Aprenda a elaborar a PERSONA ideal do seu produto ou serviço e saia na frente dos concorrentes

Se você possui um negócio ou está em processo de construção e está perdido em relação a persona, saiba que ela é essencial na estruturação da sua estratégia de negócio, além de ser fundamental para gerar aproximação com o público, entre outras. 

Para saber mais detalhes da persona e como criar a sua para o seu negócio, acompanhe! A seguir lhe traremos todos os detalhes. 

persona

Para as dicas de como fazer a persona, você deve:

  • Coletar dados dos clientes 

Se você já possui clientes, comece a coletar os dados deles. Além disso, você pode trabalhar com pesquisas quantitativas com um questionário divulgado por meio de redes sociais. Presencialmente, os questionários físicos podem ficar à vista em seu ponto de venda. 

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É possível também fazer uma análise de concorrentes com os quais seus clientes se identifiquem mais!



  • Entrevistas com os clientes

Conversando com eles, você consegue entender como eles levam a vida e como se comportam. Busque conhecer ao máximo quem são essas pessoas. 

  • Análise de entrevistas 

A análise deve ser completa, e o objetivo da mesma é encontrar padrões e tendências nos dados, identificando atributos de comportamento e atitudes.

  • Estruturação 

Agora você deve estruturar a sua persona, detalhando o seu perfil com todas as informações coletadas nos passos acima. Coloque as principais características, como:

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  1. Gênero;
  2. Idade;
  3. Profissão e cargo;
  4. Estilo de vida e hobbies;
  5. Frustrações e desafios;
  6. Mídias e tecnologias que usam;
  7. Quem influencia suas decisões;
  8. Nível de conhecimento do produto ou serviço e contexto de interação com o mesmo;
  9. Comportamento de consumo e critérios de decisão para compra.

Dê para a sua persona um nome e até mesmo coloque uma foto de representação para humanizá-la!

Para que serve a Persona

Você deve entender que a persona é a representação do cliente ideal da marca, ou seja, a descrição e a exemplificação do comprador perfeito. 

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O principal objetivo dela é criar uma aproximação com o público, tendo abordagens mais humanizadas e afetuosas. Após criada, é possível entender a motivação e comportamento do indivíduo e como pode ser a melhor comunicação com o mesmo. 

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A definição de persona é uma estratégia de marketing essencial para a empresa.

Como visto anteriormente, a persona é a representação do comprador perfeito, e você deve construir ela com todos os dados como informações demográficas (idade, gênero, classe social, entre outros). Não se deve criar uma persona baseada em achismos, você precisa desenvolver um estudo detalhado e real.

Seguindo as dicas fica mais fácil estruturar a persona e criar o seu cliente ideal!

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