Starbucks pode estar perto de forte expansão no Brasil; entenda

Starbucks pode estar perto de forte expansão no Brasil; entenda

RESUMO

  • Negociações entre Starbucks e ZAMP S.A apontam para possível expansão da marca no Brasil.
  • SouthRock Capital enfrenta processo de recuperação judicial devido a dívidas acumuladas.
  • Movimentações no setor de fast food e cafeterias premium geram expectativa no mercado brasileiro.

A gigante norte-americana de cafeterias Starbucks pode em breve ter uma nova representação no Brasil, com negociações em andamento entre a matriz da empresa e a ZAMP S.A, empresa responsável pelas redes Burger King e Popeyes no país.

A ZAMP está em conversas preliminares com a Starbucks Corporation, havendo inclusive um acordo de confidencialidade assinado, embora ainda sem uma proposta formal.

Essas discussões surgem em um momento delicado para a operadora atual da Starbucks no Brasil, a SouthRock Capital, que enfrenta um processo de recuperação judicial devido às dívidas acumuladas, principalmente após os impactos da pandemia de Covid-19. A empresa obteve o direito de continuar utilizando a marca Starbucks no país até fevereiro, período em que está sob proteção judicial.

A possível expansão da Starbucks no Brasil através da ZAMP gera debates no mercado brasileiro, com perspectivas tanto positivas quanto desafiadoras. A gestão da ZAMP poderia fortalecer o segmento de fast food e cafeterias com a reputação global da Starbucks, porém o histórico da marca no Brasil sugere algumas barreiras a serem superadas.

Enquanto isso, o fundo de investimento Mubadala adquire participações na ZAMP e participa ativamente da reestruturação do Burger King Brasil, enquanto a ZAMP adota uma postura financeira mais cautelosa. O Goldman Sachs sugere a venda das ações da ZAMP, alertando para um possível aumento no endividamento da empresa caso a Starbucks seja adquirida.

A movimentação no setor de cafeterias premium no Brasil sinaliza um ponto de virada, com consumidores e investidores atentos aos rumos dessas negociações e como elas poderão impactar a experiência dos clientes. O desfecho dessas discussões será aguardado com expectativa pelo mercado e pelos fãs da marca Starbucks no Brasil.

Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
Veja mais ›
Fechar