grupo e também criar uma horta ou jardim. O contato com o mundo exterior e com a natureza é muito importante para pessoas mais velhas, então, tenha cuidado com essa parte.

Quadro de funcionários para abrir uma casa de repouso

Como dissemos anteriormente, são inúmeros os serviços que podem ser oferecidos por um lar de idosos e esses serviços precisam contar com funcionários especializados. Porém, no início, é possível iniciar as atividades do seu negócio com menos pessoal.

Os funcionários imprescindíveis para o início de uma casa de repouso são:

  • Um médico (de preferência um geriatra);
  • Duas enfermeiras;
  • Dois técnicos de enfermagem ou cuidadores especializados no cuidado com idosos;
  • Dois cozinheiros;
  • Duas profissionais de serviços gerais;
  • Um administrador (pode ser o empreendedor).

Documentação necessária para abrir uma casa de repouso

Ao iniciar o projeto para a abertura de uma casa de repouso o ideal é contar com a ajuda de um contador. Esse profissional dará abertura a todo o processo burocrático para abrir e legalizar a sua empresa e deixar tudo organizado para o início das atividades.

Após a formalização da empresa, os principais documentos que o contador acabará por correr atrás são:

  • Licença Sanitária
  • Laudo do Corpo de Bombeiros

Se quiser saber mais sobre a legislação das casas de repouso, dê uma olhada nesse link.

Investimento para abrir uma casa de repouso

Como você deve ter percebido, abrir uma casa de repouso não é um tipo de negócio que pode ser aberto com pouco dinheiro, não é mesmo?

Apesar de o montante total não poder ser estipulado exatamente, pois tudo depende do valor do aluguel ou compra do imóvel, investimento em móveis e outros fatores, estima-se que o mínimo necessário para abrir um lar de idosos seja R$200 mil.

O investimento é bastante alto, por isso, o mais indicado para iniciar esse tipo de negócio, caso não se possua o dinheiro necessário é encontrar investidores, ou até mesmo sócios.

Se tiver dúvidas de como conseguir um investidor, veja essa matéria aqui.

E então, está pensando em abrir uma casa de repouso para idosos? Caso você tenha lido todo o artigo e acabou por concluir que esse não é o negócio certo para você, sem problemas. Aqui no site nós damos dicas de abertura de vários outros negócios.

Se tiver interesse, leia o nosso artigo sobre como abrir uma creche ou se você gosta muito de moda, pode preferir esse aqui sobre brechó online: o guia completo para abrir o seu e ter sucesso. Boa leitura!

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário