Esses são os quatro maiores DESAFIOS que as franquias enfrentarão em 2023; preparado?

franquias desafios

As franquias são ótimos modelos de negócios para se investir. Elas possuem mais chances de sucesso do que negócios criados do zero. No entanto, elas também podem enfrentar diversos desafios.

Separamos os quatro maiores desafios que as franquias devem enfrentar em 2023! Veja a seguir.

franquias desafios

Esses são os quatro maiores DESAFIOS que as franquias enfrentarão em 2023; preparado?

O mercado de franquias é uma das opções de negócios mais escolhidas pelos empreendedores brasileiros. É um setor muito diversificado, e apresenta um risco menor do que os encontrados em um empreendimento novo.

Porém, isso tudo não quer dizer que as franquias não podem apresentar desafios. 

Veja os quatro maiores desafios que as franquias devem enfrentar!

Comunicação da rede

As redes de franquias costumam se comunicar com seus franqueados por meio de sistemas informais e descentralizados, como e-mail e aplicativos de mensagem. O melhor a se fazer é otimizar o fluxo de comunicação com as unidades, mas isso não acontece em todas as franquias. 

A comunicação descentralizada pode resultar em perda de dados, retrabalho, duplicidade ou contradição nas informações, excesso de mensagens e falhas nas interações.

Padronização das unidades

Uma das principais características das franquias é o alto nível de padronização nos produtos e serviços, já que o consumidor deve reconhecer os mesmos e encontrar em diferentes locais o mesmo nível de qualidade. Para garantir a manutenção desse padrão, as franqueadoras costumam investir em auditorias e inspeções, mas quanto maior a rede, mais complexo o processo pode se tornar.

Hoje, a tecnologia pode ajudar com que as auditorias sejam realizadas de forma mais rápida.

Relação entre franqueador e franqueado 

A relação entre o franqueador e franqueado pode ser difícil quanto maior a rede, mas é um ponto super importante e necessário para que a rede cresça com qualidade. O franqueador e o franqueado precisam estar alinhados com a proposta, visão e cultura da empresa.

É necessário que ambos estejam engajados para ficarem satisfeitos com o negócio.

Acompanhamento da saúde financeira

A franqueadora deve se importar com o acompanhamento da saúde financeira dos franqueados. Afinal, é a saúde financeira das unidades que garante o crescimento da rede. 

É necessário que a empresa estipule metas financeiras e avalie periodicamente a performance dos franqueados frente a esses objetivos. 

No entanto, quanto maior a rede de franquias, mais difícil é fazer um acompanhamento detalhado da saúde financeira. Hoje, é super importante que as tecnologias e ferramentas sejam pensadas para auxiliar nos processos.

Veja mais ›
Fechar