Mais trabalho que tempo: como aumentar produtividade sem se desgastar

Está cada vez mais comum a sensação de que temos mais tarefas do que tempo disponível. Parece que estamos em uma luta constante contra o relógio e isso tem deixado as pessoas cada vez mais ansiosas e afoitas para aumentar a produtividade.

Entretanto, quando preferimos usar o tempo livre para produzir mais, ao invés de descansar, ficamos expostos a desgastes físicos e emocionais. Por isso, é muito importante saber dosar para não ter uma rotina desiquilibrada.

No texto a seguir vamos abordar como aumentar sua produtividade diária sem se desgastar. Mas antes de começar, que tal conferir 6 sinais de que você está trabalhando mais do que deveria para saber se está se tornando um Workaholic?

aumentar produtividade

1 – Crie uma rotina

Para que você possa ter um aproveitamento maior do seu dia, uma dica importante é estabelecer uma rotina com horários e afazeres. Uma agenda diária com suas tarefas vai te ajudar a organizar seu tempo.



Além de organizar suas tarefas, você pode priorizar o mais importante e guardar um horário para fazer algo que goste, como ler um livro, se exercitar, tocar violão, entre outras atividades.

Não sobrecarregar seu dia é a função primordial da rotina, pois você vai marcar apenas o que tem tempo de realizar. Assim, ao final do dia ficará com a sensação de dever cumprido, deixando de lado a ansiedade de não dar conta de suas tarefas.

Contudo, de nada vai adiantar organizar sua agenda para aumentar a produtividade e mesmo assim acumular mais afazeres além dos descritos durante seu dia. Portanto, não sabote sua agenda, tente seguir à risca o planejamento realizado para não sobrecarregar sua mente.




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Lembre-se que o sono, a alimentação e o exercício devem compor sua rotina, pois a qualidade de vida vai decidir se seu ano será produtivo ou não. Uma pessoa com sono de qualidade, nutrida e disposta rende mil vezes mais.

Foque no seu trabalho, nada de ficar perdendo tempo com redes sociais ou desviando sua atenção do trabalho. Você vai ter um tempo livre reservado, então aproveite bem a hora de trabalhar para não ficar com afazeres acumulados.

2 – Faça lembretes diários

Além de escrever na agenda, que tal colar post-it no seu quarto te alertando sobre o mais importante? Lembretes sobre apresentação na escola do seu filho, reunião com o chefe, aniversário da sua mãe, entre outros.



Com a cabeça cheia de compromissos, muitas vezes você pode esquecer alguma data importante. Por isso, lembretes colados em um lugar estratégico que está sempre à sua vista (na geladeira, por exemplo) vai te ajudar a não passar vergonha por ter esquecido alguma data especial.

3 – Aprenda a dizer “não”

Sabe aquele compromisso que você se sentiu obrigado a participar, como uma reunião de parentes distantes que você não tinha a menor vontade de ir? Aprenda a dizer não!

Quando você parar de se comprometer com coisas que não tem seu interesse, irá perceber que sobrará tempo para realizar suas tarefas. Não se sinta mal, ninguém merece participar de algo onde não se tem vontade.

Além disso aprenda a dizer não para o seu celular. Na hora de realizar suas atividades, se perceber que esta cedendo a olhar redes sociais, notificações e coisas que tirem sua atenção, guarde seu celular dentro de uma gaveta e só tire quando tiver com sua atividade finalizada.

4 – Divida suas tarefas similares por dias da semana

Você pode dividir seus compromissos por dias da semana. Por exemplo: toda segunda-feira as reuniões, terça-feira pilates, quarta-feira checar e responder os e-mails, e assim por diante. Fazendo tarefas similares no mesmo dia, você poderá aumentar sua produtividade.

E cada vez que for realizar uma tarefa, se comprometa com ela e termine antes de partir pra outra. Pegar 20 vezes a mesma coisa pra fazer e logo abandonar para começar outra, vai gastar mais seu tempo do que te ajudar a ser produtivo.

Outra boa dica é estabelecer prazos para terminar certas atividades, assim você não focará tanto tempo em uma atividade que pode se dedicar e terminar antes. Será mais produtivo se pegar tarefas uma a uma e finalizar antes de pegar outra, do que acumular várias atividades e tentar tudo fazer ao mesmo tempo. Além de ter mais chance de não terminar nenhuma, dificilmente elas ficaram bem feitas.

5 – Relaxe

Não se cobre tanto, pense que você é um ser humano e não são todos os dias que tudo vai sair como planejado. Não desanime, viva um dia de cada vez, o que não deu certo hoje pode ser um sucesso amanhã.

Priorize sua saúde mental, realize sempre tarefas que lhe dão prazer e façam bem para sua autoestima. De nada adianta ter uma carreira brilhante e falhar em questões pessoais.

Uma boa dica para relaxar é encontrar hobbies para se distrair. Neste texto do site “Segredos do Mundo”, por exemplo, você pode conferir 44 dicas para aproveitar seu tempo livre.



Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

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