Funil de Vendas: o que é e motivos para criar um para o seu negócio

funil de vendas

Se você tem um negócio com certeza já ouviu falar de funil de vendas, se trata de um modelo estratégico usado pelas áreas de marketing e vendas de empresas para mapear os momentos-chave do fluxo de conquista do consumidor, em conjunto com a jornada de compra do cliente. Ele é super importante para um negócio conseguir mapear seus clientes e fazer melhorias!

A seguir, lhe explicaremos a fundo o que é funil de vendas e traremos motivos para criar um para o seu negócio. Acompanhe! 

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Funil de Vendas: o que é e motivos para criar um para o seu negócio

O funil de vendas divide o processo de decisão de compras em três etapas:

  • Topo do funil

Fase da descoberta, onde há a tomada de consciência de uma necessidade e de conhecimento da sua marca. Essa é a primeira fase da jornada de compra, o momento em que a pessoa se torna um potencial cliente porque acabou se interessando pela marca ou pelo que oferece.

  • Meio do funil

No meio do funil, estão as pessoas que já se identificaram com a necessidade ou vontade de comprar o produto ou serviço. Este é o momento de se comunicar com o potencial cliente e não deixar ele esquecer da marca – uma dica é oferecer descontos exclusivos para quem tem inscrição no site.

  • Fundo do funil

O fundo do funil é quando o usuário voltou para o seu site e está prestes a fechar a compra. Nessa etapa, o cliente está a poucos passos de concretizar o processo.

Para que serve o funil de vendas?

Ele serve para prever e acompanhar o caminho percorrido pelo potencial cliente desde o primeiro contato dele com sua marca até a realização de uma compra no seu site.

Qual a importância do funil de vendas no marketing digital?

Ele é super importante pois, ao mapear a jornada de compra da sua persona e definir as estratégias para cada etapa, você sabe exatamente o que fazer para conquistar seus clientes, diminuindo a perda de potenciais consumidores ao longo da jornada. 

Além disso, com um funil bem estruturado, você consegue monitorar o fluxo dos seus clientes e entender quais são os momentos-chave da jornada de compra da sua marca. Dessa forma, é possível sempre melhorar suas estratégias para aumentar a conversão.

Com um funil de vendas bem estruturado, métricas definidas e um monitoramento contínuo da conversão de cada uma das fases, você descobre onde estão os pontos de melhoria e pode planejar ações e campanhas para atuar nesses focos.

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