Como abrir uma Autoescola: Dicas de como começar e requisitos

abrir uma autoescola

A autoescola é uma instituição por onde milhares de pessoas passam todos os anos em busca de suas licenças de direção. Por isso, abrir uma autoescola é um dos negócios mais lucrativos da atualidade.

O desejo e a necessidade de se ter um veículo costuma ser comum entre a maioria das pessoas. Morar longe do trabalho, da faculdade e de outros locais de interesse, costumam ser os maiores motivos das pessoas procurarem os serviços de uma autoescola. Para os jovens, é o desejo por liberdade e independência que os leva a tirar a tão sonhada carteira de motorista.

Seja qual for o motivo, o fato é que anualmente esses estabelecimentos recebem pessoas de todas as idades, tipos e classes sociais. Dessa forma, esse é um negócio de massa, com grandes possibilidades de ser bem-sucedido e lucrativo para o empreendedor que decidir investir nele. Mais ainda agora, depois que a câmara aprovou a extensão da validade da CNH, e mais pessoas se sentirão motivadas a tirar suas carteiras de motorista.

abrir uma autoescola

Contudo, esse é um negócio que exige um investimento um tanto alto. Para abrir uma autoescola o empreendedor precisa de uma série de licenças, além de tomar muito cuidado ao investir seu dinheiro na compra dos veículos e outras instalações da escola. Sendo assim, para não cometer erros e não correr o risco de investir muito dinheiro de forma errada, nós listamos para você dicas de como começar e todos os requisitos necessários para ter uma autoescola de sucesso.

A localização para abrir uma autoescola

Uma autoescola deve estar localizada em um local onde haja boa visibilidade, porém, não tão próxima de grandes fluxos de trânsito.

Além disso, ao escolher o local é importante se atentar para a facilidade de chegar até ele por todos os meios, pois, lembre-se que, se os seus alunos estão indo até lá, a maioria ainda não possui acesso a um carro.

Outra coisa importante é fazer uma extensa pesquisa dos seus concorrentes. Pesquisa de concorrentes te dá uma noção melhor dos serviços já oferecidos na região, valores praticados, e qualidade dos serviços. Sabendo essas informações, fica mais fácil construir estratégias que possam ajudar a diferenciar o seu negócio dos outros, e dessa forma, atrair mais clientes.

Estrutura Física para abrir uma autoescola

Para abrir uma autoescola é preciso contar com uma estrutura física um tanto específica, pois esse tipo de negócio exige algumas áreas que não são comuns em outros segmentos.

A começar, é preciso ter a disposição uma garagem grande, onde todos os veículos da escola possam ser guardados. Essa área não obrigatoriamente precisa ficar no mesmo prédio em que o escritório e as aulas irão acontecer. Porém, é preciso que ele fique bastante próximo desse local, afinal, os clientes não podem ter que se locomover tanto para ter acesso aos carros de treino.

Outra área importante de uma autoescola, é onde será instalado o circuíto para as aulas de moto. Para saber as dimensões exatas desse local para a montagem da pista, se informe no DETRAN da sua cidade.

O prédio principal do negócio precisa ter espaço para a instalação de uma recepção, escritório, e sala de aula. Além desses, outros cômodos comuns como os banheiros e locais de descanso para os funcionários também são importantes.

Agora falando dos veículos, o ideal para o início de uma autoescola é ter ao menos 5 carros a disposição e duas motos. Se a escola pretender oferecer os serviços de habilitação para categorias C, D e E precisará investir na compra de veículos maiores e mais caros também.

Lembrando que, todos os veículos de uma autoescola precisam ser adaptados com pedais especiais, e também precisam ser adesivados com identificação de se tratam de veículos de treinamento.

Documentação para abrir uma Autoescola

Para formalizar e regularizar uma autoescola é necessário obter uma série de licenças.

Além dos documentos comuns para a abertura de uma empresa, esse tipo de negócio também exige:

  • Alvará de funcionamento da Prefeitura;
  • Laudo do Corpo de Bombeiros;
  • Laudo de vistoria de veículos do Detran;
  • Alvará de funcionamento e licença do Detran;

Para não correr riscos de esquecer alguma coisa ou deixar passar algum processo importante, o ideal é contar com os serviços de um contador. Ele adianta a maior parte das burocracias para abrir uma autoescola, sobrando pouca responsabilidade dessa parte para o empreendedor.

Investimento em uma autoescola

Se você ficou atento durante todo o texto, já deve ter conseguido fazer uma projeção de que abrir uma autoescola pode exigir um investimento auto.

Os maiores gastos costumam ser com a compra dos veículos e com o aluguel do espaço de instalação da escola. Além desses, o empreendedor também precisa arcar com o salário dos funcionários, materiais de funcionamento, documentação e outras despesas.

Avalia-se que o valor mínimo de investimento para abrir uma autoescola seja de R$300 mil, no entanto, é preciso ter todos os valores levantados por você discriminados para poder chegar a um valor mais real.

Apesar disso, é preciso lembrar que mesmo o investimento sendo alto, o retorno desse tipo de negócio também é significativo. Dessa forma, o empreendedor pode conseguir o retorno do valor de investimento em um período não longo. Tudo vai depender da aderência do público ao seu negócio, e para isso não esqueça de montar um bom plano de divulgação do seu negócio, inclusive nas mídias sociais.

Aliás, se quiser saber mais sobre como destacar a sua empresa nas mídias sociais, dê uma olhada em Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio. Você com certeza irá encontrar boas ideias para aplicar na estratégia de comunicação da sua auto escola.

No mais, se quiser ter um panorama um pouco mais amplo sobre a abertura de um negócio, acesse o nosso passo a passo de como abrir um negócio.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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