Se eu vender parcelado no Mercado Livre, recebo à vista?

Quem vende no Mercado Livre normalmente tem dúvidas sobre como receber o valor da venda com cada meio de pagamento da plataforma. Uma das perguntas mais frequentes é: se for parcelado, o vendedor recebe à vista?

Aqui, respondemos essa questão definitivamente. Confira e saiba como funciona o repasse do valor da venda parcelada no Mercado Livre!

vender-roupas-mercado-livre-revendedor

Vendas parcelas são feitas pelo Mercado Pago

Todas as vendas parceladas na plataforma são feitas pelo Mercado Pago, que é a forma mais segura de receber pagamentos no e-commerce. Ao utilizá-la, o vendedor disponibiliza o parcelamento com cartões de diferentes bandeiras, aumentando a possibilidade de venda.

Publicidade

Um detalhe importante: se vender produtos novos ou veículos, sempre receberá pelo Mercado Pago, para ter a certeza de que o comprador efetivamente pagou pelo produto.



Confira também:
Precificação Mercado Livre: Quanto cobrar pelas suas vendas na plataforma

Mercado Pago parcelado recebo à vista?

Se a compra for parcelada por meio do Mercado Pago, o vendedor recebe tudo de uma vez, o que faz a diferença em sua lucratividade, sem receber valores menores ao longo dos meses.

O vendedor também pode retirar o dinheiro da venda de sua conta no Mercado Pago, transferindo-o para uma conta bancária de mesma titularidade a uma taxa fixa de R$ 3,00 (valor vigente em 2021).

Publicidade


Publicidade


Como sei que me pagaram o valor da venda?

O Mercado Livre encaminha um e-mail informando que o pagamento foi realizado e o dinheiro da venda está disponível em sua conta. Essa notificação nunca é encaminhada por telefone, portanto, se recebê-la, desconfie porque pode ser uma tentativa de golpe.

Além disso, a plataforma de vendas online também recomenda que o vendedor sempre confirme se o valor da transação foi aprovado em sua conta do Mercado Pago, na seção de Recebimentos, antes de entregar o produto. Dessa forma, evita-se o envio da mercadoria sem efetivamente receber pela venda.

Publicidade

Prazos para movimentar o valor da venda

O Mercado Livre deposita o valor da venda na sua conta no Mercado Pago, mas em um primeiro momento esse montante ficará bloqueado até que o comprador confirme que recebeu o produto. Os prazos de liberação do dinheiro são:

Publicidade

Vendas com Mercado Envios

Existem duas principais situações que influenciam diretamente no prazo de liberação do dinheiro da venda:

  • Caso tenha reputação como vendedor e o produto é novo, o dinheiro estará disponível dois dias depois da entrega;
  • Se não tiver reputação como vendedor e o produto for usado, o dinheiro estará disponível seis dias contados a partir da entrega.

Envio por conta própria

Assim como acontece com o Mercado Envios, o envio por conta própria também tem prazos específicos para liberação do dinheiro. Confira quais são:

  • Vendedor Mercado Líder terá acesso ao dinheiro 11 dias após avisar o Mercado Livre que o produto foi enviado. Caso o comprador avise que está tudo certo com a compra, o dinheiro fica disponível imediatamente;
  • Vendedor que não é Mercado Líder terá o dinheiro liberado em 28 dias após avisar o Mercado Livre que já entregou o produto. Se o comprador avisar que recebeu o pacote e está tudo certo, o dinheiro ficará disponível em 5 dias.

Repare que o procedimento padrão é comunicar a plataforma que já entregou o produto ao comprador. Caso se esqueça desse procedimento, tiver pouca reputação e assiduidade no e-commerce, o dinheiro estará disponível em 28 dias a partir da data de aprovação do pagamento.

Outro ponto importante é que a plataforma faz validações automáticas para assegurar a segurança da negociação, procedimentos que podem afetar o prazo de liberação do dinheiro para 28 dias.

No caso específico de reservas de veículos, o dinheiro fica disponível em dois dias após a confirmação do comprador de que já está com o automóvel. Caso o comprador não responda, o vendedor tem um prazo de sete dias para avisar que já fez a entrega, para liberação do valor.

Recebimento de pagamentos por conta própria

Optou por receber por conta própria, à vista, em dinheiro ou por outros meios de pagamento que preferir? Então, é muito importante tomar essas medidas de segurança:

  • Sempre conte todo o dinheiro e verifique se as notas são verdadeiras;
  • Se for pagamento em cheque, verifique se tem fundos;
  • Confirme com o banco se a transferência ou depósito bancário realmente foi feito antes de entregar o produto.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário