Ferramentas de produtividade: 9 opções gratuitas para te ajudar em 2021

Ferramentas de produtividade

À medida que a tecnologia evolui, inúmeras soluções são desenvolvidas para facilitar a vida de muitos profissionais. Para quem quer trabalhar com ainda mais eficiência no ano que se aproxima, vamos conhecer agora algumas das melhores ferramentas de produtividade para 2021.

E além de se preocupar com a sua produtividade, também pensamos no seu bolso ao produzir este texto. Por isso, as ferramentas apresentadas a seguir são todas gratuitas, oferecendo ainda mais comodidade à sua rotina profissional.

Além disso, separamos as ferramentas de produtividade por categoria, assim fica mais fácil você encontrar uma que se encaixe na sua necessidade. E se você trabalha de casa, aproveite para ver também seis dicas para tornar a sua rotina de trabalho em home office saudável.

Ferramentas de produtividade

1. Ferramentas de armazenamento em nuvem

Já vimos aqui as cinco melhores nuvens gratuitas para guardar seus arquivos, mas vale destacar as principais entre elas para favorecer a sua produtividade.

Se você procura por bastante espaço para armazenamento e a possibilidade de trabalhar com colaboração de arquivos entre membros da equipe, o Google Drive é a melhor opção. É uma plataforma confiável, intuitiva, vinculada aos outros serviços do Google e que oferece 15 GB de armazenamento gratuito.

Além disso, ele também permite a criação de planilhas e arquivos de texto online, de forma que todos que tiverem acesso à conta podem editar estes arquivos.

E falando em ferramentas de armazenamento em nuvem para empresas, o Box foi desenvolvido especialmente para uso empresarial. Ele oferece um pouco menos de espaço do que o Drive, apenas 10 GB, mas pode valer a pena conhecê-lo melhor, já que o uso corporativo é o seu diferencial.

2. Ferramentas para reuniões

Se tem uma coisa que se popularizou muito durante a pandemia foi a videoconferência. E já que estamos falando sobre facilitar a colaboração entre os membros da equipe, não tem como parar a comunicação interna, não é mesmo?

É bem provável que a ferramenta mais utilizada neste período é o Zoom. Ele permite até 40 minutos ininterruptos para quem usa sua versão gratuita, e reúne até 25 pessoas na mesma conversa. E vale lembrar que passados os 40 minutos é possível abrir uma nova conversa para seguir com a reunião.

Além dele, outra opção bastante recomendada é o Google Hangouts. Esta é uma ferramenta fácil de usar e bastante acessível, já que qualquer pessoa que tenha conta no Google já está automaticamente registrado no Hangouts. Funciona em qualquer computador e em dispositivos com sistemas Android e iOS.

3. Ferramentas de produtividade pessoal

Pensando mais na sua organização pessoal do que na da empresa, vamos conhecer algumas ferramentas gratuitas para te ajudar a organizar a sua rotina, no caso a sua agenda e as tarefas diárias.

O Evernote é um aplicativo bastante popular, funciona como uma espécie de bloco de notas universal. Com ele você pode criar arquivos de texto, lembretes, fazer checklists, e até digitalizar documentos.

Ele também faz integração com seus aplicativos favoritos e tem uma ótima ferramenta de busca para você não se perder na sua bagunça. Seus recursos permitem reconhecer textos em imagens e digitalizações (até mesmo escrita à mão).

Já para organizar sua agenda, uma das melhores e mais populares ferramentas com opção de versão gratuita é o Google Calendar. Com ele é possível criar diversas agendas e eventos por meio de uma única conta do Google, e ainda compartilhar sua agenda e convidar pessoas para os eventos.

Além disso, ele também pode ser facilmente vinculado a outros aplicativos de agenda, e alguns daqueles que utilizam calendários em seu catálogo de recursos.

4. Ferramentas para gerenciamento de projetos

Voltando à rotina empresarial, o Trello é um ótimo mecanismo para gestão de equipes e projetos. Fácil de usar, ele auxilia na organização de tarefas por meio de quadros com listas e cartões subdivididos.

Permite fazer comentários, enviar lembretes, adicionar tarefas, estipular prazos, entre outros recursos. E você ainda consegue especificar cada quadro para um determinado assunto. O Trello também tem a vantagem de ser facilmente integrado a outros aplicativos.

Outra ferramenta nesse sentido é a Asana, que também possui um plano básico que é gratuito. Com esse serviço é possível fazer listas de tarefas, chats colaborativos, armazenamento de arquivos ilimitado, criação de equipes, entre outros recursos.

5. Ferramenta para gerenciamento de tempo

Quando falamos em produtividade, é impossível não pensar na procrastinação que costuma atrapalhar, não é mesmo? Por sorte, existem ferramentas de produtividade voltadas a te ajudar a controlar seu tempo e combater esse mal.

O Toggl é uma plataforma que tem versões gratuitas e te ajuda a monitorar suas atividades. Com ele é possível dividir suas horas por projetos ou por clientes, por exemplo, e ainda visualizar seu tempo conforme cada tarefa realizada.

Dessa forma, você consegue ter uma noção mais clara de quanto tempo um trabalho leva para ser concluído, monitorando sua produção diária e medindo os resultados do seu trabalho e da sua equipe.

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookInstagramLinkedinYoutube
Veja mais ›
Fechar