Posso vender na Shopee com CPF ou somente CNPJ? Como funciona?

A Shopee chegou ao Brasil há pouco tempo, mas já vem conquistando diversos anunciantes por conta de suas vantagens. E para quem quer vender na plataforma, uma pergunta que pode surgir é será que eu posso vender na Shopee apenas com o CPF?  Para saber a resposta, continue a leitura.

A Shopee é mais um marketplace internacional que descobriu o grande potencial do mercado brasileiro. Em especial em um momento tão crítico de crise como agora, os preços baixos praticados na plataforma se tornam grande atrativo.

Dessa forma, mesmo os comerciantes que de alguma forma foram lesados na pandemia com o fechamento de seus negócios físicos, ou apenas aqueles que gostariam  de migrar para as vendas digitais gastando pouco, a Shopee é uma opção cheia de benefícios.

A seguir você descobre se quem não tem registro de pessoa jurídica pode vender na Shopee, entre outras informações sobre a plataforma.

Leia também

Posso vender na Shopee apenas com o CPF?

vender na shopee CPF

Sim. Para quem não possui CNPJ a plataforma também oferece uma opção de loja virtual onde o vendedor pessoa física pode administrar o seu negócio.

O sistema é praticamente o mesmo para vendedores pessoa física ou jurídica, mas é preciso estar ciente de algumas condições impostas pela plataforma para não ter problemas futuros.

Um exemplo é a escolha de um dos dois tipos de conta (física ou jurídica) e por algum motivo ela precisar ser alterada. Se isso acontecer por qualquer motivo, o vendedor precisa ficar ciente de que se houver algum saldo para receber, o mesmo não consegue ser transferido para a nova conta. Resumindo, não é possível transferir o valor de vendas de uma conta na Shopee pessoa jurídica para física, ou vice-versa.

Dessa forma, para evitar transtornos, o ideal é que o vendedor avalie muito bem qual a melhor opção para suas operações.

Vantagens de vender na Shopee

Além de poder ter uma loja virtual sem a necessidade de ter registro como pessoa jurídica, a Shopee oferece muitas outras vantagens aos anunciantes da plataforma.

A mais conhecida diz respeito as taxas de comissão praticadas pela plataforma e que já falamos aqui. Em resumo, enquanto a maioria dos marketplaces do país cobram de 10% a 20% sobre vendas, além de alguns ainda terem uma taxa fixa, a Shopee tem a menor taxa do mercado.

Quando chegou no país durante algum tempo as taxas eram zero para os vendedores, atualmente a porcentagem geral está em 5%.

Além disso, a plataforma também vem oferecendo frete grátis para compras acima de R$10 na plataforma. Com isso, os anunciantes têm a vantagem de seus produtos se mostrarem mais atrativos ao público.

Abaixo você confere mais alguns benefícios de vender na Shopee com CPF ou CNPJ.

Visibilidade por meio de promoções

A plataforma oferece maiores chances de visibilidade para os vendedores que participam de suas promoções oferecendo descontos.

Dessa forma, sempre que aderir a uma das campanhas, a Shopee rankeia melhor o anúncio do vendedor. Com isso, as chances de alcançar e atrair clientes para a loja são maiores.

Administração da loja facilitada

Vender na Shopee é muito prático, pois todo o gerenciamento da loja do vendedor pode ser feito por um computador ou pelo celular.

Apesar disso, a sugestão é sempre dar prioridade ao computador. Isso porque o desktop oferece navegabilidade facilitada e alguns recursos que não são facilmente encontrados na versão do aplicativo.

Ainda assim, em caso de um computador não estar disponível, a administração de vendas, estoque, entre outras ações podem ser realizadas muito bem por meio do celular.

Cupons de desconto

Essa é uma vantagem que atinge mais os compradores, mas tem alto impacto no trabalho do vendedor.

Os cupons de desconto servem para atrair mais clientes e induzi-los a gastar mais para conseguir atingir o limite mínimo para conseguir o desconto. Dessa forma, o vendedor também é beneficiado, visto que as possibilidades de fechar vendas aumenta muito.

Suporte da empresa

Por último, mesmo para quem nunca vendeu nada na internet, abrir uma conta e começar a fazer negócio na Shopee é muito fácil.

O vendedor conta com o suporte de vendas, facilmente gerenciável por meio da “Área do Vendedor”. Nela, o anunciante consegue encontrar todas as informações que procura sobre suas vendas, clientes e resultados gerais de sua loja.

Além disso, caso necessário, é possível entrar em contato diretamente com a central da empresa. Com ela o vendedor pode pedir auxílio ou esclarecimento de qualquer situação que possa acontecer na hora das vendas.

Veja também: 5 pontos POSITIVOS do Mercado Livre: a melhor escolha para o seu negocio

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário