Acareação de Entrega: o que é e como solicitar

Acareação de Entrega o que é e como solicitar
Entenda o que é Acareação de Entrega e como solicitar.
Com compras e entregas sendo realizadas diariamente em volume substancial, há situações em que um produto é registrado como ‘entregue’ sem que a entrega realmente tenha acontecido. Esse tipo de problema leva um procedimento chamado ‘acareação de entrega’.

Para evitar maiores transtornos, é importante entender bem como funciona o processo de acareação e o que fazer nesse tipo de situação.

Entenda o que é a acareação

A acareação de entrega é um processo investigativo adotado quando há uma discrepância no status de uma entrega. Ou seja, quando o status de entrega diz uma coisa, e o consumidor diz outra.

Este procedimento se faz necessário quando o destinatário nega ter recebido um pacote que, segundo o sistema de rastreamento da transportadora, foi entregue.

Como pedir uma acareação?

O caminho para solicitar uma acareação é mais simples do que pode parecer. Quando uma encomenda é dada como entregue e o destinatário (quem recebe) afirma não ter recebido, basta comunicar a loja ou a transportadora sobre o erro.

Em resposta, a empresa responsável pela venda irá entrar em contato com a transportadora, ou a própria empresa que fez o frete irá iniciar o procedimento.

Após isso, começa um processo de acareação para solucionar este impasse e encontrar a encomenda ou, ao menos, entender o que levou à falha na entrega.

Quais erros na entrega podem gerar esse problema?

O problema de encomendas que não chegam ao destinatário, mas são marcadas como entregues, pode acontecer por diversos erros. Eles incluem:

  • Pacotes que acabam entregues em endereços errados
  • Encomendas deixadas com vizinhos sem a devida comunicação
  • Pacotes recebidos por pessoas não autorizadas que se encontravam próximas ao local de entrega
  • Falhas no cadastramento do endereço ou na orientação aos entregadores

Como funciona o processo de acareação?

Na prática, a acareação de entrega costuma envolver o retorno da transportadora ao local onde consta que o pacote foi entregue.

O objetivo é confirmar dados e, quando possível, entrar em contato diretamente com a pessoa que supostamente recebeu o item.

Também é possível recorrer a assinaturas, descrições do recebedor e comparação com os registros do entregador para esclarecer a situação. Em alguns casos, o contato telefônico pode ser adotado para esclarecer dúvidas emergentes.

Assim que notificado da situação, o cliente deve ser mantido informado sobre o processo. Embora não haja um prazo fixo para conclusão desse procedimento, deve haver uma comunicação periódica via e-mail ou outros canais de suporte ao cliente.

O que pode acontecer após uma acareação?

Após a realização de uma acareação, há alguns possíveis desdobramentos. Um deles é confirmar que a entrega de fato ocorreu conforme o registro, recuperar o pacote que estava em posse errada e reencaminhar para o destino correto.

Por outro lado, também existe o risco de determinar que a encomenda foi extraviada. Cada um destes cenários exigirá um procedimento específico por parte da loja e da transportadora para resolver o impasse.

É importante ter atenção com os prazos

Por fim, é importante mencionar a necessidade de se observar os prazos estipulados pela loja para solicitar a acareação de entrega.

Este intervalo de tempo pode variar conforme a política da empresa, e estourar o prazo pode dificultar ou até mesmo impedir a resolução do problema.

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Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
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