Guia Definitivo do ANÚNCIO PERFEITO no Mercado Livre. Venda muito mais com essas dicas

Para conseguir se destacar em meio ao mar de ofertas de produtos nos e-commerce, o empreendedor precisa utilizar todos os macetes que estiverem ao seu alcance. Só assim é possível criar um anúncio perfeito no Mercado Livre, que ficará sempre nas primeiras posições de buscas.

Se destacar dentro dos marketplaces não é algo tão fácil de se conseguir. Isso porque são inúmeros vendedores oferecendo produtos similares e com condições parecidas. Dessa forma, são os detalhes que determinam se o consumidor irá optar por esse ou aquele anunciante.

O Mercado Livre, assim como outras plataformas online, utiliza tecnologia de algorítimos. Basicamente, esses códigos filtram os anúncios e dão prioridade para aqueles que teriam mais relevância aos usuários da plataforma.

Anúncio perfeito Mercado Livre

Na maior parte dos casos, o que determina maior ou menor relevância, é a quantidade e a disposição correta de informações no anúncio. Outras coisas que demonstrem um benefício palpável ao cliente, também são consideradas nesse filtro realizado pelos algorítimos.



Se você já anuncia ou está pensando em começar a vender na plataforma, confira a seguir um guia definitivo para criar o anúncio perfeito no Mercado Livre e conseguir faturar muito mais.

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O Título é muito importante

O título do anúncio é uma das coisas mais importantes a serem elaboradas, pois é através dele que o consumidor encontrará o seu produto.




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Ao pensar em um título para o anúncio o ideal é que ele resuma o produto, dessa forma a escrita tem que ser precisa, sucinta e explicativa.

O próprio Mercado Livre indica a formato perfeito para se escrever um título. No caso, a plataforma indica que o anunciante siga a fórmula: Produto+Marca+Modelo e caso necessário acrescente outra informação relevante sobre o produto.

Por exemplo: Sapatilha Via Uno Tiras Verniz.



Para ter ainda mais chances de ficar bem rankeado nas pesquisas por nome de produto, faça uma pesquisa na própria plataforma para saber quais palavras-chaves estão sendo usadas em produtos similares ao seu.

Outra coisa muito importante a se atentar ao escrever o título é não colocar informações repetidas em algum lugar da descrição do produto. Por exemplo, se na descrição já consta a cor do produto, não há porque colocar essa informação também no título.

Descrição detalhada – Anúncio perfeito no Mercado Livre

É na descrição do produto que o cliente ficará sabendo exatamente o que está comprando.

É muito importante que o anunciante descreva o produto com riqueza de detalhes, não deixando de fora nenhuma informação que possa ser essencial ao cliente.

Para ter uma noção melhor do que é importante constar nessa etapa, pense nas perguntas que você costuma receber dos seus clientes. Quais são as dúvidas mais frequentes? Com elas em mente você consegue oferecer esclarecimentos logo no anúncio, diminuindo a necessidade do cliente de entrar em contato.

Antes de realizar a postagem, certifique-se de que o texto não contém nenhum erro gramatical ou de informação. Também julgue se o texto está atraente o bastante. Caso sim, está tudo certo.

Ficha Técnica

Além da descrição do produto, outro campo que deve ser preenchido é o da Ficha Técnica. Na ficha técnica é onde devem constar todas as informações de carácter técnico do produto.

É nesse campo que serão inseridos informações de marca, modelo, cor, tamanho, tipo de material que compõe o produto, ano de fabricação, se possui ou não garantia, entre outras coisas.

Esse é um dos principais pontos responsáveis pelo bom posicionamento do anúncio nas buscas no marketplace. Sendo assim, é importante preencher essas informações de forma correta e de acordo com as reais especificações do produto.

Imagens de alta qualidade – Anúncio perfeito Mercado Livre

As fotos são as maiores responsáveis por vendas em qualquer e-commerce, e mo Marcado Livre elas também são relevantes para o destaque do seu anúncio.



Imagens de produto com alta qualidade são essenciais para chamar a atenção dos clientes. Para saber mais sobre elas, veja esse artigo aqui.

Lembrando que além das fotos, os vídeos postados no anúncio também são entendidos pelos algorítimos da plataforma como relevantes para o usuários. Sendo assim, se quiser rankear ainda melhor o seu produto, aposte em ao menos um vídeo no seu anúncio do Mercado Livre. 

A categoria precisa estar correta

Ao elaborar um anúncio do Mercado Livre uma das etapas é selecionar a categoria do seu produto.

O anunciante precisa ficar atento para categorizar a mercadoria de forma correta, do contrário corre-se o risco de o anúncio não ficar nas primeiras posições de busca quando o cliente digitar a pesquisa.

Dessa forma, para não haver dúvidas, pesquise pelo seu produto em anúncios concorrentes e veja em qual categoria ele se encaixa.

Número de produtos em estoque

Não esqueça de colocar qual a disponibilidade da mercadoria em estoque, ou seja, busque colocar qual a quantidade daquele produto você possui no seu estoque.

Em casos de falta de estoque ou produtos personalizados, não deixe de informar dessa forma. E nunca coloque no corpo do anúncio coisas como “checar disponibilidade” ou “mediante estoque”. Isso pode fazer com o Mercado Livre acabe boicotando o anúncio não fazendo com que ele apareça nas buscas.

Valores e formas de pagamento são decisivos

No Mercado Livre por conta do grande número de anunciantes com produtos similares, é muito importante que se mantenha valores competitivos.

Sendo assim, antes de estipular o quanto vale a sua mercadoria, faça uma pesquisa na plataforma para saber quanto os seus concorrentes estão cobrando.

Outra coisa que também tonam o seu anúncio mais atrativo ao cliente, e mais importante e relevante para a plataforma, é oferecer parcelamento sem juros aos clientes.



No Mercado Livre o parcelamento sem acréscimo pode ser oferecido nos casos de opção por anúncios premium. Mas é claro, é preciso analisar bem se esse modelo é realmente vantajoso para o negociante visto que as tarifas sobre vendas são maiores que em um anúncio clássico.

Você pode conferir melhor as diferenças entre modelos de anúncios, assim como o que cada um oferece, aqui.

Frete Grátis – Anúncio perfeito Mercado Livre

Por último, para fechar com sucesso o seu anúncio perfeito no Mercado Livre, aposte na oferta de frete grátis aos seus clientes.

O Frete Grátis no Mercado Livre destaca o anúncio quase que automaticamente dos demais, visto que é uma das coisas mais buscadas pelos clientes. Veja aqui como essa oferta funciona na plataforma, e quais as suas vantagens e desvantagens.

Veja também: Como ser um ponto de coleta do Mercado Livre e ganhar um extra

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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