Natura lança Live Shopping – conheça a plataforma de compras ao vivo

Com a popularidade das lives durante o período de pandemia a Natura conseguiu colocar em prática mais uma ideia que potencializa sua estratégia digital. A Natura Live Shopping é uma ferramenta que junta as transmissões ao vivo via internet com ferramentas do e-commerce.

A marca acredita que o fato de possibilitar uma interação entre o espectador e o promotor de vendas, faz com que a possibilidade de conclusão de negócio seja maior. Isso porque, muito além de apenas oferecer produtos, os consultores exploram conteúdos relevantes para o público da marca.

A ideia da Natura vem fazendo muito sucesso nos países da Ásia, onde esse tipo de venda é institucionalizado há muitos anos, porém com o diferencial de agora ele acontecer pela internet e não pela TV.

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Segundo dados divulgados pelo China Internet Network Information Center, até o primeiro trimestre de 2020, eram mais de 560 milhões de espectadores assistindo a programas de compras ao vivo na China.



Outro estudo, da iResearch, também mensurou que esse mercado está avaliado em 66 bilhões de dólares no país.

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Apesar de o maior mercado desse modelo estar localizado na Ásia, aqui no Brasil essa tendência também está crescendo. Com cada vez mais artistas, influencers e marcas fazendo transmissões ao vivo, houve um aumento de quase 5000% de buscas por este tipo de conteúdo, segundo o Youtube.

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A Natura &Co como pioneira desse projeto no país, deu o ponta pé inicial nesse projeto no ano passado com sua marca The Body Shop. A marca foi a primeira a lançar uma live com vendas simultâneas nas redes sociais e Youtube e agora a decisão é por expandir a nova ferramenta no aplicativo Espaço Digital de suas consultoras Natura.

O projeto está em teste desde abril desse ano apenas com um grupo seleto de consultoras que já possuem experiência com interações em vídeo com os consumidores. A ideia da empresa é que muito em breve toda as Live Shopping cheguem a toda a rede de forma simples.

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Consultores com e sem experiência testaram o Natura Live Shopping

natura live shopping

Alguns consultores da Natura, selecionados para testar a nova ferramenta digital da empresa, contaram ao Mercado & Consumo como foi a experiência de promover vendas ao vivo por streaming.

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Para Diogo Antônio da Silva a experiência foi muito positiva e um tanto familiar, já que o consultor Natura é influencer digital e está acostumado com essa interação digital com seus consumidores.

“O fato de o cliente se interessar pelo produto e não precisar sair do meu espaço para comprá-lo enquanto estou ao vivo é formidável. Me senti muito confortável com a ferramenta”, relatou Diogo que possui mais de 25 mil seguidores no Instagram.

Já para a consultora Amanda Barros a transmissão ao vivo para tantas pessoas foi um desafio, visto que a empreendedora tinha experiência apenas com pequenas vídeo-conferências organizadas em grupos de WhatsApp fechados. Apesar disso, Amanda julgou a nova ferramenta como algo positivo e que expande o seu alcance como consultora Natura.

“Sinto que, com essas novas funcionalidades, os consumidores não me veem somente como uma consultora de beleza, mas como uma consultora online, que está sempre conectada. O cliente passa a te enxergar como uma profissional impecável”, relatou a consultora.

Digitalização de suas marcas são o foco do Grupo Natura

A Natura desde 2012 aposta em uma jornada de digitalização de sua marca principal e de todas as outras que compõe o grupo Natura &CO, como é caso da Avon que viu um aumento gigante em suas redes esse ano.

As estratégias vêm dando certo e segundo o balanço apresentado pela empresa referente aos três primeiros meses de 2021 mostram uma alta de 253% nas vendas digitais da marca.

Para o vice-presidente da Plataforma de Negócios do grupo Natura, Agenor Leão, as novas ferramentas digitais utilizadas pela marca, como é o caso da Live Shopping, é um caminho natural para a empresa que investe nessas evoluções há tanto tempo.

“O fato de sermos cada vez mais um ecossistema digital cria oportunidades exponenciais para a Natura. Ferramentas como o Natura LiveShopping empoderam as consultoras e melhoram a experiência dos clientes, além de fortalecer o vínculo das relações entre as pessoas, algo que valorizamos muito em nosso negócio”,  afirmou o gestor em nota ao Mercado & Consumo.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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