Amigas se conhecem em voluntariado e investem em negócio dedicado a público com restrições alimentares

restrições alimentares

Duas amigas que se conheceram em um projeto de voluntariado criaram um negócio próprio juntos. A empresa, chamada de “Pra Viagem”, vende refeições dedicadas ao público com restrições alimentares. 

Conheça a seguir a história das duas amigas que se conheceram em voluntariado e criaram um negócio juntas!

restrições alimentares

Amigas se conhecem em voluntariado e investem em negócio dedicado a público com restrições alimentares

Maria Carolina Robottom Roxo e Márcia Midori Kuratame se conheceram em um voluntariado e se descobriram em sintonia. Inspirando-se nas restrições alimentares de Márcia – e no seu desejo de atender às necessidades de outras pessoas – criaram um novo negócio.

A “Pra Viagem” nasceu, uma empresa que vende refeições ultra congeladas e low FODMAP, ou “baixo FODMAP”, que evita ingredientes que podem causar desconforto, por exemplo, em quem tem síndrome do intestino irritável.

A empreendedora Maria é formada em administração, mas é apaixonada por gastronomia desde sua juventude, já Márcia se formou em engenharia têxtil, e trabalhou na área até que escolheu focar na maternidade. As duas se conheceram na organização de uma festa junina beneficente da escola de seus filhos, criando uma boa relação e uma amizade sólida.

Márcia, ainda que longe do mercado de trabalho, fazia cursos no Sebrae e em escolas focadas no universo gastronômico. A empreendedora passou por um difícil processo de aceitação das suas restrições em decorrência da intolerância à lactose, doença celíaca e síndrome do intestino irritável. Até que Maria a convidou para ser sócia de um negócio no nicho. 

Os FODMAP (sigla em inglês para oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) são carboidratos não digeridos pelo organismo. Para algumas pessoas, pode causar muito desconforto. A sua substituição na alimentação pode ser adotada temporariamente para melhorar a condição, sob supervisão de um médico.

A empresa, apesar de ter foco em produtos low FODMAP, tem o intuito de atingir um público amplo, com a proposta de oferecer alimentação saudável e nutritiva. Todo o cardápio é montado sob a supervisão de uma nutricionista.

De acordo com as empreendedoras, a empresa toma uma série de cuidados para garantir a segurança dos alimentos. Seus fornecedores devem apresentar laudos com a ficha técnica dos ingredientes, e os lotes devem ser registrados para caso seja necessário rastreá-los posteriormente. Além disso, os pratos passam por testes para garantir que estão adequados para o consumo de quem tem essas restrições alimentares.

O cardápio conta com mais de 40 opções de pratos ultra congelados, e atende também ao público vegano e celíaco. A empresa tem feito sucesso, e o objetivo para o futuro é vender as refeições em supermercados e franquias de alimentação saudável.

Veja mais ›
Fechar