Como ganhar dinheiro plantando orgânicos em casa – nossas melhores dicas!

Possui um terreno em casa e está buscando formas de ganhar dinheiro com ele? Uma alternativa é plantar orgânicos, produtos que têm alta demanda no mercado e possuem valor agregado.

Aqui, indicamos como ganhar dinheiro plantando orgânicos em casa, com dicas para montar hortas, aproveitar o terreno da melhor maneira possível e ter uma renda extra. Acompanhe!

como plantar orgânicos em casa e ganhar dinheiro

Compensa plantar orgânicos?

Sim, plantar orgânicos compensa porque se trata de produtos que possuem alta demanda no mercado. De acordo com um levantamento da Organis, que é uma entidade que promove o setor de orgânicos no país, a venda de orgânicos cresceu mais de 50% no Brasil no primeiro semestre de 2020.

Publicidade

Esse crescimento expressivo do setor tem a ver com a maior busca pelo consumo de alimentos mais saudáveis, que contribuam positivamente com o organismo.



Logo, cultivos orgânicos possuem boa possibilidade de venda. O melhor? Por uma maior lucratividade, uma vez que os produtos orgânicos possuem alto valor agregado.

O que são alimentos orgânicos?

Trata-se de alimentos que são produzidos com foco no natural, sem uso de contaminantes como agrotóxicos. Além disso, o processo de produção desses alimentos envolve o uso racional de recursos naturais como a água, a preservação da biodiversidade e o respeito aos ciclos naturais.

Esse tipo de produção causa reflexos positivos não somente na saúde, mas também na sustentabilidade de toda a cadeia de suprimento ecológica, respeitando a terra, a flora e a fauna.

Publicidade


Publicidade


Como plantar orgânicos em casa para ganhar dinheiro?

Não precisa ser um expert em agricultura orgânica para plantar em casa! Mas, é muito importante ter o conhecimento básico para montar uma horta orgânica.

A seguir, indicamos os principais passos e cuidados que você deve ter para plantar orgânicos em casa. Confira:

Publicidade

Tenha um planejamento

O planejamento faz toda a diferença, porque possibilita um melhor aproveitamento do terreno. Esse planejamento envolve saber o tamanho da área disponível, bem como quais ferramentas e insumos precisará comprar.

Publicidade

Além disso, também permite fazer uma previsão de gastos para diferentes tipos de cultura, identificando previamente se tem orçamento disponível para realizar esse investimento.

O planejamento funcionará como um guia, possibilitando que o agricultor tenha insumos e ferramentas essenciais, bem como controle gastos e saiba exatamente quais etapas devem ser cumpridas para montagem da área de cultivo, plantio e colheita.

Invista numa avaliação do solo

A avaliação do solo e clima da região do terreno é muito importante, pois possibilita escolher e cultivar uma hortaliça que seja adequada para a área. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter uma boa safra e se reduz a possibilidade de prejuízo.

Nessa avaliação se leva em consideração a qualidade do solo, se é plano ou não, se possui boa incidência de luz natural, bem como se tem boa capacidade para reter água da chuva. São detalhes pequenos, mas essenciais para contribuir para o sucesso do empreendimento.

Faça investimento em ferramentas e insumos

Se quiser simplificar o cultivo, é muito importante garantir ferramentas e insumos de qualidade. Recomenda-se investir em enxada, carrinho de mão, pá, entre outras ferramentas, sempre feitas com materiais resistentes a danos.

No que se refere aos insumos, opte por sementes e mudas de fornecedores experientes, que disponibilizam alternativas sem doenças, o que contribuirá para o sucesso da safra. E se lembre de comprar insumos orgânicos, portanto, livre de agrotóxicos.

Defina o que plantará

A escolha da hortaliça que plantará no terreno deve ser feita com base na análise do solo, para trabalhar com algo com melhor chance de pegar na terra e ter um melhor desenvolvimento.

Faça a preparação do solo

A preparação do solo é fundamental para ter uma boa safra e produtos de qualidade. Primeiro, é importante saber que o solo precisa ser fértil, fofo e úmido, mas nunca encharcado, para não apodrecer as raízes.

Publicidade

O pH ideal para plantar hortaliças normalmente varia entre 5,5 e 6,5. Se o solo precisar de nutrientes, indica-se fazer uma adubação orgânica antes do plantio.

Para uma adubação orgânica, normalmente se utiliza casca de ovo, que é rica em cálcio, bem como húmus, cascas de legumes e frutas, borra de café, entre outros.

Publicidade

Tenha cuidados extras

O ideal é que acompanhe o cultivo regularmente, realizando vistorias para identificar o crescimento de ervas daninhas ou o surgimento de pragas e doenças, adotando ações corretivas o quanto antes. Dessa maneira, evita-se prejuízos.

Como vender orgânicos?

O produtor pode vender sua produção para feirantes, supermercados e lojas especializadas, como os hortifrútis. Outra possibilidade de venda é para restaurantes, bares, lanchonetes, entre outros estabelecimentos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário