5 pontos POSITIVOS do Mercado Livre: a melhor escolha para o seu negocio

O Mercado Livre é o marketplace mais popular do Brasil e o quinto site mais acessado por aqui. Com isso é de se imaginar que existam diversos pontos positivos do Mercado Livre para quem é vendedor, não é mesmo?!

Com uma gama gigante de produtos, o Mercado Livre é a primeira escolha de muitos consumidores para encontrar mercadorias. Dessa forma, apesar de a concorrência na plataforma ser considerável, as chances de visibilidade do anunciante são ótimas.

Tendo como concorrentes plataformas como a Amazon, Shopee, Magazine Luiza e Submarino, o Mercado Livre ainda assim consegue se destacar.

pontos positivos mercado livre

Veja a seguir 5 pontos positivos do Mercado Livre que te farão vender muito mais.



Infraestrutura de atendimento – Pontos positivos Mercado Livre

Uma das melhores coisas de se vender pelo Mercado Livre, é que a infraestrutura oferecida pela plataforma facilita muito todo  processo de vendas.

Em primeiro lugar, o próprio ambiente virtual oferecido ao anunciante já permite que ele efetue todo o gerenciamento do seu negócio por ali. Isso é ótimo, pois para os empreendedores que tem algum tipo de dificuldade em criar um e-commerce e desejam iniciar vendas online, a plataforma é um completo e fácil  meio de se começar.

A empresa também investe muito em campanhas de marketing, que fazem com que mais e mais pessoas conheçam seus serviços e consequentemente que mais anunciantes vendam. Também oferece inúmeras formas de pagamento ao cliente.




Publicidade


Outra coisa que oferece vantagens a vendedores e clientes, é que a empresa tem grandes centros de distribuição espalhados pelas regiões do país. Isso faz com que os valores de frete sejam barateados e as entregas sejam feitas de forma mais rápida.

Confiança para realizar compras e vendas – Pontos positivos Mercado Livre

Por ser uma empresa amplamente reconhecida pelo público em geral, o Mercado Livre inspira muita confiança nos clientes. Confiança essa que automaticamente é transferida para os anunciantes da plataforma.

Seu sistema de reputação de vendedores é reconhecido pelo consumidor como um ótimo indicativo de seguridade em realizar compras com tal empreendedor. Com isso, o comprador não tem medo de realizar suas compras e elas não serem entregues, por exemplo.



Sistema de transações financeiras próprio

Mais um dos pontos positivos do Mercado Livre é que a empresa possui seu próprio sistema de transações financeiras, reconhecida como uma das mais seguras do mercado.

Mercado Pago  foi criado como uma solução de pagamentos para uso, claro, do Mercado Livre, mas também de pessoas físicas e outros tipos de negócios virtuais.

No Mercado Livre, a plataforma é a responsável por todo o processamento dos pagamentos por vendas e possui diversas vantagens para o vendedor como:

  • Vendas parceladas com recebimento de uma vez só;
  • Retirada do saldo de vendas para contas bancárias com saldo fixo de R$3;
  • Aviso de recebimento no momento em que o pagamento for feito.

Para o comprador, a maior vantagem do Mercado Pago é que enquanto o marketplace não tem a  confirmação da entrega do produto, o vendedor fica com seu saldo retido.

Serviço de remessa próprio – Pontos positivos Mercado Livre

Além do Mercado Pago para as transações financeiras, o marketplace também oferece aos anunciantes, sua própria plataforma de envios de mercadoria.

Mercado Envios permite que o vendedor não precise mais realizar um planejamento próprio de logística para a entrega dos pedidos. Além disso, por garantir a entrega ao comprador e informar mais rapidamente o Mercado Livre disso, o uso do Mercado Envios faz com que os pagamentos sejam disponibilizados mais rápido ao vendedor.

Outras vantagens do recurso é que o vendedor que o utiliza, tem um seguro para os pacotes enviados em casos de imprevisto e sua reputação na plataforma aumenta.

E nos casos de oferta de frete grátis aos clientes pelo vendedor, o mesmo arca apenas com 50% do valor de envio, sendo a outra parte custeada pelo próprio Mercado Livre.

Mais visibilidade e menos custos do que um e-commerce próprio

Apesar de ser desejo de muitos negociantes, a criação de um e-commerce próprio, ao mesmo tempo que pode ser vantajoso em relação ao reconhecimento de marca, despende um valor considerável de investimento.

Dessa forma, ao menos no início, é muito mais vantagem contar com toda a visibilidade de vitrine que o Mercado Livre oferece. Com milhões de pessoas acessando a plataforma todos os dias, o marketplace é o ambiente perfeito para o vendedor criar reputação.



Além disso, ainda que existam, as taxas cobradas pela plataforma sobre as vendas não chegam nem próximas do que seria o montante necessário para gerir uma loja virtual própria mensalmente.

Esses foram os 5 pontos positivos do Mercado Livre que fazem com que a plataforma seja uma das mais vantajosas a vendedores e compradores.

Mas claro, é sempre bom realizar uma pesquisa mais ampla em relação a outras plataformas para saber qual delas se encaixa melhor no seu negócio.

Como começar a vender no Mercado Livre

Se interessou por começar a vender no Mercado Livre? Então confira o passo a passo de como se cadastrar e inciar suas primeiras vendas na plataforma:

Caso queira saber mais dicas para acelerar suas vendas no marketplace recomendamos que leia nosso conteúdo completo sobre como vender bem no Mercado Livre. 

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário