Franquia O Boticário – Lucros, investimentos e como abrir

franquia o boticário

A franquia O Boticário é uma das maiores varejistas e considerada a maior franquia do Brasil. Atendendo no segmento de beleza e bem-estar, a marca é uma das mais queridas dos brasileiros que adotaram muitos dos seus produtos para o uso no dia-a-dia.

O mercado de beleza, higiene e bem-estar do Brasil é o quarto maior do mundo, o que faz dos modelos de negócio nesses segmentos extremamente lucrativos. Sendo assim, para o empreendedor que está pensando em investir no mercado de franquias, mas não sabe qual a melhor marca para investir, empresas como O Boticário podem ser opções muito convidativas.

A marca O Boticário foi fundada no Brasil em 1977 e atualmente conta com um vasto catálogo de produtos além de ter alcançado patamares gigantes para uma empresa. São mais de 3700 unidades da marca espalhadas pelo Brasil e exterior, mais de 30 mil colaboradores e mais de 900 franqueados.

franquia o boticário

As marcas agregadas do Grupo O Boticário também são numerosas e com alcance tão grande quanto a marca principal. Entre as mais famosas estão: Quem Disse Berenice?, Eudora e The Beauty Box.

Quer saber quais são os requisitos para se tornar um franqueado O Boticário? Então acompanhe o texto até o final.

Confira também:
Quanto ganha uma revendedora O Boticário?

Investimento na franquia O Boticário

A franquia O Boticário conta com dois modelos de negócio, sendo elas o modelo de loja e o quiosque.  A marca exige um investimento mínimo de R$510 mil para a abertura de uma unidade e nesse valor estão inclusos as instalações do estabelecimento, estoque inicial e capital de giro.

As unidades da marca podem ser instaladas em pontos de rua, shoppings e hipermercados. A área mínima exigida para a instalação de loja é de 40 metros, já para os quiosques é necessária uma área de pelo menos 4 metros.

É muito importante saber que O Boticário trabalha com uma política de franqueamento muito positiva para o parceiro. Isso porque a marca não cobra taxa de franqueamento nem os comuns Royalties cobrados por outras franquias. Dessa forma, o lucro do franqueado acaba sendo maior e o retorno do investimento pode chegar antes que o de outras franquias.

  • Investimento inicial: a partir de R$510 mil
  • Faturamento médio: R$70 mil
  • Taxa de Franquia: não cobrada
  • Retorno: de 18 até 36 meses
  • Royalties: não cobrado

Lucro de uma unidade O Boticário

Segundo a empresa, o lucro de um franqueado O Boticário varia de 8 a 10% sobre o faturamento total mensal da unidade. Dessa forma, tendo como base o faturamento médio de R$70 mil, o franqueado consegue lucrar mensalmente entre R$5.600 e R$7.000.

Como se tornar um parceiro da franquia O Boticário?

Para se tornar um franqueado do O Boticário é preciso passar por algumas etapas.

O primeiro de tudo é demonstrar interesse em se tornar parceiro da marca. Para isso, é necessário preencher o formulário de interesse no site da marca.

É importante saber que, para se candidatar a franqueado é necessário já ter um CNPJ ativo, inclusive com a parte de notas fiscais regularizada.

Dito isso, o empreendedor precisará aguardar o contato da marca para dar seguimento as próximas etapas do processo de franqueamento.

O perfil de franqueado é uma dessas fases pela qual o empreendedor precisará passar. Segundo O Boticário, para ser um parceiro o empreendedor precisa ter experiência de pelo menos 12 meses no setor varejista, comercial, administrativo ou financeiro.

Além disso, é necessário ter um perfil que aceite seguir regras, afinal de contas, a empresa tem uma série de procedimentos que precisam ser cumpridos a risca para manter o fator de qualidade da marca.

Passando por essa fase, vem a parte de avaliação de ponto comercial, avaliação financeira, assinatura de contrato e acesso ao manual da franquia.

Vale a pena abrir uma franquia O Boticário

Tudo irá depender da realidade financeira do empreendedor e do local escolhido para abrir a franquia. No entanto, por todo o reconhecimento e confiança que a marca inspira nos clientes, é possível dizer que sim, vale a pena abrir uma franquia O Boticário.

Mas, como dito antes, o sucesso da sua unidade dependerá de uma série de fatores. Por isso é muito importante tirar todas as suas dúvidas com a franqueadora e realizar uma boa pesquisa de mercado na região em que pretende abrir a sua unidade antes de fechar negócio.

Veja também

Como abrir uma Autoescola: Dicas de como começar e requisitos

E então, gostou de conhecer a franquia O Boticário? Se você está se identifica com o setor de beleza, essa com certeza é uma das melhores opções de franquia do mercado.

Agora, se você gostaria de explorar outros segmentos, dê uma olhada no nosso artigo sobre a Franquia Sôdie Doces e também sobre a Franquia Hering.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar