Responder perguntas no Mercado Livre: Como ter vantagens com seus clientes

Como empreendedor, você já deve saber, ou ao menos ter ouvido falar, do quão importante é não deixar os clientes com dúvidas, certo? Para quem vende no Mercado Livre isso não é diferente, e por isso responder às perguntas feitas na plataforma é essencial para a conversão de vendas.

Para entender melhor como a comunicação entre cliente e vendedor é importante, basta se colocar no lugar do consumidor.

Imagine que você precisa muito comprar um guarda-roupas, porém o mesmo precisa ter uma altura exata para caber no seu quarto.

Ao encontrar um produto do seu agrado você percebe que não há informação sobre a altura na etiqueta do produto e não encontra nenhum vendedor que saiba te responder essa questão.

Nessa situação, provavelmente o seu ímpeto será o de sair da loja sem o produto e procurá-lo em outro estabelecimento que saiba te dar a informação correta, não é mesmo? Pois, na internet essa lógica é exatamente a mesma.

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Veja a seguir motivos para sempre responder as perguntas deixadas nos seus anúncios do Mercado Livre e como isso pode te ajudar a aumentar as vendas.

Relacionamento com o cliente – Responder perguntas no Mercado Livre

Apesar de as compras e vendas por e-commerce serem práticas e cômodas, é fato que as marcas acabam perdendo muito na construção de relacionamento com o cliente.

Fazer com que o cliente crie uma boa imagem da marca é um dos primeiros passos para conquistar mais vendas. Isso depende muito da primeira impressão do consumidor, e em lojas físicas, pode estar diretamente ligado a forma como o cliente é atendido.

Em compras online isso acaba sendo mais difícil, porém não é impossível. Sendo assim, ainda que breve, o ato de responder as perguntas dos clientes feitas em seus anúncios, não deixa de ser uma forma de estreitar relações com o consumidor.

Destacar seus diferenciais

Responder as perguntas dos clientes e criar um diálogo com eles, também é uma forma de destacar aquilo que diferencia a sua  marca das demais.

Por exemplo, você pode destacar para os clientes a rapidez no envio das mercadorias compradas com você. Ou ainda, que o seu produto está com um valor mais em conta do que a concorrência, ou ainda, que possui outros modelos daquela mesma mercadoria.

Agilidade converte vendas – Responder Perguntas no Mercado Livre

Outro ótimo motivo para responder as perguntas deixadas nos anúncios do Mercado Livre, é que a agilidade das respostas pode fazer com que o cliente feche a compra. Mas é claro, como o título sugere, é necessário que as respostas sejam dadas rapidamente.

Muitas pessoas na internet decidem uma compra em poucos minutos e aquele vendedor que estiver a postos para esclarecer prontamente as dúvidas desse consumidor, acaba levando a venda.

Sendo assim, procure responder seus clientes rapidamente e com a maior clareza possível.

Aumentar a reputação e não ser penalizado

O Mercado Livre dá muita importância para a experiência de seus usuários. Dessa forma, tudo o que possa dificultar ou tornar essa experiência ruim, acaba sendo motivo para penalizações do responsável.

A falta de respostas aos questionamentos dos usuários em anúncios entra nessa categoria.

O Mercado Livre incentiva seus vendedores a responder os clientes o quanto antes, para que a experiência dos usuários não seja prejudicada na plataforma. Sendo assim, caso isso não aconteça o marketplace pode aplicar algumas sanções ao anunciante, como baixa na exposição de seu anúncio, por exemplo.

Ao mesmo tempo, para aqueles vendedores que se preocupam com a agilidade das respostas, sua reputação na plataforma é beneficiada e sua exposição de anúncio ganha preferência.

Atualmente a plataforma coloca como tempo médio de resposta do vendedor 2 horas após o recebimento da pergunta. No entanto, baixar esse tempo para 1 hora já vem sendo discutido.

O que não colocar nas respostas de anúncios do Mercado Livre

Apesar de o Mercado Livre incentivar as respostas aos clientes deixadas nos anúncios, as políticas da plataforma tem algumas regras em relação a isso.

No caso, existem algumas coisas que não podem ser ditas nessas trocas de mensagem públicas na plataforma. Alguns dos assuntos proibidos são:

  • Dados da loja que não sejam públicos no Mercado Livre, como o endereço, contato ou site da empresa;
  • Solicitar dados pessoais dos clientes;
  • Sugerir ao cliente que o mesmo realize a compra do produto fora da plataforma do Mercado Livre;
  • Manipular a venda, sugerindo que o cliente busque por anúncio onde o produto de interessa esteja mais barato.

Qualquer violação de uma dessas regras da plataforma pode fazer com que o anunciante seja punido. Desde a queda de exposição de seus anúncios, até o bloqueio temporário de sua conta na plataforma.

Veja também: O que é o Full do Mercado Livre? Todas as dicas sobre o Fulfillmet

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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